Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARDOSO, M. B. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8512666584817111pt_BR
dc.contributor.advisor1HAGE, Salomão Antonio Mufarrej.-
dc.contributor.advisor1IDHAGE, S. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Sônia Maria da Silva.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, S. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826372225106245pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, I. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6486192420682817pt_BR
dc.description.resumoO estudo foca a relação entre os saberes ribeirinhos quilombolas e Educação de Jovens e Adultos investigando as possibilidades com que os saberes ribeirinhos quilombolas da comunidade de São João do Médio Itacuruçá se relaciona com a Educação de Jovens e Adultos e como se inserem no contexto escolar. De maneira específica buscamos identificar a dimensão do contexto da comunidade de São João destacando os saberes ribeirinhos quilombolas; investigar a relação dos saberes ribeirinhos quilombolas com a Educação de Jovens e Adultos e proporcionar reflexões sobre o desafio da Educação de Jovens e Adultos frente as perspectivas pedagógicas no contexto escolar desses sujeitos. O trabalho foi de cunho qualitativo, com trabalho de campo na comunidade de São João do Médio Itacuruçá com aporte em fontes bibliográficas pertinentes à temática tendo por base livros, dissertações, teses,artigos, sites. Os resultados pontuam a relevância dos saberes ribeirinhos quilombolas na comunidade e, como o quefazer da Educação de Jovens e Adultos,que se constitui meio à organização política vem contribuindo nos novos direcionamentos de uma educação voltada às especificidades de seus sujeitos. Entretanto a comunidade de São João com os saberes próprios diante de suas organizações políticas, ainda não conseguiu inovar pedagogicamente na Educação de Jovens e Adultos, embora perspectivas de mudanças já se façam presente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleSaberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da Comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe study focuses on the relationship between riparian quilombola knowledge and the Youth and Adults Education investigating the possibility with which the riparian quilombola knowledge of the community of St. John of the Middle Itacuruçá relates to Youth and Adults Education and how they fit into the school context in that community. Specifically we seek to identify the size of the context of the community of St. John highlighting the knowledge of riparian quilombola; investigate the relationship of riparian quilombola knowledge with the Youth and Adults Education, and offer reflections on the challenge of Education for Young Adults and the front pedagogical perspectives in the context of school subjects. The study is qualitative, with field research in the community of St. John of the Middle Itacuruçá with investments in bibliographic sources relevant to the topic based on books, dissertations, theses, articles, websites. The results punctuate the importance of the riparian quilombola knowledge in the community and, how the duties of the Education of the Youth and Adults, which is in the midst of political organization, has contributed to new directions of an education geared to the specifics of their subjects. However, the community of St. John, with the knowledge of their own political organizations, still can not innovate pedagogically in Youth and Adults Education, although prospects for change are present.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42358-
dc.date.accessioned2025-07-02T12:54:27Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T12:54:27Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSaberes ribeirinhos quilombolaspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de São João do Médio Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectQuilombo São João do Médio Itacuruçápt_BR
dc.subjectQuilombolas ribeirinhospt_BR
dc.subjectRibeirinhos - Parápt_BR
dc.subjectVida ribeirinhapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - ribeirinhos quilombolaspt_BR
dc.subjectSaberes sociais e culturais quilombolaspt_BR
dc.subjectEscolas quilombolaspt_BR
dc.subjectOlarias - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectAçaí - manejo - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectKnowledge of riverside quilombolaspt_BR
dc.subjectRiverside quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola Community of São João do Médio Itacuruçá - Abaetetuba - PApt_BR
dc.subjectQuilombo São João do Médio Itacuruçápt_BR
dc.subjectRiverside communities - Parápt_BR
dc.subjectRiverside lifept_BR
dc.subjectEducation of young people and adults - riverside quilombolaspt_BR
dc.subjectSocial and cultural knowledge of quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola schoolspt_BR
dc.subjectPottery factories - quilombola communitiespt_BR
dc.subjectAçaí - management - quilombola communitiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARDOSO, Maria Bárbara da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2924-
dc.identifier.citationCARDOSO, Maria Barbara da Costa. Saberes ribeirinhos quilombolas e sua relação com a educação de jovens e adultos da Comunidade de São João do Médio Itacuruçá, Abaetetuba/PA. 2012. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA BARBARA DA COSTA CARDOSO - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO 2012.pdfMaria Bárbara da Costa Cardoso - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação 20122.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.