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dc.creator.IDCOSTA, L. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8626360942243438pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. R. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038322403743384pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Afonso Welliton de Souza.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, A. W. S.pt_BR
dc.contributor.referee2PINTO, Benedita Celeste de Moraes.-
dc.contributor.referee2IDPINTO, B. C. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489392738166786pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) com o intuito de compreender as formas de valorização e proteção desses saberes a partir da análise da efetivação do ordenamento jurídico brasileiro que dá base para a proteção dos povos tradicionais, na medida em que se identifica sua relação com as práticas culturais e formas de transmissão desses saberes de geração em geração por meio da memória coletiva e das histórias orais dos guardiões da memória da comunidade. Para empreender o trabalho utilizamos de uma abordagem qualitativa e como metodologia destacamos a historia oral. Como aporte teórico base para a pesquisa, temos: Bosi (2003), Thompson (2014), Martins (1999), Pollak (1989), Carneiro (2007) e Geertz (2014) autores que discutem sobre a compreensão do estudo da história oral, memória, saberes tradicionais e meio ambiente. E ao problematizarmos sobre quais as práticas marcam as estratégias para o fortalecimento da cultura da comunidade e seu papel na dinâmica de valorização dos saberes tradicionais, território, identidade e da memória coletiva, contribui efetivamente para a organização politica, educacional e cultural do quilombo do Itacuruçá numa ótica jurídica. Nesta perspectiva, utilizamos: Diegues (2000), Salles (2005), Michelotti (2008), Hall (2003), DaMatta (2000) e Bourdieu (1989). Desta forma, de acordo com os caminhos de pesquisa, inicialmente, identificamos a relação dos dispositivos jurídicos, elencando como referência a Constituição Federal do Brasil de 1988, com olhares atentos aos posteriores dispositivos que se relacionam com a proteção dos saberes tradicionais. Assim, procuramos legitimar a proteção de tais saberes, bem como compreender a constituição do direito em nossa sociedade e o diálogo com as formas de organização educacional, politica e cultural do lócus de pesquisa na perspectiva da valorização dos saberes tradicionais. Logo, a pesquisa aponta que a comunidade coloca-se como detentora de uma gama de conhecimentos tradicionais, expressões culturais próprias num repertório considerável de mitos, ritos e conhecimentos herdados de ancestrais ligados às atividades produtivas que, para além dos procedimentos técnicos e agronômicos envolvidos, garantem a produção, o consumo e uma maneira específica de se relacionar com a natureza e com o mundo; assumindo, paralelamente, a necessidade de rever as formas de implementação dos dispositivos jurídicos junto às comunidades tradicionais, pois quando posto em analise identificamos um caráter, em certa medida, classificatório e conceitual por não compreenderem a complexidade e o significado das comunidades tradicionais em sua totalidade, logo, assumem fragilidades em efetivar estratégias que possibilitem a proteção desses saberes. Assim, os sujeitos de pesquisa atribuem, dentre outros fatores, ao avanço da lógica capitalista e a influência midiática de universalização de uma cultura hegemônica, a visível descontinuidade de traços culturais próprios da comunidade, enquanto isso, interpretamos tais falas e analisamos junto às vivencias de campo sinalizando as contradições e resistências incorporadas pelas práticas culturais no cotidiano do local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleSaberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará).pt_BR
dc.date.issued2019-04-16-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42373-
dc.date.accessioned2025-07-03T13:40:42Z-
dc.date.available2025-07-03-
dc.date.available2025-07-03T13:40:42Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSaberes tradicionais - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectComunidades tradicionais - Parápt_BR
dc.subjectPovos tradicionaispt_BR
dc.subjectComunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectAbaetetuba - PA - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectCultura - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectTraditional knowledge - quilombola communitypt_BR
dc.subjectTraditional communities - Parápt_BR
dc.subjectTraditional peoplespt_BR
dc.subjectRemnant Community of Quilombo of Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectAbaetetuba - PA - quilombola communitypt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectCulture - quilombola communitypt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Laércio Farias da.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Laércio Farias da. Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará). 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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LAÉRCIO FARIAS DA COSTA - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO E CULTURA 2019.pdfLaercio Farias da Costa - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20194.61 MBAdobe PDFView/Open


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