Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4022-0369pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6757257502004460pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHO, Maria José de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2411-6580pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7113857811427432pt_BR
dc.contributor.referee1ZWIEREWICZ, Marlene.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5840-1136pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2338653915538065pt_BR
dc.contributor.referee2VIZOLLI, Idemar.-
dc.contributor.referee2IDVIZOLLI, I.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2358634787077252pt_BR
dc.contributor.referee3SOARES, Sebastião Silva.-
dc.contributor.referee3IDSOARES, S. S.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT), propõe dissertar sobre como é relacionado o etnoconhecimento (saberes, tradições e culturas, passadas de geração a geração em comunidades tradicionais) – na perspectiva da educação do campo sob a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade – na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, instituição pública localizada na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, em Arraias, Tocantins, Brasil. Para fundamentar nossa investigação, embasamo-nos nos pressupostos do etnoconhecimento elencados por Miranda (2007), Nascimento (2013) e Rocha (2014); da educação do campo de Arroyo, Caldart e Molina (1998); do pensamento completo de Morin (1977, 2000, 2002, 2003, 2010, 2011, 2015); da transdisciplinaridade de Fazenda (1993), D9Ambrosio et al. (1998), Melo (1999), Nicolescu (1999), Moraes (2008) e Santos (2008); dentre outros elementos essenciais à discussão proposta. A abordagem qualitativa e de natureza básica foi possível por meio da pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, cuja técnica de investigação corresponde à entrevista semiestruturada, à observação participante e à análise de documentos, o que corresponde à triangulação metodológica propriamente dita. Como resultados do trabalho, destacamos as percepções dos profissionais quanto à integração dos saberes e fazeres da comunidade e inseridos em conteúdos escolares, bem como a necessidade de pensar na totalidade para integrar os conhecimentos em vários níveis de realidade. No entanto, a instituição observada apresentou carências quanto aos documentos que regem o ensino em escolas rurais no referido município, como as Diretrizes para Educação do Campo e Educação Quilombola; inexistência do Projeto Político-Pedagógico (PPP), relativo ao currículo e à formação docente para a atuação em escolas do campo; e lacunas concernentes à estrutura física e pedagógica nos estabelecimentos de ensino da comunidade supramencionada. Assim, acreditamos que esta pesquisa pode contribuir com os debates relativos ao ensino em escolas nos ambientes rurais, em se tratando da necessidade de analisar o contexto que envolve essa modalidade sob a ótica do pensamento complexo e transdisciplinar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFTpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEtnoconhecimento na perspectiva da educação do campo sob a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade.pt_BR
dc.date.issued2023-09-20-
dc.description.abstractThis study, linked to the line of research Curriculum, Teacher Training and Teaching Knowledge, of the Postgraduate Program in Education at Federal University of Tocantins (PPGE/UFT), proposes to lecture about how ethnoknowledge (knowledge, traditions and cultures, passed from generation to generation in traditional communities) – from the perspective of Rural Education under the epistemology of complex thinking and transdisciplinarity – at the Nossa Senhora da Conceição Municipal School, a public institution located in the Kalunga do Mimoso Quilombola Community, in Arraias, Tocantins, Brazil. To support our investigation, we are based on the assumptions of ethnoknowledge listed by Miranda (2007), Nascimento (2013) and Rocha (2014); rural education by Arroyo, Caldart and Molina (1998); the complete thought of Morin (1977, 2000, 2002, 2003, 2010, 2011, 2015); the transdisciplinarity of Fazenda (1993), D9Ambrosio et al. (1998), Melo (1999), Nicolescu (1999), Moraes (2008) and Santos (2008); among other essential elements to the proposed discussion. The qualitative and basic approach was possible through exploratory, bibliographic and documentary research, whose investigation technique corresponds to semistructured interviews, participant observation and document analysis, which corresponds to methodological triangulation itself. As results of the work, we highlight the professionals9 perceptions regarding the integration of knowledge and practices from the community and inserted into school content, as well as the need to think as a whole to integrate knowledge at various levels of reality. However, the observed institution presented deficiencies in the documents that govern teaching in rural schools in that municipality, such as the Guidelines for Rural Education and Quilombola Education; non-existence of the Political-Pedagogical Project (PPP), relating to the curriculum and teacher training for work in rural schools; and gaps concerning the physical and pedagogical structure in educational establishments in the aforementioned community. Thus, we believe that this research can contribute to debates regarding teaching in schools in rural environments, when it comes to the need to analyze the context surrounding this modality from the perspective of complex and transdisciplinary thinking.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42398-
dc.date.accessioned2025-07-07T17:27:31Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T17:27:31Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEtnoconhecimentopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPensamento complexopt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Kalunga do Mimoso - Arraias - TOpt_BR
dc.subjectKalunga do Mimoso - comunidade quilombola - Arraias - TOpt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Tocantins - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectEscola Municipal Nossa Senhora da Conceição - Arraias - TOpt_BR
dc.subjectEthnoknowledgept_BR
dc.subjectEducation in the countrysidept_BR
dc.subjectComplex thinkingpt_BR
dc.subjectTransdisciplinaritypt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectKalunga do Mimoso Quilombola Community - Arraias - TOpt_BR
dc.subjectKalunga do Mimoso - quilombola community - Arraias - TOpt_BR
dc.subjectParticipant observationpt_BR
dc.subjectFederal University of Tocantins - Dissertationpt_BR
dc.subjectOur Lady of Conception Municipal School - Arraias - TOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Hugo Junio Ferreira de Sousa-
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEthnoknowledge from the perspective of rural education under the epistemology of complex thinking and transdisciplinarity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11612/6629-
dc.identifier.citationSOUSA, Hugo Junio Ferreira de. Etnoconhecimento na perspectiva da educação do campo sob a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Palmas - TO - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HUGO JUNIO FERREIRA DE SOUSA - DISSERTAÇÃO NORTE UFT 1 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfHugo Junio Ferreira de Sousa - Dissertação Norte UFT 1 PPG Educação 2023 2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.