Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42319
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MENDES, M. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3104884103132570 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | HILÁRIO, Rosangela Aparecida. | - |
dc.contributor.advisor1ID | HILARIO, R. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8819241283467661 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ZUIN, Aparecida Luzia Alzira. | - |
dc.contributor.referee1ID | ZUIN, A. L. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1584841068017210 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | MELLO, Marina Pereira de Almeida. | - |
dc.contributor.referee2ID | MELLO, M. P. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2995849049404966 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo central analisar o impacto do Currículo de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) na ascensão e assunção de mulheres pretas ao oficialato, um espaço de poder militar predominantemente masculino. Como objetivo específico, avaliar como a interseccionalidade determina a mobilidade social das mulheres pretas, pobres e periféricas nesses espaços de poder, neste caso específico, junto ao oficialato de combate da PMRO, considerando-se a seguinte questão investigativa: como o lugar de fala, o gênero e a raça se traduzem em avanços, ou não, no percurso profissional dessas mulheres? Como fundamentos teóricos para a análise da interseccionalidade, procurou-se suporte nos estudos de autores como Davis (2016), Lorde (2009) e Akotirene (2019), entre outros; com relação ao currículo, a análise se apoiou nos teóricos Silva (2010) e Sacristán (2000). Além disso, houve a necessidade de se buscar referências nos percursos formativos de mulheres oficiais por meio da recuperação da memória dos cursos, na legislação que ampara as formações e em normativas internas da PMRO. Tais informações foram coletadas por meio de um trabalho de arqueologia documental. A hipótese aventada é a de que, apesar de todas as dificuldades, a mulher negra tem alcançando o oficialato na PMRO, ainda que em uma quantidade aquém da representação percentual na sociedade. A análise do currículo de formação de oficial, bem como o confronto entre o referencial teórico e os avanços no percurso profissional das oficialas pretas sinalizam para o fato de que raça, gênero e lugar de onde falam têm impacto decisivo para definir qual lugar da cadeia de comando será ocupado pelas mulheres pretas que vencem a barreira e conseguem atingir o status de oficial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências da Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIR-RO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Currículo e interseccionalidade: construção do espaço de poder da mulher preta Oficial Combatente da PMRO. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this dissertation is to analyze the impact of the Curriculum for the Training of Officers of the Military Police of Rondônia (PMRO) on the rise and assumption of black women to the officialate, a predominantly male military power space. As a specific objective, we sought to evaluate how intersectionality determines the social mobility of black, poor and peripheral women in these spaces of power, in this specific case, in the PMRO combat officialate, considering the following investigative question: how the place speech, gender and race translate into advances, or not, in the professional path of these women? As theoretical foundations for the analysis of intersectionality, support was sought in the studies of authors such as Davis (2016), Lorde (2009) and Akotirene (2019), among others; regarding the curriculum, the analysis was supported by theorists like Silva (2010) and Sacristán (2000). In addition, there was a need to seek references in the training courses of official women through the recovery of the memory of the courses, in the legislation that supports the training and also in internal rules of the PMRO. Such information was collected through documentary archeology work. The hypothesis suggested is that, in spite of all the difficulties, the black woman has achieved the official status in PMRO, although in an amount below the percentage representation in society. The analysis of the officer training curriculum, as well as the confrontation between the theoretical framework and the advances in the professional career of black officers signal the fact that race, gender and the place from which they speak have a decisive impact in defining which place in the chain command will be occupied by black women who overcome the barrier and achieve official status. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42319 | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T20:34:09Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30 | - |
dc.date.available | 2025-06-30T20:34:09Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres pretas | pt_BR |
dc.subject | Mulher negra - PMRO | pt_BR |
dc.subject | Política Militar de Roraima - mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Espaço de poder - mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Santo Antônio do Guaporé - Rondônia | pt_BR |
dc.subject | Mulheres quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Lideranças quilombolas femininas | pt_BR |
dc.subject | Tereza de Benguela - líder quilombola - Capitania do Mato Grosso | pt_BR |
dc.subject | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.subject | Formação de Oficiais - PMRO | pt_BR |
dc.subject | Black women | pt_BR |
dc.subject | Black women - PMRO | pt_BR |
dc.subject | Military Policy of Roraima - black women | pt_BR |
dc.subject | Space of power - black women | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Community | pt_BR |
dc.subject | Santo Antônio do Guaporé - Rondônia | pt_BR |
dc.subject | Quilombola women | pt_BR |
dc.subject | Female quilombola leaders | pt_BR |
dc.subject | Tereza de Benguela - quilombola leader - Captaincy of Mato Grosso | pt_BR |
dc.subject | Intersectionality | pt_BR |
dc.subject | Officer Training - PMRO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MENDES, Michelly da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Rondônia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Curriculum and intersectionality: construction of the power space of the PMRO combatant black woman. | pt_BR |
dc.relation | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3875 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Michelly da Silva. Currículo e interseccionalidade: construção do espaço de poder da mulher preta Oficial Combatente da PMRO. 2020. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho - RO - Brasil, 2020. | pt_BR |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MICHELLY DA SILVA MENDES - DISSERTAÇÃO NORTE 1 UNIR-RO PPG EDUCAÇÃO 2020.pdf | Michelly da Silva Mendes - Dissertação Norte 1 UNIR-RO Educação 2020 | 3.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.