Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, M. J. P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188140606444879pt_BR
dc.contributor.advisor1VIDEIRA, Piedade Lino.-
dc.contributor.advisor1IDVIDEIRA, P. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269580489108934pt_BR
dc.contributor.referee1PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito.-
dc.contributor.referee1IDPAIXÃO, E. S. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8552302919151267pt_BR
dc.contributor.referee2CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão.-
dc.contributor.referee2IDCUSTÓDIO, E. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819683729192070pt_BR
dc.contributor.referee3PACHECO, Agenor Sarraf.-
dc.contributor.referee3IDPACHECO, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5839293025434267pt_BR
dc.contributor.referee4REIS, Marcos Vinicius de Freitas.-
dc.contributor.referee4IDREIS, M. V. F.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0706355533898912pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada, "Se eu não fizer o bem, o mal não faço!": as práticas culturais/religiosas afroindígenas do Quilombo do Cria-ú e o currículo de Ensino Religioso da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, objetiva discutir como estão configuradas as práticas religiosas das benzedeiras do Quilombo do Cria-ú e como estas práticas são abordadas no currículo de Ensino Religioso da escola da comunidade. Trata-se de um estudo de caso de tipo etnográfico, de natureza qualitativa e com técnicas de pesquisa: a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e a descrição densa dos fatos encontrados em campo. A finalidade da mesma é analisar como se configuram as experiências religiosas vivenciadas pelas benzedeiras criauenses e como tais vivências estão dispostas no currículo oficial da disciplina de Ensino Religioso da escola da comunidade. Os resultados apontam que no Quilombo do Cria-ú, assim como em toda a região amazônica, os trabalhos físicos e espirituais desenvolvidos pelas benzedeiras, como benzeções, passes, aconselhamentos, partos, massagens, produção de garrafadas, banhos e chás de plantas medicinais, entre outras atividades, são muito recorridos e compõem a identidade afroindígena local. Os resultados apontam também, que mesmo estando localizada em uma área quilombola e ser regimentada por legislações específicas, a prática do Ensino Religioso, ministrado do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, ainda segue padrões confessionais, reduzindo os conteúdos ministrados em sala de aula a valores e princípios morais do cristianismo, não considerando os elementos afroindígenas da religiosidade local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFAPpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.title“Se eu não fizer o bem, o mal eu não faço!”: as práticas culturais/religiosas afroindígenas do quilombo do Cria-Ú e o currículo de ensino religioso da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio.pt_BR
dc.date.issued2019-04-29-
dc.description.abstractThe present dissertation, "If I do not do good, I will not do evil!". The cultural/religious Afroindiginas pratices of the Cria-ú Quilombo and the Religious Education curriculum of Quilombo?s State School José Bonifácio. Aims to discuss how the religious practices of the Cria-ú Quilombo and how these practices are addressed in the curriculum Religious Education in community school. It is dealing with an ethnographic case study, qualitative and research techniques; the participant observation, the semistructured interviews and the description of the facts found in campus research. Purpose of present dissertation is to analyze how it is configured as religious experiences manifested in Cria-ú?s benzedeiras and how such manifestations are arranged in official curriculum of the Religious Education in community school. The results show that in Cria-ú Quilombo, as well as throughout the Amazon region, the physical and spiritual works developed by benzendeiras, such as blessings, energizing, counseling, childbirths, massages, cocktails in bottles, spiritual baths and medicinal herbal teas, among other activities, are very resort and make up the local Afroindigena identity. The results that also appear, are subject to a area?s quilombo and regimented by specific legislations, the practice of Religious Education, taught from the kindergarten of Elementary School, of State School Quilombo José Bonifácio, still follows denominational standards, reducing the contentes taught in classroom, to moral values and principles of Christianity, it is not considering the Afroindigenismo elements of local religiosity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42320-
dc.date.accessioned2025-06-30T20:44:52Z-
dc.date.available2025-06-30-
dc.date.available2025-06-30T20:44:52Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo do Cria-ú - Macapá- APpt_BR
dc.subjectEnsino religioso - Escola Estadual Quilombola José Bonifácio - Macapá - APpt_BR
dc.subjectPráticas culturais religiosas afroindígenaspt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Amapá - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade quilombola do Cria-ú - Macapá - APpt_BR
dc.subjectReligious education - José Bonifácio Quilombola State School - Macapá - APpt_BR
dc.subjectAfro-indigenous religious cultural practicespt_BR
dc.subjectBlack culturept_BR
dc.subjectFederal University of Amapá - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombola educationpt_BR
dc.subjectCria-ú Quilombola community - Macapá - APpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Moisés de Jesus Prazeres dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal do Amapá.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relationhttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/451-
dc.identifier.citationBEZERRA, Moisés de Jesus Prazeres dos Santos. “Se eu não fizer o bem, o mal eu não faço!”: as práticas culturais/religiosas afroindígenas do quilombo do Cria-Ú e o currículo de ensino religioso da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio. 2019.155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Amapá, Macapá - AP - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOISÉS DE JESUS PRAZERES DOS SANTOS BEZERRA - DISSERTAÇÃO NORTE 1 UNIFAP PPG EDUCAÇÃO 2019.pdfMoisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra - Dissertação Norte 1 UNIFAP PPG Educação 20194.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.