Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42478
Title: Caminhos identitários e educação das relações étnico-raciais no Quilombo Rampa/MA.
Other Titles: Identity paths and education of ethnic-racial relations in Quilombo Rampa/MA.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Larissa Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALCÂNTARA, Ramon Luís de Santana.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Herli de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MIRANDA, Rosane de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee3???: TEIXEIRA, Catarina Malcher.
Keywords: Relações étnico-raciais;Quilombo Rampa - Vargem Grande - MA;Vargem Grande - MA - Quilombo Rampa;Educação das relações étnico-raciais;Identidades étnico-raciais;Quilombolas;Subjetivação;Psicologia social;Educação escolar quilombola;Grupo focal - metodologia;Observação participante - metodologia;Identidades negras quilombolas;Mulheres quilombolas;Universidade Federal do Maranhão - Dissertação;Ethnic-Racial Relations;Quilombo Rampa - Vargem Grande - MA;Vargem Grande - MA - Quilombo Rampa;Education of Ethnic-Racial Relations;Ethnic-Racial Identities;Subjectivation;Social Psychology;Quilombola School Education;Focus Group - Methodology;Participant Observation - Methodology;Black Quilombola Identities;Quilombola Women;Federal University of Maranhão - Dissertation
Issue Date: 28-Jan-2022
Publisher: Universidade Federal do Maranhão
Citation: ABREU, Larissa Silva. Caminhos identitários e educação das relações étnico-raciais no Quilombo Rampa/MA. 2022. 171f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar as relações entre os processos de subjetivação e construção de identidade étnico-racial de professoras/es e as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Educação Escolar Quilombola, em uma escola situada no Quilombo Rampa, em Vargem Grande, Maranhão. A pesquisa norteia-se por uma perspectiva construcionista em Psicologia Social, e pela metodologia da pesquisa-ação proposta por Boaventura de Sousa Santos (2008). A pesquisa de campo se desenvolve junto a quatro professoras e três professores da escola da Rampa, que se autodeclararam negros. Como procedimentos para construção de dados foram utilizados o grupo focal; a observação participante; o diário de campo e a aplicação de um questionário. Os dados construídos nesta pesquisa foram analisados a partir da Análise do Discurso (AD) foucaultiana. O trabalho nos mostrou que a formação inicial e continuada são importantes instâncias para uma reflexão crítica e política da relações étnico-raciais, bem como para a construção das identidades étnico-raciais das professoras/es; e que é o trabalho da escola, em troca constante com os saberes e práticas quilombolas do território onde atua, um importante mobilizador das práticas de produção e afirmação de identidades negras e quilombolas. A escola enquanto uma instituição potencializadora de regimes de verdade, é aqui colocada como um dos lugares onde é possível aprender a ser negro, quilombola e atuar para o antirracismo. A Educação das Relações Étnico-raciais, nesse sentido, se dá num atravessamento das próprias identidades e subjetividades dos sujeitos implicados no processo educativo, como resultado de uma dinâmica contínua que entrelaça processos históricos, culturais, individuais e psicossociais através dos discursos produzidos e veiculados como verdadeiros.
Abstract: This work is qualitative research which aims to analyze how the processes of subjectivation and construction of racial-ethnic identities among teachers are related to the educational practices within Quilombola School Education in a facility located in Quilombo Rampa, Vargem Grande, Maranhão. The research follows a constructionist perspective on Social Psychology, as well as the action research method proposed by Boaventura Sousa Santos (2008). The fieldwork was developed with four female and three male self-declared black teachers at the local school in Rampa. The procedures for data construction consisted of a focus group, participant observation, a field journal and the application of a questionnaire. The data constructed in this research were analyzed through Foucauldian Discourse Analysis. The study showed that initial and further education are important instances for both political and critical thinking about race and ethnic relations, as well as for the construction of the teachers9 racial-ethnic identities. And that the school9s job, when in constant exchange with the local quilombola practices and knowledges, is an important mobilizer in the practices of producing and stating black and quilombola identities. As institutions which potentialize regimes of truth, schools are observed in this study as one of the places where it is possible to learn how to be black, quilombola and to act against racism. Thus, the Education of Race and Ethnic Relations happens in the intersection of identities and subjectivities of the subjects involved in the educational process, as a result of the continuous dynamics which merge historical, cultural, individual and psychosocial processes throughout the discourses produced and conveyed as the truth.
Keywords: Relações étnico-raciais
Quilombo Rampa - Vargem Grande - MA
Vargem Grande - MA - Quilombo Rampa
Educação das relações étnico-raciais
Identidades étnico-raciais
Quilombolas
Subjetivação
Psicologia social
Educação escolar quilombola
Grupo focal - metodologia
Observação participante - metodologia
Identidades negras quilombolas
Mulheres quilombolas
Universidade Federal do Maranhão - Dissertação
Ethnic-Racial Relations
Quilombo Rampa - Vargem Grande - MA
Vargem Grande - MA - Quilombo Rampa
Education of Ethnic-Racial Relations
Ethnic-Racial Identities
Subjectivation
Social Psychology
Quilombola School Education
Focus Group - Methodology
Participant Observation - Methodology
Black Quilombola Identities
Quilombola Women
Federal University of Maranhão - Dissertation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psicologia.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42478
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Psicologia - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA SILVA ABREU - DISSERTAÇÃO PSICOLOGIA NORDESTE 3 UFMA 2022.pdfLarissa Silva Abreu - Dissertação Psicologia Nordeste 3 UFMA 20223.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.