Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCASTRO, B. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4524904786254943pt_BR
dc.contributor.advisor1FOSTER, Eugenia da Luz Silva.-
dc.contributor.advisor1IDFOSTER, E.L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4609696110268688pt_BR
dc.contributor.referee1BRITO, Ângela do Céu Ubaiara.-
dc.contributor.referee1IDBRITO, A. C. U.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2696181179461504pt_BR
dc.contributor.referee2CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão.-
dc.contributor.referee2IDCUSTÓDIO, E. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8819683729192070pt_BR
dc.description.resumoA educação das relações raciais tem sido discutida em todo Brasil nos últimos tempos. Contudo, para que haja a superação do racismo e seus desdobramentos, é essencial um trabalho efetivo da coletividade em prol desse movimento. Nesse contexto, a universidade como uma importante instituição na formação de professores tem o papel de articular conhecimentos necessários para o resgate positivo da presença negra na sociedade brasileira. Para tanto, é preciso efetivar práticas e políticas antirracistas nos currículos escolares e universitários. Este estudo tem como objetivo principal analisar a percepção dos estudantes sobre a contribuição da educação para as relações raciais na formação docente do curso de Pedagogia, para o enfrentamento ao racismo. A pesquisa se configura em um estudo de caso com enfoque em abordagem qualitativa. A metodologia para coleta de dados materializa-se na pesquisa bibliográfica, documental e de campo, buscando dar visibilidade à percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia através de questionário e entrevista semiestruturada. Para o tratamento de dados utilizou-se a Análise do Conteúdo de Bardin (2016), tanto para discorrer sobre os documentos pertinentes a este estudo quanto para analisar as percepções dos sujeitos. Os resultados apontaram para o fato de que os estudantes percebem a relevância dessa temática na formação de professores, uma vez que esse processo pode redimensionar o olhar, por meio de uma consciência crítica e reflexiva e da descolonização do currículo, das práticas pedagógicas, e principalmente das mentes. Assim, na perspectiva de trazer a lume questões sobre as relações raciais na formação docente, tendo em vista os avanços sobre essa temática no âmbito universitário amapaense, com recorte no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), vislumbrando reflexões e práticas pedagógicas para o enfrentamento ao racismo, é que este estudo visa contribuir, considerando assim, a importância da educação para as relações raciais na formação de professores para o combate às práticas racistas na educação formal e demais espaços sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUNIFAPpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePercepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a questão da educação para as relações raciais na formação inicial.pt_BR
dc.date.issued2023-05-15-
dc.description.abstractThe education of race relations has been discussed throughout Brazil in recent times. However, for racism and its consequences to be overcome, an effective work of the community in favor of this movement is essential. In this context, the university as an important institution in the training of teachers has the role of articulating knowledge necessary for the positive rescue of the black presence in Brazilian society. To do so, it is necessary to implement Anti-Racist practices and policies in school and university curricula. Thus, this study has as main objective to analyze the perception of students about the contribution of education to race relations in the teacher training of the Pedagogy course, to confront racism. The research is configured in a case study with a focus on a qualitative approach. The methodology for data collection is materialized in bibliographical, documentary and field research, seeking to give visibility to the perception of the academics of the Pedagogy course through semi-structured interviews. For data treatment, Bardin's Content Analysis (2016) was used, both to discuss the documents pertinent to this study and to analyze the perceptions of the subjects. The results pointed to the fact that students perceive the relevance of this theme in teacher education, since this process can resize the look, through a critical and reflective awareness and the decolonization of the curriculum, pedagogical practices, and especially minds. Thus, in the perspective of bringing to light questions about race relations in teacher education, in view of the advances on this theme in the Amapaense university context, with a focus on the Pedagogy course of the Federal University of Amapá (UNIFAP), envisioning reflections and pedagogical practices to confront racism, this study aims to contribute, considering thus, the importance of education for race relations in the training of teachers to combat racist practices in formal education and other social spaces.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42316-
dc.date.accessioned2025-06-30T19:30:12Z-
dc.date.available2025-06-30-
dc.date.available2025-06-30T19:30:12Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectAmapá - relações raciais e educaçãopt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectQuestão racial negrapt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogia - UNIFAPpt_BR
dc.subjectQuilombo de Curiaú - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Curiaú - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectRacial relationspt_BR
dc.subjectContent analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectAmapá - racial relations and educationpt_BR
dc.subjectBlack culturept_BR
dc.subjectBlack racial issuept_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectPedagogy course - UNIFAPpt_BR
dc.subjectQuilombo de Curiaú - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Curiaú - Macapá - AMpt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCASTRO, Betel Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Amapápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Betel Pereira de. Percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a questão da educação para as relações raciais na formação inicial. 2023. 193f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Amapá, Macapá - AP - Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BETEL PEREIRA DE CASTRO - DISSERTAÇÃO NORTE 1 UNIFAP PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfBetel Pereira de Castro - Dissertação Norte 1 UNIFAP PPG Educação 20232.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.