Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9729355462170022pt_BR
dc.contributor.advisor1ALCÂNTARA, Ramon Luís de Santana.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6759-7399pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1620217203200891pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, Herli de Sousa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1503-4468pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427088386506670pt_BR
dc.contributor.referee2MIRANDA, Rosane de Sousa.-
dc.contributor.referee2IDMIRANDA, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1963334333188201pt_BR
dc.contributor.referee3TEIXEIRA, Catarina Malcher.-
dc.contributor.referee3IDTeixeira, C. M.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320145700936389pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar as relações entre os processos de subjetivação e construção de identidade étnico-racial de professoras/es e as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Educação Escolar Quilombola, em uma escola situada no Quilombo Rampa, em Vargem Grande, Maranhão. A pesquisa norteia-se por uma perspectiva construcionista em Psicologia Social, e pela metodologia da pesquisa-ação proposta por Boaventura de Sousa Santos (2008). A pesquisa de campo se desenvolve junto a quatro professoras e três professores da escola da Rampa, que se autodeclararam negros. Como procedimentos para construção de dados foram utilizados o grupo focal; a observação participante; o diário de campo e a aplicação de um questionário. Os dados construídos nesta pesquisa foram analisados a partir da Análise do Discurso (AD) foucaultiana. O trabalho nos mostrou que a formação inicial e continuada são importantes instâncias para uma reflexão crítica e política da relações étnico-raciais, bem como para a construção das identidades étnico-raciais das professoras/es; e que é o trabalho da escola, em troca constante com os saberes e práticas quilombolas do território onde atua, um importante mobilizador das práticas de produção e afirmação de identidades negras e quilombolas. A escola enquanto uma instituição potencializadora de regimes de verdade, é aqui colocada como um dos lugares onde é possível aprender a ser negro, quilombola e atuar para o antirracismo. A Educação das Relações Étnico-raciais, nesse sentido, se dá num atravessamento das próprias identidades e subjetividades dos sujeitos implicados no processo educativo, como resultado de uma dinâmica contínua que entrelaça processos históricos, culturais, individuais e psicossociais através dos discursos produzidos e veiculados como verdadeiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMApt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.titleCaminhos identitários e educação das relações étnico-raciais no Quilombo Rampa/MA.pt_BR
dc.date.issued2022-01-28-
dc.description.abstractThis work is qualitative research which aims to analyze how the processes of subjectivation and construction of racial-ethnic identities among teachers are related to the educational practices within Quilombola School Education in a facility located in Quilombo Rampa, Vargem Grande, Maranhão. The research follows a constructionist perspective on Social Psychology, as well as the action research method proposed by Boaventura Sousa Santos (2008). The fieldwork was developed with four female and three male self-declared black teachers at the local school in Rampa. The procedures for data construction consisted of a focus group, participant observation, a field journal and the application of a questionnaire. The data constructed in this research were analyzed through Foucauldian Discourse Analysis. The study showed that initial and further education are important instances for both political and critical thinking about race and ethnic relations, as well as for the construction of the teachers9 racial-ethnic identities. And that the school9s job, when in constant exchange with the local quilombola practices and knowledges, is an important mobilizer in the practices of producing and stating black and quilombola identities. As institutions which potentialize regimes of truth, schools are observed in this study as one of the places where it is possible to learn how to be black, quilombola and to act against racism. Thus, the Education of Race and Ethnic Relations happens in the intersection of identities and subjectivities of the subjects involved in the educational process, as a result of the continuous dynamics which merge historical, cultural, individual and psychosocial processes throughout the discourses produced and conveyed as the truth.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42478-
dc.date.accessioned2025-07-16T23:11:38Z-
dc.date.available2025-07-16-
dc.date.available2025-07-16T23:11:38Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectQuilombo Rampa - Vargem Grande - MApt_BR
dc.subjectVargem Grande - MA - Quilombo Rampapt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectIdentidades étnico-raciaispt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectGrupo focal - metodologiapt_BR
dc.subjectObservação participante - metodologiapt_BR
dc.subjectIdentidades negras quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectQuilombo Rampa - Vargem Grande - MApt_BR
dc.subjectVargem Grande - MA - Quilombo Rampapt_BR
dc.subjectEducation of Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Identitiespt_BR
dc.subjectSubjectivationpt_BR
dc.subjectSocial Psychologypt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectFocus Group - Methodologypt_BR
dc.subjectParticipant Observation - Methodologypt_BR
dc.subjectBlack Quilombola Identitiespt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectFederal University of Maranhão - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Larissa Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIdentity paths and education of ethnic-racial relations in Quilombo Rampa/MA.pt_BR
dc.relationhttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/3935-
dc.identifier.citationABREU, Larissa Silva. Caminhos identitários e educação das relações étnico-raciais no Quilombo Rampa/MA. 2022. 171f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Psicologia - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA SILVA ABREU - DISSERTAÇÃO PSICOLOGIA NORDESTE 3 UFMA 2022.pdfLarissa Silva Abreu - Dissertação Psicologia Nordeste 3 UFMA 20223.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.