Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDELIAS, L. G. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2789840357949812pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Gilmar Pereira da.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9814-9089pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7624395840820523pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Doriedson do Socorro.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5120-2484pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1127076028303549pt_BR
dc.contributor.referee2HAGE, Salomão Antonio Mufarrej.-
dc.contributor.referee2IDHAGE, S. A. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016pt_BR
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3458-584Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6486192420682817pt_BR
dc.contributor.referee4CARMO, Eraldo Souza do.-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4824-8016pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280135157998138pt_BR
dc.contributor.referee5MAGALHÃES, Benedita Alcidema Coelho dos Santos.-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-7536-5184pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7484794171047694pt_BR
dc.description.resumoA investigação realizada apresenta como objeto de estudo a relação entre os saberes das trabalhadoras rurais e artesãs e a "educação da vida" tal como elas ocorrem na Comunidade Quilombola 5Sagrado Coração de Jesus6 no rio Genipaúba. Assim buscou-se verificar se os saberes e práticas sociais das trabalhadoras rurais e artesãs da Comunidade Quilombola 5Sagrado Coração de Jesus6 do rio Genipaúba dinamizam processos educativos de partilha de produção social de existência, que possibilitem um movimento de resistência e manutenção da sociabilidade quilombolas, frente à sociabilidade na lógica do capital. Utilizou-se como aporte teórico, as ideias de Gramsci (1988) quanto a hegemonia e contra-hegemonia, visto que, tanto o Estado, quanto a sociedade civil estão perpassados pela luta de classes, o conceito de experiência que Thompson (1987) elabora, possibilitando compreender e analisar os saberes das trabalhadoras rurais. O de Freire (1977, 1982) e Brandão (2002), ao afirmarem o processo de endoeducação, em que aprender é participar de vivências culturais em que, ao participar de tais eventos fundadores, cada um de nós se reinventa a si mesmo. E outros estudos sobre as mulheres quilombolas, quilombos na Amazônia Tocantina, organização social das trabalhadoras, e as disputas produzidas no seu interior e as interferências do capital trazidas por meio do agronegócio, pelas relações comerciais e produtivas. Constatou-se que essas mulheres quilombolas assumem um fazer e um saber partilhados, privilegiando a preservação da ancestralidade, do território, o cuidado e cultivo das relações comunitárias, o trabalho, e as formas de viver e estar no mundo, que reforçam as práticas de existência nas águas dos rios, nas roças, nos quintais, e na criação de biojóias, corroborando com suas experiências de lutas a manutenção da sociabilidade quilombola, em um movimento contra hegemônico frente às interferências na lógica do capital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.title“Endoeducação” de mulheres quilombolas: atravessamentos por saberes e práticas sociais das trabalhadoras rurais da Associação de Mulheres Artesãs Quilombolas do Rio Genipaúba, município de Abaetetuba-PApt_BR
dc.date.issued2025-07-14-
dc.description.abstractThe research carried out presents as its object of study the relationship between the knowledge of rural workers and artisans and the 'education of life' as it occurs in the Quilombola Community 5Sagrado Coração de Jesus6 on the Genipaúba River. Thus, we sought to verify whether the knowledge and social practices of rural workers and artisans from the Quilombola Community 5Sagrado Coração de Jesus6 on the Genipaúba River, stimulate educational processes of sharing the social production of existence, which enable a movement of resistance and maintenance of sociability quilombolas, in the face of sociability in the logic of capital. Gramsci's (1988) ideas regarding hegemony and counter-hegemony were used as a theoretical contribution, since both the State and civil society are permeated by class struggle, the concept of experience that Thompson (1987), elaborates, making it possible to understand and analyze the knowledge of rural workers. That of Freire (1977, 1982) and Brandão (2002), when affirming the process of endoeducation, in which learning is participating in cultural experiences in which, by participating in such founding events, each of us reinvents ourselves. And other studies on quilombola women, quilombos in the Tocantina Amazon, social organization of workers, and the disputes produced within them and the interference of capital brought through agribusiness, through commercial and productive relations. It was found that these quilombola women assume a shared way of doing and knowing, privileging the preservation of ancestry, territory, care and cultivation of community relationships, work, and ways of living and being in the world, which reinforce practices of existence in river waters, in fields, in backyards, and in the creation of biojewels, corroborating with their experiences of struggle the maintenance of quilombola sociability, in a counter-hegemonic movement in the face of interference in the logic of capital.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42452-
dc.date.accessioned2025-07-14T22:50:51Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-14T22:50:51Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMulheres quilombolas - educaçãopt_BR
dc.subjectEndoeducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhadoras rurais quilombolaspt_BR
dc.subjectAssociação de Mulheres Artesãs Quilombolas do Rio Genepaúba - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectMulheres artesãs quilombolaspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Sagrado Coração de Jesus - Rio Genipaúba - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectSociabilidades quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectSaberes tradicionais - mulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Tesept_BR
dc.subjectQuilombola Women - Educationpt_BR
dc.subjectEndoeducationpt_BR
dc.subjectQuilombola Rural Workerspt_BR
dc.subjectAssociation of Quilombola Women Artisans of the Genepaúba River - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectQuilombola Women Artisanspt_BR
dc.subjectSacred Heart of Jesus Quilombola Community - Genipaúba River - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectQuilombola Sociabilitypt_BR
dc.subjectTraditional Knowledge - Quilombola Womenpt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Thesispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorELIAS, Lina Gláucia Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Endo-education” of quilombola women: crossings through knowledge and social practices of rural workers from the Association of Quilombola Women Artisans of the Genipaúba River, municipality of Abaetetuba-PApt_BR
dc.identifier.citationELIAS, Lina Gláucia Dantas. “Endoeducação” de mulheres quilombolas: atravessamentos por saberes e práticas sociais das trabalhadoras rurais da Associação de Mulheres Artesãs Quilombolas do Rio Genipaúba, município de Abaetetuba-PA. 2024. 291f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINA GLÁUCIA DANTAS ELIAS - TESE NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO EM REDE AMAZONIA 2024.pdfLina Gláucia Dantas Elias - Tese Norte UFPA 1 PPG Educação em Rede Amazônia 20248.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.