Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42466
Title: Avaliação das boas práticas de manipulação em UAN de escolas municipais localizadas no interior do RN.
Other Titles: Evaluation of good handling practices in UAN of municipal schools located in the interior of RN.
Evaluación de buenas prácticas de manejo de UAN de escuelas municipales ubicadas en el interior de RN.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Liliane de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JERÔNIMO, Heloísa Maria Ângelo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARTINS, Ana Cristina Silveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Natallia de Oliveira.
Keywords: Alimentação escolar;Doenças transmitidas por alimentos;Boas práticas de manipulação;Boas práticas - alimentação escolar;Escola - alimentos;Programa Nacional de Alimentação Escolar;Segurança alimentar e nutricional;Unidade de alimentação - escola;Boas práticas - escola - cantina;Food and nutritional security;Foodborne diseases;School meals;Good handling practices;Good practices - school-canteen;Foodborne illnesses;National School Feeding Program;Comidas escolares;Buenas practicas de manejo;Seguridad alimentaria y nutricional;Enfermedades transmitidas por alimentos;Buenas prácticas - comidas escolares
Issue Date: 14-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS,LilianedeOliveira. Avaliação das boas práticas de manipulação em UAN de escolas municipais localizadas no interior do RN. 2022. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42466
???metadata.dc.description.resumo???: O Programa Nacional de Alimentação Escolar, criado na década de 1950, faz parte das políticas públicas que atuam na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, sendo considerado um dos maiores e mais abrangentes do mundo, pois promove o atendimento universal aos escolares e garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável. O objetivo desse programa é auxiliar no adequado crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais dos estudantes. Para isso, é de fundamental importância que as refeições escolares sejam seguras microbiologicamente, a fim de evitar surtos de doenças transmitidas por alimentos no ambiente escolar. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as boas práticas de manipulação em unidades de alimentação e nutrição de escolas municipais localizadas no interior do RN. Tratase de um estudo transversal de caráter observacional realizado durante o mês de junho de 2022. A amostra foi composta por 9 escolas públicas municipais, escolhidas de modo a contemplar as 5 zonas da cidade (norte, sul, leste, oeste e central) . Para a coleta de dados foi utilizada a “Lista de verificação em boas práticas para unidades de alimentação e nutrição escolares”, a análise estatística foi realizada por meio do Microsoft Excel. Dentre as escolas analisadas verificou-se que 88,9% apresentaram situação de risco sanitário regular, e 11,1% encontram-se em situação de risco sanitário baixo, dessa forma, o percentual médio de adequação das unidades de alimentação escolares foi de 63,61%, sendo classificado como risco sanitário regular. Ao realizar a análise dos blocos temáticos, encontrou-se que o bloco processos de produção obteve a menor adequação (45,28%), e o bloco recebimento de gêneros obteve a maior adequação (97,98%). No que se refere as zonas da cidade os resultados demostraram que a zona sul da cidade possui o maior índice de adequação as boas práticas (64,82%), enquanto que a zona oeste constitui-se como a zona de maior risco higiênico sanitário da cidade (55,24%).Apesar do risco sanitário médio ter sido classificado como regular, foram encontradas irregularidades durante o processo produtivo das refeições que se constituem como graves fatores de risco para a contaminação microbiana, podendo acarretar em surtos de doenças transmitidas por alimentos. Diante disto, conclui-se que existe a necessidade de melhorias na estrutura física e instalações das cozinhas escolares, desenvolvimento de manual de boas práticas, implantação e fiscalização, bem como, sugere-se a realização de capacitações constantes com os manipuladores de alimentos sobre boas práticas, objetivando a correção de práticas de manipulação errôneas.
