Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6009-2416pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798978593802499pt_BR
dc.contributor.advisor1VIZOLLI, Idemar.-
dc.contributor.advisor1IDVIZOLLI, I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2358634787077252pt_BR
dc.contributor.advisor2CASTORINO, Adriano Batista.-
dc.contributor.advisor2IDCASTORINO, A. B.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0574458524737559pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4054-0402pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6357708608591766pt_BR
dc.contributor.referee2FREIRE, Juciley Evangelista.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5963-8709pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4040502728465179pt_BR
dc.contributor.referee3MORAES, Nelson Russo de.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0159-9433pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6708471420702848pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo analisar saberes tradicionais que se manifestam nos brinquedos e brincadeiras que perpassam diferentes gerações e integram a vida da Comunidade Quilombola de Lajeado. O estudo concentrou-se nessa comunidade amazônica, localizada na zona rural do município de Dianópolis- TO. Procurou-se alcançar os seguintes objetivos específicos: identificar brinquedos e brincadeiras em diferentes gerações na Comunidade Quilombola de Lajeado; verificar a permanência e as mudanças em relação aos brinquedos e às brincadeiras em diferentes gerações; e reconhecer saberes tradicionais presentes nos brinquedos e brincadeiras em diferentes gerações na Comunidade Quilombola de Lajeado. Para tanto, tomou-se como metodologia a perspectiva etnográfica, conjugada com a história oral. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa com práticas de campo, observação participante, roda de conversa e oficinas intergeracionais. Os interlocutores deste trabalho foram (23) vinte e três remanescentes quilombolas, entre 6 a 85 anos de idades, na qual são pessoas referentes a quatro gerações existentes na Comunidade. O aporte teórico que sustentou a argumentação construída foi: Kishimoto (1994), Adriana Friedmann (1992), Johan Huizinga (2000), Gilles Brougère (2010), Walter Benjamin (1984), Arruti (2010), Munanga (1996), Malinowski (1975), Laraia (2014), Bá Hampaté (2010), Bosi (2012), Alberti (2000), Meihy (2002), Ferdnand Tonnies (1957), dentre outros estudiosos. Ao final do trabalho, conclui-se que os saberes tradicionais que estão presentes nos brinquedos e brincadeiras que perpassam as diferentes gerações das pessoas da Comunidade são essenciais para a manutenção da cultura quilombola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Palmaspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFTpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleBrincadequê: brinquedos e brincadeiras no quilombo de lajeado.pt_BR
dc.date.issued2021-10-15-
dc.description.abstractThis research has the goal to analyze the traditional knowledge that is manifested in toys and jokes that run through different generations and integrate the life of the Quilombola Community of Lajeado. The study focused on this Amazon community, located in the rural area of the municipality of Dianópolis-TO. We tried to achieve the specific objectives: to identify toys and jokes in different generations in the Quilombola Community of Lajeado; verify the permanence and changes in relation to toys and jokes in different generations; and traditional knowledge present in toys and jokes in different generations in the Lajeado Quilombola Community. For this purpose, the ethnographic perspective was taken as a methodology, combined with oral history. One research took a qualitative approach with field practices, participant observation, conversation circles and intergenerational workshops. The interlocutors of this work were (23) twenty-three quilombola remnants, between 6 and 85 years of age, who are people referring to four generations existing in the community. The theoretical support that supported the constructed argument was: Kishimoto (1994), Adriana Friedmann (1992), Johan Huizinga (2000), Gilles Brougère (2010), Walter Benjamin (1984), Arruti (2010), Munanga (1996), Malinowski (1975), Laraia (2014), Bá Hampaté (2010), Bosi (2012), Alberti (2000), Meihy (2002), Ferdnand Tonnies (1957), among other scholars. At the end of the work, it is concluded that the traditional knowledge that is present in the toys and jokes that permeate different generations of people in the Community are essential for the maintenance of the quilombola culture.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42451-
dc.date.accessioned2025-07-14T22:21:42Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-14T22:21:42Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Lajeado - Tocantinspt_BR
dc.subjectTerra Quilombola Lajeado - Tocantinspt_BR
dc.subjectQuilombo do Lajeado - Tocantinspt_BR
dc.subjectLajeado - Tocantinspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Tocantins - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectBrincadeiras - comunidade quilombola Lajeado - TOpt_BR
dc.subjectBrinquedos - comunidade quilombola Lajeado - TOpt_BR
dc.subjectSaberes tradicionais - comunidade quilombola Lajeado - TOpt_BR
dc.subjectPovos tradicionais - comunidade quilombola Lajeado - TOpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectDianópolis - TO - comunidade quilombola Lajeadopt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectPesquisa etnográficapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectQuilombola Community of Lajeado - Tocantinspt_BR
dc.subjectQuilombola Land of Lajeado - Tocantinspt_BR
dc.subjectQuilombo do Lajeado - Tocantinspt_BR
dc.subjectLajeado - Tocantinspt_BR
dc.subjectFederal University of Tocantins - Dissertationpt_BR
dc.subjectGames - Quilombola Community of Lajeado - TOpt_BR
dc.subjectToys - Quilombola Community of Lajeado - TOpt_BR
dc.subjectTraditional Knowledge - Quilombola Community of Lajeado - TOpt_BR
dc.subjectTraditional Peoples - Quilombola Community of Lajeado - TOpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectDianópolis - TO - Quilombola Community of Lajeadopt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectEthnographic Researchpt_BR
dc.subjectOral Historypt_BR
dc.subjectParticipant Observationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Laurenita Gualberto Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBrincadequê: toys and games in the quilombo of Lajeado.pt_BR
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11612/3555-
dc.identifier.citationALVES, Laurenita Gualberto Pereira. Brincadequê: brinquedos e brincadeiras no quilombo de lajeado. 2021. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Palmas - TO - Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAURENITA GUALBERTO PEREIRA ALVES - DISSERTAÇÃO NORTE UFT 1 PPG EDUCAÇÃO 2021.pdfLaurenita Gualberto Pereira Alves - Dissertação Norte UFT 1 PPG Educação 20214.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.