Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, T. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3700171517534808pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Paulo Fernando de Melo.-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, P. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2661972458974754pt_BR
dc.contributor.referee1FREIRE, José Carlos da Silveira.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6798-6164pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9140963267227040pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4054-0402pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6357708608591766pt_BR
dc.description.resumoAs visões construídas sobre o continente africano foram historicamente contadas a partir do olhar de um outro. Esse outro concebeu esse lugar como sendo arcaico e ajudou a fortalecer uma ideia pejorativa sobre ele, organizada paulatinamente através dos séculos e fortalecida através de laços de exploração e poder. É comum, nos dias atuais, associar África à pobreza, miséria, atraso. O Brasil recebeu inúmeros africanos durante o período em que vigorou o tráfico negreiro e aqui essa população buscou mecanismos para resistir a toda opressão construída em torno de sua cultura e suas tradições e, mesmo neste regime, permanecem lutando para que suas vozes sejam ouvidas e possam partilhar a sua versão acerca de si próprios. Na tentativa de compensar esse passado excludente, o governo federal por meio da Lei Nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de história da África e cultura afro-brasileira e, passados mais de vinte anos de sua criação, esse dispositivo legal ainda enfrenta inúmeros desafios ao ser implementado nas escolas públicas de todo o país. Assim, o presente estudo parte da necessidade de investigar os motivos pelos quais a legislação que discute uma educação das relações étnico-raciais não é promovida no ambiente escolar, pelo contrário, observa-se a manutenção de uma lógica pouco diversa dominada por uma visão eurocentrada, especialmente no ensino e estudo da História. Dessa maneira, compreendendo que os planos de aula na educação básica se constituem como 8cenário9 de disputa de projetos de sociedade no ambiente escolar, a pesquisa analisa os planos de aulas de História sob uma perspectiva antirracista, disponibilizados pelo Portal Nova Escola, plataforma conhecida por parte de inúmeros docentes, e que é atualmente gerida por um dos grupos econômicos mais ricos e influentes do país. A pesquisa revela o viés mercadológico do ensino e como os professores, por diversas vezes, não conseguem estruturar uma proposta de ensino plural e diverso e que rompa com as visões historicamente construídas acerca do continente africano. Destarte, ao final, a investigação propõe uma abordagem didático-pedagógica para ensino de história, por meio de um guia metodológico que contém sequências didáticas que ajudam a fomentar uma prática educativa mais inclusiva e que pode ser utilizada como ferramenta de apoio aos professores que buscam romper com essa estrutura social excludente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFTpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs planos de aula do portal nova escola sob uma perspectiva antirracista.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThe visions built on the African continent were historically told from the look of another. This other conceived this place as being archaic and helped strengthen a pejorative idea about it, gradually organized through the centuries and strengthened through ties of exploitation and power. So much so that today it is common to associate Africa with poverty, misery, delay. Brazil received numerous Africans during the period when the slave trade in force and here this population sought mechanisms to resist all the oppression built around its culture and its traditions and, even of this regime, remain struggling so that their voices can be heard and can share your version about yourself. In an attempt to compensate for this exclusionary past, the federal government through Law No. 10.639/2003 made it mandatory the teaching of Africa and Afro-Brazilian culture and, more than twenty years of its creation, this legal device still faces numerous problems to be implemented in public schools across the country. Thus, the present study starts from the need to investigate the reasons why the legislation discussing an education of ethnic-racial relations is not promoted in the school environment, on the contrary, the maintenance of a little diverse logic dominated by a Eurocented view is observed. , especially in the teaching and study of history. Thus, understanding that class plans in basic education constitute as a 'scenario' of disputing society projects in the school environment, the research analyzes the history of history classes from an anti -racist perspective, made available by Portal Nova Escola, a known platform by numerous teachers, which is currently managed by one of the richest and most influential economic groups in the country. The research reveals the market bias of teaching and how teachers, several times, cannot structure a proposal for plural and diverse teaching that breaks with the historically constructed views on the African continent. Thus, in the end, the research proposes a didactic-pedagogical approach to history teaching through a methodological guide that contains didactic sequences that help foster a more inclusive educational practice that can be used as a tool for supporting teachers who seek break with this exclusionary social structure.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42454-
dc.date.accessioned2025-07-14T23:33:05Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-14T23:33:05Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectEnsino de História da Áfricapt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico raciaispt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectPortal Nova Escolapt_BR
dc.subjectÁfrica - ensinopt_BR
dc.subjectVisões da Áfricapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - ensinopt_BR
dc.subjectLuís Eduardo Magalhães - BA - escolas públicaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Tocantins - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectLesson Planspt_BR
dc.subjectAnti-racist Educationpt_BR
dc.subjectAnti-racismpt_BR
dc.subjectTeaching African Historypt_BR
dc.subjectEducation for Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectNova Escola Portalpt_BR
dc.subjectAfrica - Educationpt_BR
dc.subjectVisions of Africapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Culture - Educationpt_BR
dc.subjectLuís Eduardo Magalhães - BA - Public Schoolspt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectFederal University of Tocantins - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Taynan Brandão da.-
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLesson plans from the Nova Escola portal from an anti-racist perspective.pt_BR
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11612/7558-
dc.identifier.citationSILVA, Taynan Brandão da. Os planos de aula do portal nova escola sob uma perspectiva antirracista. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Palmas - TO - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYNAN BRANDÃO DA SILVA - DISSERTAÇÃO NORTE UFT 1 PPG EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2024.pdfTaynan Brandão da Silva - Dissertação Norte UFT 1 PPG Educação Profissional 20243.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.