Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENDES, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3104884103132570pt_BR
dc.contributor.advisor1HILÁRIO, Rosangela Aparecida.-
dc.contributor.advisor1IDHILARIO, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819241283467661pt_BR
dc.contributor.referee1ZUIN, Aparecida Luzia Alzira.-
dc.contributor.referee1IDZUIN, A. L. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1584841068017210pt_BR
dc.contributor.referee2MELLO, Marina Pereira de Almeida.-
dc.contributor.referee2IDMELLO, M. P. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2995849049404966pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo central analisar o impacto do Currículo de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) na ascensão e assunção de mulheres pretas ao oficialato, um espaço de poder militar predominantemente masculino. Como objetivo específico, avaliar como a interseccionalidade determina a mobilidade social das mulheres pretas, pobres e periféricas nesses espaços de poder, neste caso específico, junto ao oficialato de combate da PMRO, considerando-se a seguinte questão investigativa: como o lugar de fala, o gênero e a raça se traduzem em avanços, ou não, no percurso profissional dessas mulheres? Como fundamentos teóricos para a análise da interseccionalidade, procurou-se suporte nos estudos de autores como Davis (2016), Lorde (2009) e Akotirene (2019), entre outros; com relação ao currículo, a análise se apoiou nos teóricos Silva (2010) e Sacristán (2000). Além disso, houve a necessidade de se buscar referências nos percursos formativos de mulheres oficiais por meio da recuperação da memória dos cursos, na legislação que ampara as formações e em normativas internas da PMRO. Tais informações foram coletadas por meio de um trabalho de arqueologia documental. A hipótese aventada é a de que, apesar de todas as dificuldades, a mulher negra tem alcançando o oficialato na PMRO, ainda que em uma quantidade aquém da representação percentual na sociedade. A análise do currículo de formação de oficial, bem como o confronto entre o referencial teórico e os avanços no percurso profissional das oficialas pretas sinalizam para o fato de que raça, gênero e lugar de onde falam têm impacto decisivo para definir qual lugar da cadeia de comando será ocupado pelas mulheres pretas que vencem a barreira e conseguem atingir o status de oficial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUNIR-ROpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCurrículo e interseccionalidade: construção do espaço de poder da mulher preta Oficial Combatente da PMRO.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to analyze the impact of the Curriculum for the Training of Officers of the Military Police of Rondônia (PMRO) on the rise and assumption of black women to the officialate, a predominantly male military power space. As a specific objective, we sought to evaluate how intersectionality determines the social mobility of black, poor and peripheral women in these spaces of power, in this specific case, in the PMRO combat officialate, considering the following investigative question: how the place speech, gender and race translate into advances, or not, in the professional path of these women? As theoretical foundations for the analysis of intersectionality, support was sought in the studies of authors such as Davis (2016), Lorde (2009) and Akotirene (2019), among others; regarding the curriculum, the analysis was supported by theorists like Silva (2010) and Sacristán (2000). In addition, there was a need to seek references in the training courses of official women through the recovery of the memory of the courses, in the legislation that supports the training and also in internal rules of the PMRO. Such information was collected through documentary archeology work. The hypothesis suggested is that, in spite of all the difficulties, the black woman has achieved the official status in PMRO, although in an amount below the percentage representation in society. The analysis of the officer training curriculum, as well as the confrontation between the theoretical framework and the advances in the professional career of black officers signal the fact that race, gender and the place from which they speak have a decisive impact in defining which place in the chain command will be occupied by black women who overcome the barrier and achieve official status.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42319-
dc.date.accessioned2025-06-30T20:34:09Z-
dc.date.available2025-06-30-
dc.date.available2025-06-30T20:34:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres pretaspt_BR
dc.subjectMulher negra - PMROpt_BR
dc.subjectPolítica Militar de Roraima - mulheres negraspt_BR
dc.subjectEspaço de poder - mulheres negraspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
dc.subjectSanto Antônio do Guaporé - Rondôniapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectLideranças quilombolas femininaspt_BR
dc.subjectTereza de Benguela - líder quilombola - Capitania do Mato Grossopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectFormação de Oficiais - PMROpt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectBlack women - PMROpt_BR
dc.subjectMilitary Policy of Roraima - black womenpt_BR
dc.subjectSpace of power - black womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Communitypt_BR
dc.subjectSanto Antônio do Guaporé - Rondôniapt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectFemale quilombola leaderspt_BR
dc.subjectTereza de Benguela - quilombola leader - Captaincy of Mato Grossopt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectOfficer Training - PMROpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENDES, Michelly da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCurriculum and intersectionality: construction of the power space of the PMRO combatant black woman.pt_BR
dc.relationhttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3875-
dc.identifier.citationMENDES, Michelly da Silva. Currículo e interseccionalidade: construção do espaço de poder da mulher preta Oficial Combatente da PMRO. 2020. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho - RO - Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELLY DA SILVA MENDES - DISSERTAÇÃO NORTE 1 UNIR-RO PPG EDUCAÇÃO 2020.pdfMichelly da Silva Mendes - Dissertação Norte 1 UNIR-RO Educação 20203.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.