Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7169-2716pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5684033221420587pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHO, Vilma Aparecida de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2544-0841pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Cândida Soares da.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2371-6605pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Gilcilene Dias da.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7156-5610pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2934771644021042pt_BR
dc.contributor.referee3PARENTE, Francilene de Aguiar.-
dc.contributor.referee3IDPARENTE, F. A.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9404017739145648pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou as práticas pedagógicas e os sentidos de negritudes na E. M. E. F. Achilles Ranieri, situada na comunidade quilombola do Matias, município de Cametá-PA. A partir da compreensão dos aportes teóricos e metodológicos da Educação para as Relações Étnico-raciais Brasileiras e da Educação Escolar Quilombola que primam por bases epistemológicas, pedagógicas, e didáticas de ensino pautadas nas populações negras, desenvolvi as seguintes perguntas de pesquisa: Que sentidos de negritude são produzidos nas práticas pedagógicas dos professores da E. M. E. F. Achilles Ranieri? Quais conteúdos curriculares são ensinados nas práticas pedagógicas? Quais mecanismos e estratégias se buscam para dar conta das necessidades dos alunos e alunas negros e quilombolas de Matias, para que se desenvolva uma educação com equidade social? Estabeleci como objetivos da pesquisa: Investigar as práticas pedagógicas e os sentidos produzidos por elas na E. M. E. F. Achilles Ranieri levando em consideração as Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola; Analisar os conteúdos curriculares que pautam as práticas pedagógicas para negritude na escola quilombola da comunidade de Matias; Analisar as relações e as estratégias de práticas pedagógicas que promovam a equidade racial, cultural e social no contexto escolar quilombola. A partir da pesquisa qualitativa, combinei o estudo bibliográfico com o estudo de campo (observação-participante e entrevistas fechadas (DRP) e semiestruturadas). Constatei que há práticas pedagógicas de professores que ressoam os sentidos de negritude pautados na ancestralidade, mas também, há aqueles que ainda se mostram muito presos aos conteúdos integrantes de suas disciplinas, por questões relacionadas à formação, currículo e ausência de PPP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e os sentidos de negritude na educação escolar quilombola da E. M. E. F. Achilles Ranieri na Comunidade de Matias no município de Cametá-PA.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThis research analyzed the pedagogical practices and senses of blackness at E. M. E. F. Achilles Ranieri, which is settled in the quilombola community of Matias, municipality of Cametá-PA. Based on the understanding of the theoretical and methodological contributions of the Education for Ethnic-Racial Relations in Brazil and the Quilombola School Education, Which have emphasis in epistemological, pedagogical, and didactic bases of teaching aiming the black people, I developed the following research questions: Which senses of blackness are produced in the pedagogical practices of E. M. E. F. Achilles Ranieri teachers? What curricular contents are taught in the pedagogical practices? What mechanisms and strategies are used to meet the needs of black and quilombolas students of Matias to develop an education with social equity? I established as objectives of the research: Investigating the pedagogical practices and the senses produced by them at E. M. E. F. Achilles Ranieri considering the National Guidelines for Quilombola School Education; To analyze the curricular contents that guide the pedagogical practices for negritude in the quilombola school of the community of Matias; Analizing the relationships and strategies of pedagogical practices that promote racial, cultural, and social equity in the quilombola school context. Beyond the qualitative research, I combined the bibliographic with the local study (participant observation and closed interviews (DRP) and semi-structured). I noticed that there are pedagogical practices of teachers which resonate the senses of blackness based on ancestry, but also, there are those who are still very attached by the contents of their subjects, for issues related to formation, curriculum and lack of PPP.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42392-
dc.date.accessioned2025-07-04T21:49:03Z-
dc.date.available2025-07-04-
dc.date.available2025-07-04T21:49:03Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Matias - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCametá - PA - Comunidade Quilombola de Matiaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas - educação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectAutoafirmação negrapt_BR
dc.subjectPopulações negraspt_BR
dc.subjectJuventudes negraspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEscola Municipal Achilles Ranieri - Cametá - PApt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subjectDiscriminação racial e brincadeiraspt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Matias - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCametá - PA - Quilombola Community of Matiaspt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectBlacknesspt_BR
dc.subjectPedagogical practices - quilombola school educationpt_BR
dc.subjectBlack self-affirmationpt_BR
dc.subjectBlack populationspt_BR
dc.subjectBlack youthpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectAchilles Ranieri Municipal School - Cametá - PApt_BR
dc.subjectEthnic-racial issuespt_BR
dc.subjectRacial discrimination and gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINTO, Fábio Coelho.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices and the meanings of blackness in quilombola school education at E. M. E. F. Achilles Ranieri in the Matias Community in the municipality of Cametá-PA.pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Fábio Coelho. Práticas pedagógicas e os sentidos de negritude na educação escolar quilombola da E. M. E. F. Achilles Ranieri na Comunidade de Matias no município de Cametá-PA. 2020. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIO COELHO PINTO - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2020.pdfFábio Coelho Pinto - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20201.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.