Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42457
Title: Percepção de estudantes do 7° ano do ensino fundamental acerca da alimentação saudável e aspectos relacionados: um estudo no município de Jaçanã/RN.
Other Titles: Perception of 7th grade elementary school students about healthy eating and related aspects: a study in the municipality of Jaçanã/RN.
Percepción de estudiantes de 7º año de primaria sobre alimentación saludable y aspectos relacionados: un estudio en el municipio de Jaçanã/RN.
???metadata.dc.creator???: SALUSTIANO, Deize Camila Dias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Marilia Ferreira Frazao Tavares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DONATO, Nilcimelly Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Rônisson Thomas de Oliveira.
Keywords: Dieta saudável;Alimentação Escolar;Comportamento Alimentar;Escola - saúde;Hábitos alimentares - estudantes - Jaçanã;Healthy diet;Eating Behavior;Eating habits - students - Jaçanã;School Meals;School - health;Escuela - salud;Dieta saludable;Comportamiento alimentario
Issue Date: 19-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALUSTIANO, Deize Camila Dias. Percepção de estudantes do 7o ano do ensino fundamental acerca da alimentação saudável e aspectos relacionados: um estudo no município de jaçanã/rn. 2022. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42457
???metadata.dc.description.resumo???: O espaço escolar é o lugar onde deve haver a promoção da saúde de modo rotineiro, pois é visto que seu papel na sociedade é o de agente integrador de tradições, exercendo um papel essencial na construção de valores, hábitos e modos de vida, dentre eles a questão sobre os hábitos alimentares, que é primordial para a saúde dos educandos e consequentemente da sociedade como um todo. Nesse sentido, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) se configura como uma política direcionada para o fortalecimento e realização do direito à alimentação dos estudantes das escolas públicas de todo o país. Objetivou-se com o presente trabalho analisar a percepção dos alunos do 7o ano do ensino fundamental sobre o entendimento que os mesmos possuem sobre alimentação saudável. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, exploratório, com procedimentos documentais, experimentais e de estudo de campo. Foram realizadas atividades pedagógicas com os escolares de acordo com a faixa etária. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Ana Clementina da Conceição – EMACC, com a turma do 7o ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino localizada na zona urbana do município de Jaçanã, Rio Grande do Norte, Brasil. Foi aplicado um questionário estruturado investigando se alunos possuíam esclarecimento sobre os níveis de processamentos de alimentos. Ao final, aplicou-se, novamente, o questionário para que fosse possível perceber a influência da atividade educativa nos conhecimentos dos alunos sobre o tema. Todos os dados foram digitalizados em pacote Office Microsoft for Windons® 2019 e realizou-se analise estatística descritiva utilizando o programa de SPSS for Windons (versão 13.0). Os resultados mostraram que do total de estudantes, 56 pertenciam ao gênero feminino, 55 pertenciam ao gênero masculino e 5 optaram por não identificar o gênero. No tocante à relação da escola como um “espaço onde é possível aprender sobre alimentação”, 61 alunos entendem que a escola é “algumas vezes” um local propício para se aprender sobre alimentação, o que representa mais da metade público-alvo, estudado (52,6%). Com a presente pesquisa, foi possível perceber que os alunos nem sempre enxergam a escola como lugar de construção de conhecimento sobre alimentação e, consequentemente, saúde, já que 52,6% acredita que “as vezes, sim” a escola é espaço de aprender sobre alimentação. Além disso, notamos que os mesmos entendem o conceito de alimentação saudável, porém, na prática, possuem dificuldade para diferenciar os níveis de processamento dos alimentos, ao passo que 33,6% não soubeam diferenciar um alimento processado de um ultraprocessado. E isto se relaciona com os hábitos alimentares dos mesmos e suas respectivas famílias. Nesse sentido concluímos como se faz importante o papel da escola como agente instrutor e propagador de conhecimentos, trabalhados de formar interdisciplinar, como, por exemplo, na alimentação. Além da valorização do PNAE, das ações de EAN, e do uso do Guia Alimentar para População Brasileira.
