Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, C. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9505736197738763pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Cariacás Romão dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. C. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0031719315013253pt_BR
dc.contributor.referee1PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito.-
dc.contributor.referee1IDPAIXÃO, E. S. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8552302919151267pt_BR
dc.contributor.referee2SGARBI, Antônio Donizetti.-
dc.contributor.referee2IDSGARBI, A. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9637068474044846pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema: autoavaliação do ideário feminista e sua práxis educativa em contraste com as críticas recebidas. O questionamento que norteia a pesquisa é: como mulheres atravessadas pelo feminismo desenvolvem práxis educativas em diferentes projetos sociais avaliam suas atuações em face das críticas recebidas? Objetiva interpretar a autoavaliação da práxis educativa elaborada por mulheres atravessadas pelo feminismo que atuam em projetos sociais em Macapá/Amapá. Além dos objetivos específicos que visam expor e refletir sobre a conjuntura do feminismo e sua relação com gênero; descrever a construção do feminismo amapaense a partir da reflexão e autoavaliação das participantes da pesquisa; contrastar em perspectiva hermenêutico-terapêutica o ideário feminista em relação às críticas recebidas e apontar as reformulações do ideário das feministas envolvidas na pesquisa por meio da práxis provocada nos exercícios de autoavaliação mediada pelo contraste de posicionamentos. O estudo conta com a colaboração/participação de 07 (sete) mulheres que se identificam como feministas e desenvolvem suas atividades em projetos sociais imbuídas pelo ideário feminista. O aporte teórico fundamenta-se na autocrítica feminista (HOOKS, 2018), (BUTLER, 2021), (TIBURI, 2018), e a práxis educativa (GOHN, 2013) e (FREIRE, 2018). Trata-se de pesquisa aplicada e caracteriza-se como pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, utilizamos o método hermenêutico e seguimos os procedimentos metodológicos da formativapesquisa, utilizando a entrevista narrativa para coleta dos dados e análise temática para compreensão e interpretação dos dados. Buscou-se atingir como resultado a produção de textos científicos, tais como artigos e a dissertação resultante do estudo, relativos ao tema bem como proporcionar o protagonismo das participantes permitindo debate e reflexão a partir de suas autoavaliações e participação em atividades programadas e previamente agendadas como parte integrante dos procedimentos metodológicos que se dividiram em quatro fases incluindo a realização de três entrevistas. Desse modo observa-se que na práxis educativa feminista ocorre um duplo movimento de reflexão, primeiro na formação crítica das mulheres atuantes e em segundo lugar nos indivíduos mulheres/homens, independente de classificação de gênero, que recepcionam as atividades propostas e desenvolvidas. O que permite concluir que a práxis feminista na atuação das referidas mulheres possibilita reconhecimento, valorização e produção de saberes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFAPpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAutoavaliação da práxis educativa em projetos sociais realizada por mulheres atravessadas pelo feminismo em Macapá - Amapá.pt_BR
dc.date.issued2023-05-12-
dc.description.abstractThe theme of the this study is: self-assessment of the feminist ideology and its educational praxis in contrast with the criticisms received. The question that guides the research is: how do women that identify themselves as feminits develop educational praxis in different social projects and evaluate their actions in the face of the criticisms received? It aims to interpret the self-assessment of the educational praxis elaborated by women that stand for feminism who work in social projects in Macapá/Amapá. In addition to the specific objectives that aim to expose and chew over the conjuncture of feminism and its relationship with gender; describing the construction of feminism carried out in Amapá based on the reflection and self-assessment of the research participants; to contrast, in a hermeneutic-therapeutic perspective, the feminist ideology in relation to the criticisms received and to point out the reformulations of the ideology of the feminists involved in the research through the praxis provoked in the exercises of self-evaluation analysed by the contrast of positions. The study relies on the collaboration/participation of 07 (seven) women who identify themselves as feminists and develop their activities in social projects imbued with feminist ideas. The theoretical contribution is based on feminist self-criticism (HOOKS, 2018), (BUTLER, 2021), (TIBURI, 2018), and educational praxis (GOHN, 2013) and (FREIRE, 2018). This is an applied research and is characterized as a descriptive exploratory research with a qualitative approach, we use the hermeneutic method and follow the methodological procedures of formative research, using the narrative interview for data collection and thematic analysis for understanding and interpretation of the data. The aim was to achieve the production of scientific texts, such as articles and the dissertation resulting from the study, related to the theme as a result, as well as to provide the protagonism of the participants, allowing debate and reflection based on their selfassessments and participation in programmed and previously scheduled activities such as an integral part of the methodological procedures that were divided into four phases, including three interviews. In this way, it is observed that in the feminist educational praxis there is a double movement of reflection, first in the critical formation of the active women and secondly in the women/men individuals, regardless of gender classification, who embraces the activities. This allows us to conclude that the feminist praxis in the performance of these women enables recognition, appreciation and production of knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42317-
dc.date.accessioned2025-06-30T20:10:17Z-
dc.date.available2025-06-30-
dc.date.available2025-06-30T20:10:17Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPráxis educativapt_BR
dc.subjectProjetos sociaispt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectAutocrítica feministapt_BR
dc.subjectMulheres negras - Amapápt_BR
dc.subjectInstituto de Mulheres Negras do Amapá - IMENApt_BR
dc.subjectMulheres quilombolas - Amapápt_BR
dc.subjectIlha Redonda - AM - moradores quilombolaspt_BR
dc.subjectAssociação de Moradores Quilombolas de Ilha Redondapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Ilha Redonda - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectTerra Quilombola Ilha Redonda - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectQuilombo Ilha Redonda - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Amapá - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectEducational praxispt_BR
dc.subjectSocial projectspt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectFeminist self-criticismpt_BR
dc.subjectBlack women - Amapápt_BR
dc.subjectInstitute of Black Women of Amapá - IMENApt_BR
dc.subjectQuilombola women - Amapápt_BR
dc.subjectIlha Redonda - AM - quilombola residentspt_BR
dc.subjectIlha Redonda Quilombola Residents Associationpt_BR
dc.subjectIlha Redonda Quilombola Community - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectIlha Redonda Quilombola Land - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectIlha Redonda Quilombo - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectFederal University of Amapá - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Cristiana Rodrigues de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Amapápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relationhttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1591-
dc.identifier.citationOLIVEIRA. Cristiana Rodrigues de. Autoavaliação da práxis educativa em projetos sociais realizada por mulheres atravessadas pelo feminismo em Macapá - Amapá. 2023. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Amapá, Macapá - AM - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO NORTE 1 UNIFAP PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfCristiana Rodrigues de Oliveira - Dissertação Norte 1 UNIFAP PPG Educação 20231.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.