Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRAULE, G. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859604806497058pt_BR
dc.contributor.advisor1BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo.-
dc.contributor.advisor1IDBRASILEIRO, T. S. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7125374751055075pt_BR
dc.contributor.referee1NEZ, Egeslaine de.-
dc.contributor.referee1IDNEZ, E.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197279063733225pt_BR
dc.contributor.referee2CARDOSO, Juciene Ricarte.-
dc.contributor.referee2IDCARDOSO, J. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938937338148950pt_BR
dc.contributor.referee3BARBA, Clarides Henrich de.-
dc.contributor.referee3IDBARBA, C. H.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572407003327880pt_BR
dc.contributor.referee4MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento.-
dc.contributor.referee4IDMASCARENHAS, S. A. N.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753pt_BR
dc.contributor.referee5GHEDIN, Evandro Luiz.-
dc.contributor.referee5IDGHEDIN, E. L.pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679pt_BR
dc.description.resumoEsta Carta-Tese em Educação na Amazônia ousa ao estabelecer como objetivo geral: construir uma teoria conceitual de EcoUniversidade Pan-Amazônica como território socioeducativo e científico fundamentado na cultura, no ambiente e na sociedade em que vivem as/aos egressas/os de graduação (2010-2023) do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus localizado na microrregião do Alto Solimões na fronteira Brasil, Peru e Colômbia. Para isso, alcançamos os objetivos específicos: i) criar uma epistemologia voltada à luz dos saberes e vivências cotidianas de seres bio-históricoculturais em seu ambiente natural e cultural de interação e integração social, ii) apresentar uma teoria de educação promovedora do bem-viver indígena e do viver-bem não indígena a partir das reflexões dos saberes experienciais e conhecimentos construídos em educação na região amazônica; iii) desenvolver um método de pesquisa considerando o sentir/cosmosentir, o saber/cosmovisão e do viver bem/bem-viver dos participantes; iv) verificar como a diversidade étnica e sociocultural se apresenta nos documentos oficiais da Universidade campo do estudo que estejam relacionados e o reconhecimento do ser indígena desde as políticas internacionais às institucionais de ensino superior; v) conhecer o perfil pessoal, étnico, acadêmico-profissional de egressas/os de graduação, e suas percepções, impressões e perspectivas quanto à Educação Superior e a Universidade; vi) Conceituar EcoUniversidade a partir das expressões orais, escritas e imagéticas e seus possíveis indicativos de uma instituição ecouniversitária. Este estudo de caso qualitativo traz em seu bojo um conteúdo (objeto) transdisciplinar, com base crítica-decolonial (Freire,1969; Walsh, 2015), meta-epistemológica contextual (Vargas, 2022), da filosofia da complexidade (Morin, 2000), da filosofia do bem-viver (Acosta, 2016; Krenak, 2000) e da epistemologia da ecoculturalidade (Braule; Brasileiro, 2021) criada no início do doutoramento. A RSL (Revisão Sistemática de Literatura) analisa estudos sobre Universidade e Sociabilidade/Interculturalidade/Sustentabilidade e evidencia avanços e lacunas quanto as premissas da ecoculturalidade. A análise do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e PPI (Plano Pedagógico Institucional) observa que a Universidade vivenciada pelas(os) egressas (os) contemplam a diversidade, o ser indígena e oriundo de populações tradicionais, contudo as premissas ecoculturais nos PPCs (Projetos Pedagógicos de Cursos) se apresentam com pouca evidência e não se constituem como pilares para educação universitária. O método de tessitura humano-ecológica, criado nesta pesquisa educacional, norteou o estudo empírico no qual o participante como colaborador e ser em possível transformação se põe a tecer seus saberes e fazeres ecoculturais junto aos demais (re)construindo o seu sentir/cosmosentir enquanto ser da natureza. O estudo de campo ocorreu em duas fases: 1ª) aplicação do questionário survey I à população de 1.321 egressas(os) com 453 respondentes, gerando uma amostra inicial; 2ª) aplicação de questionário survey II, círculos de conversa, entrevista semiestruturada e oficinas denominadas de tapiris, ocas e cestarias ecoculturais com grupo amostral de 28 participantes a partir dos respondentes, mediante critérios de inclusão/exclusão, com equivalência de curso, indígena e não-indígena e gênero. Estes percebem sua Universidade como campo de múltiplos seres, saberes e culturas, contudo, salientam a necessidade de maior escuta e valorização dos saberes locais; também conceituam EcoUniversidade como Universidade Ecocultural de multimundos em conexões epistêmicas, culturais e ambientais. Assim, se conceitua EcoUniversidade Pan-Amazônica como campo da Educação Superior e das Ciências com a missão de cultivar o saber com premissas epistêmicas e práticas ecoculturais para o "viver bem" e o "bem-viver" entre os povos que a constituem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIApt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEcouniversidade Pan-Amazônica: cartas ecoculturais e tessitura humano-ecológica no Alto Solimões/AM.pt_BR
dc.date.issued2024-04-05-
