Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, R. A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7179445260003275pt_BR
dc.contributor.advisor1HAGE, Salomão Antônio Mufarrej.-
dc.contributor.advisor1IDHAGE, S. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Dileno Dustan Lucas de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6053-8273pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0438813085386094pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Gilmar Pereira da.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9814-9089pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7624395840820523pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa problematizou a educação no contexto da uma comunidade quilombola, sobre a qual procurou saber como a educação influencia a identidade cultural de jovens quilombolas. A investigação teve por finalidade analisar a relação entre educação e identidade cultural de jovens na comunidade quilombola de Itaboca no Município de Inhangapi–PA, que para atingi-la adotou-se como percurso metodológico a pesquisa participante e a análise de conteúdo para examinar as narrativas de sujeitos e jovens da referida comunidade. Os resultados mostraram que a comunidade ainda está em processo de apropriação do processo de reconhecimento de seu território, tendo a educação um valor indelével, especialmente para os jovens que veem nela chance de continuidade de estudos e profissionalização sem modificar sua identidade. No entanto, a relação do quilombo com a cidade revelada na narrativa dos jovens, por um lado, mostra a assimilação das identidades urbanas que propiciam sociabilidades diversas. Por outro lado, essa sociabilização também traz o contato danoso com a violência e as drogas. A finalização da pesquisa aponta para a necessidade de maior mobilização em torno da educação com a perspectiva da ampliação da igualdade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleJuventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis research problematized education in the context of a Maroon, upon which looked into how education influences the cultural identity of young Maroons. The research aimed to analyze the relationship between education and cultural identity of young people in maroon community of the Municipality of Itaboca Inhangapi - PA which to achieve it was adopted as the methodological research participants and content analysis to examine the narratives of subjects and young people of that community. The results showed that the community is still in the process of appropriation of the recognition process of its territory and has a value indelible education, especially for young people who see her chance to continue their studies without changing its identity. However, the relationship with the city of Quilombo revealed in the narrative of young people on the one hand, shows the assimilation of urban identities that provide sociability different. On the other hand, this also brings socialization harmful contact with violence and drugs. The completion of the research points to the need for greater mobilization around education perspective eat the expansion of social equality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42379-
dc.date.accessioned2025-07-03T18:43:09Z-
dc.date.available2025-07-03-
dc.date.available2025-07-03T18:43:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectJuventude quilombolapt_BR
dc.subjectCamponeses quilombolaspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PApt_BR
dc.subjectInhangapi - PA - Comunidade Quilombola de Itabocapt_BR
dc.subjectIdentidade cultural quilombolapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectQuilombola youthpt_BR
dc.subjectQuilombola peasantspt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Itaboca - Inhangapi - PApt_BR
dc.subjectInhangapi - PA - Quilombola Community of Itabocapt_BR
dc.subjectQuilombola cultural identitypt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectContent Analysis - Bardinpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Ricardo Augusto Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRural and quilombola youth: Education and cultural identity in the Quilombola Community of Itaboca - Inhangapi - PA.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6180-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ricardo Augusto Gomes. Juventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA. 2011. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICARDO AUGUSTO GOMES PEREIRA - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO 2011.pdfRicardo Augusto Gomes Pereira - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação 20113.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.