Abstract: The National School Meals Program, created in the 1950s, is part of the public policies that act to promote Food and Nutrition Security, and is considered one of the largest and most comprehensive in the world, because it promotes universal service to schoolchildren and guarantees the human right to adequate and healthy food. The objective of this program is to assist in proper growth, development, learning, school performance, and the formation of healthy eating practices, through food and nutritional education actions and the provision of meals that cover the nutritional needs of students. For this, it is of fundamental importance that school meals are microbiologically safe, in order to avoid outbreaks of foodborne diseases in the school environment. The present work aims to evaluate the good handling practices in food and nutrition units of municipal schools located in the interior of RN. This is a cross-sectional observational study conducted during the month of June 2022. The sample was composed of 9 municipal public schools, chosen to contemplate the five areas of the city (north, south, east, west and central). For data collection the "Checklist of good practices for school food and nutrition units" was used, and the statistical analysis was performed using Microsoft Excel. Among the schools analyzed it was found that 88.9% presented a regular health risk situation, and 11.1% are in a situation of low health risk, thus the average percentage of adequacy of school feeding units was 63.61%, being classified as regular health risk. When performing the analysis of the thematic blocks, it was found that the block production processes had the lowest adequacy (45.28%), and the block receiving foodstuffs had the highest adequacy (97.98%). In relation to the zones of the city the results showed that the south zone of the city has the highest rate of adequacy to good practices (64.82%), while the west zone is the zone with the highest sanitary hygiene risk of the city (55.24%).Although the average sanitary risk has been classified as regular, irregularities were found during the production process of the meals that constitute serious risk factors for microbial contamination, which can lead to outbreaks of foodborne diseases. Given this, we conclude that there is a need for improvements in the physical structure and facilities of school kitchens, the development of a manual of good practices, implementation and supervision, as well as the suggestion of constant training with food handlers on good practices, aiming at the correction of erroneous handling practices.
???metadata.dc.description.resumen???: El Programa Nacional de Alimentación Escolar, creado en la década de 1950, forma parte de las políticas públicas que promueven la Seguridad Alimentaria y Nutricional. Se considera uno de los más grandes e integrales del mundo, ya que promueve el acceso universal de los escolares y garantiza el derecho humano a una alimentación adecuada y saludable. El objetivo de este programa es apoyar el crecimiento, el desarrollo, el aprendizaje, el rendimiento académico y el desarrollo de hábitos alimentarios saludables mediante la educación alimentaria y nutricional y la provisión de comidas que satisfagan las necesidades nutricionales de los estudiantes. Para ello, es fundamental que las comidas escolares sean microbiológicamente seguras para prevenir brotes de enfermedades transmitidas por alimentos en el entorno escolar. Este estudio tiene como objetivo evaluar las buenas prácticas de manipulación de alimentos en las unidades de alimentación y nutrición de las escuelas municipales ubicadas en el interior de Rio Grande do Norte. Se trata de un estudio observacional transversal realizado en junio de 2022. La muestra estuvo compuesta por nueve escuelas públicas municipales, seleccionadas para cubrir las cinco zonas de la ciudad (norte, sur, este, oeste y centro). Para la recopilación de datos se utilizó la "Lista de Buenas Prácticas para Unidades de Alimentación y Nutrición Escolares", y el análisis estadístico se realizó con Microsoft Excel. De las escuelas analizadas, el 88,9% presentó una situación de riesgo sanitario regular y el 11,1%, un riesgo sanitario bajo. Por lo tanto, el porcentaje promedio de adecuación de las unidades de alimentación escolar fue del 63,61%, clasificado como de riesgo sanitario regular. El análisis de los bloques temáticos reveló que el bloque de procesos de producción presentó la menor adecuación (45,28%) y el bloque de recepción de alimentos, la mayor (97,98%). En cuanto a las zonas de la ciudad, los resultados mostraron que la zona sur presenta la mayor tasa de cumplimiento de las buenas prácticas (64,82%), mientras que la zona oeste constituye la zona con mayor riesgo higiénico-sanitario de la ciudad (55,24%). Si bien el riesgo sanitario promedio se clasificó como regular, se detectaron irregularidades durante el proceso de producción de las comidas que constituyen graves factores de riesgo de contaminación microbiana, lo que puede provocar brotes de enfermedades transmitidas por los alimentos. Por lo tanto, se concluye que existe la necesidad de mejoras en la estructura física e instalaciones de los comedores escolares, desarrollo de un manual de buenas prácticas, implementación y seguimiento, y la sugerencia de capacitación continua a los manipuladores de alimentos sobre buenas prácticas, con el objetivo de corregir prácticas de manipulación erróneas.
Keywords: Alimentação escolar
Doenças transmitidas por alimentos
Boas práticas de manipulação
Boas práticas - alimentação escolar
Escola - alimentos
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Segurança alimentar e nutricional
Unidade de alimentação - escola
Boas práticas - escola - cantina
Food and nutritional security
Foodborne diseases
School meals
Good handling practices
Good practices - school-canteen
Foodborne illnesses
National School Feeding Program
Comidas escolares
Buenas practicas de manejo
Seguridad alimentaria y nutricional
Enfermedades transmitidas por alimentos
Buenas prácticas - comidas escolares
???metadata.dc.subject.cnpq???: Nutrição
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42466
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIANE DE OLIVEIRA MEDEIROS - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2022.pdfLiliane de Oliveira Medeiros - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2022315.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.