Abstract: The school environment is the place where health promotion should be routinely carried out, as it is seen that its role in society is to integrate traditions, playing an essential role in the construction of values, habits, and ways of life, including the issue of eating habits, which is essential for the health of students and, consequently, of society as a whole. In this sense, the National School Feeding Program (PNAE) is configured as a policy aimed at strengthening and realizing the right to food for students in public schools throughout the country. The objective of this study was to analyze the perceptions of 7th-grade elementary school students regarding their understanding of healthy eating. This is a quantitative, descriptive, exploratory study, with documentary, experimental, and field study procedures. Pedagogical activities were carried out with the students according to their age group. The research was conducted at the Ana Clementina da Conceição Municipal School (EMACC), with a 7th-grade public school class located in the urban area of Jaçanã, Rio Grande do Norte, Brazil. A structured questionnaire was administered to investigate whether students were aware of the levels of food processing. Finally, the questionnaire was administered again to understand the influence of the educational activity on students' knowledge of the topic. All data were digitized into Microsoft Office for Windows® 2019, and descriptive statistical analysis was performed using SPSS for Windows (version 13.0). The results showed that of the total number of students, 56 were female, 55 were male, and 5 chose not to identify their gender. Regarding the relationship between school and a "space where it is possible to learn about food," 61 students believe that school is "sometimes" a suitable place to learn about food, representing more than half of the target audience studied (52.6%). This research revealed that students don't always see school as a place to build knowledge about food and, consequently, health, as 52.6% believe that "sometimes, yes," school is a place to learn about food. Furthermore, we noted that they understand the concept of healthy eating, but in practice, they have difficulty differentiating the levels of food processing, while 33.6% couldn't differentiate a processed food from an ultra-processed one. And this relates to the eating habits of these children and their families. In this sense, we conclude how important the role of schools is as instructors and disseminators of knowledge, working to develop interdisciplinary approaches, such as nutrition. This also highlights the importance of the National Nutrition Program (PNAE), EAN initiatives, and the use of the Food Guide for the Brazilian Population.
???metadata.dc.description.resumen???: El entorno escolar es el lugar donde la promoción de la salud debe llevarse a cabo de forma rutinaria, ya que su función en la sociedad es integrar las tradiciones, desempeñando un papel esencial en la construcción de valores, hábitos y estilos de vida, incluyendo la alimentación, esencial para la salud del alumnado y, en consecuencia, de la sociedad en su conjunto. En este sentido, el Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) se configura como una política destinada a fortalecer y hacer efectivo el derecho a la alimentación del alumnado de las escuelas públicas de todo el país. El objetivo de este estudio fue analizar las percepciones del alumnado de 7.º grado de primaria sobre su comprensión de la alimentación saludable. Se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio, con procedimientos documentales, experimentales y de campo. Se realizaron actividades pedagógicas con el alumnado según su grupo de edad. La investigación se realizó en la Escuela Municipal Ana Clementina da Conceição – EMACC, con una clase de 7º año de la red pública de enseñanza ubicada en el área urbana del municipio de Jaçanã, Rio Grande do Norte, Brasil. Se administró un cuestionario estructurado para investigar si los estudiantes conocían los niveles de procesamiento de alimentos. Al final, se administró nuevamente el cuestionario para determinar la influencia de la actividad educativa en el conocimiento del tema por parte de los estudiantes. Todos los datos se digitalizaron en Microsoft Office para Windows® 2019 y se realizó un análisis estadístico descriptivo con SPSS para Windows (versión 13.0). Los resultados mostraron que, del total de estudiantes, 56 eran mujeres, 55 hombres y 5 optaron por no identificar su género. En cuanto a la relación entre la escuela y un "espacio donde es posible aprender sobre alimentación", 61 estudiantes entienden que la escuela es "a veces" un lugar adecuado para aprender sobre alimentación, lo que representa más de la mitad del público objetivo estudiado (52,6%). Esta investigación reveló que los estudiantes no siempre ven la escuela como un lugar para desarrollar conocimientos sobre alimentación y, en consecuencia, sobre salud, ya que el 52,6% cree que "a veces sí", la escuela es un lugar para aprender sobre alimentación.Además, observamos que comprenden el concepto de alimentación saludable, pero en la práctica, tienen dificultades para diferenciar los niveles de procesamiento de los alimentos, mientras que el 33,6 % no logró diferenciar entre alimentos procesados y ultraprocesados. Esto se relaciona con los hábitos alimentarios de estos estudiantes y sus familias. En este sentido, concluimos en la importancia del papel de la escuela como agente instructivo y difusor de conocimiento, trabajando de manera interdisciplinaria, como en nutrición. Esto también resalta la importancia de las iniciativas del PNAE (Programa Nacional de Salud), la EAN (Escuela Nacional de Nutrición) y el uso de la Guía Alimentaria para la Población Brasileña.
Keywords: Dieta saudável
Alimentação Escolar
Comportamento Alimentar
Escola - saúde
Hábitos alimentares - estudantes - Jaçanã
Healthy diet
Eating Behavior
Eating habits - students - Jaçanã
School Meals
School - health
Escuela - salud
Dieta saludable
Comportamiento alimentario
???metadata.dc.subject.cnpq???: Nutrição
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42457
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEIZE CAMILA DIAS SALUSTIANO - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2022 (TROCA FICHA0.pdfDeize Camila Dias Salustiano - TCC Bacharelado em Nutrião CES 2022492.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.