dc.description.abstractThis Thesis Letter in Education in the Amazon dares to establish as its general objective: to construct a conceptual theory of the Pan-Amazonian Eco-University as a socio-educational and scientific territory based on the culture, environment and society in which the undergraduate graduates (2010-2023) of the Institute of Nature and Culture (INC) of the Federal University of Amazonas (Ufam) live, a campus located in the micro-region of Alto Solimões on the border between Brazil, Peru and Colombia. To this end, we achieve the following specific objectives: i) to create an epistemology focused on the knowledge and daily experiences of biohistoricalcultural beings in their natural and cultural environment of interaction and social integration, ii) to present a theory of education that promotes indigenous well-being and non-indigenous well-being based on reflections on experiential knowledge and knowledge constructed in education in the Amazon region; iii) develop a research method considering the feeling/cosmosentiment, knowledge/cosmovision and living well/well-being of the participants; iv) verify how ethnic and sociocultural diversity is presented in the official documents of the University field of study that are related and the recognition of the indigenous being from international policies to higher education institutions; v) know the personal, ethnic, academic-professional profile of undergraduate graduates, and their perceptions, impressions and perspectives regarding Higher Education and the University; vi) Conceptualize EcoUniversity based on oral, written and visual expressions and their possible indicators of an eco-university institution. This qualitative case study brings in its core a transdisciplinary content (object), with a critical-decolonial basis (Freire, 1969; Walsh, 2015), contextual metaepistemological (Vargas, 2022), philosophy of complexity (Morin, 2000), philosophy of good living (Acosta, 2016; Krenak, 2000) and the epistemology of ecoculturality (Braule; Brasileiro, 2021) created at the beginning of the doctorate. The RSL (Systematic Literature Review) analyzes studies on University and Sociability/Interculturality/Sustainability and highlights advances and gaps regarding the premises of ecoculturality. The analysis of the PDI (Institutional Development Plan) and PPI (Institutional Pedagogical Plan) shows that the University experienced by the graduates contemplates diversity, indigenous people and those who come from traditional populations. However, the ecocultural premises in the PPCs (Course Pedagogical Projects) are presented with little evidence and do not constitute pillars for university education. The human-ecological weaving method, created in this educational research, guided the empirical study in which the participant, as a collaborator and being in possible transformation, begins to weave his/her ecocultural knowledge and actions together with others, (re)constructing his/her feeling/cosmosentiation as a being of nature. The field study occurred in two phases: 1) application of the survey I questionnaire to the population of 1,321 graduates with 453 respondents, generating an initial sample; 2) application of a survey II questionnaire, conversation circles, semi-structured interviews and workshops called tapiris, huts and ecocultural basketry with a sample group of 28 participants from the respondents, using inclusion/exclusion criteria, with equivalence of course, indigenous and non-indigenous and gender. They perceive their University as a field of multiple beings, knowledge and cultures, however, they emphasize the need for greater listening and appreciation of local knowledge; they also conceptualize Ecouniversity as an Ecocultural University of multiworlds in epistemic, cultural and environmental connections. Thus, the Pan-Amazonian Ecouniversity is conceptualized as a field of Higher Education and Sciences with the mission of cultivating knowledge with epistemic premises and ecocultural practices for "living well" and "good living" among the peoples that constitute it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42314-
dc.date.accessioned2025-06-30T18:48:17Z-
dc.date.available2025-06-30-
dc.date.available2025-06-30T18:48:17Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAutoria feminina quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolas na ciênciapt_BR
dc.subjectTese - UFPA - mulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAmazônia - quilombolaspt_BR
dc.subjectEcoculturalidadept_BR
dc.subjectEducação ecoculturalpt_BR
dc.subjectEcoUniversidade Pan-Amazônicapt_BR
dc.subjectInstituto de Natureza e Cultura - UFAMpt_BR
dc.subjectAlto Solimões - educaçãopt_BR
dc.subjectRevisão sistemática de literaturapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectFilosofia da complexidade - Morinpt_BR
dc.subjectPlano de Desenvolvimento Institucional - PDIpt_BR
dc.subjectPlano Pedagógico Institucional - PPIpt_BR
dc.subjectTessitura humano-ecológica - métodopt_BR
dc.subjectMujeres quilombolaspt_BR
dc.subjectAutoría femenina quilombolapt_BR
dc.subjectMujeres quilombolas en la cienciapt_BR
dc.subjectTesis - UFPA - mujeres quilombolaspt_BR
dc.subjectAmazonía - quilombolaspt_BR
dc.subjectEcoculturalidadpt_BR
dc.subjectEducación ecoculturalpt_BR
dc.subjectEcouniversidad Panamazónicapt_BR
dc.subjectInstituto de Naturaleza y Cultura - UFAMpt_BR
dc.subjectAlto Solimões - educaciónpt_BR
dc.subjectRevisión sistemática de la literaturapt_BR
dc.subjectEstudio de casopt_BR
dc.subjectFilosofía de la complejidad - Morinpt_BR
dc.subjectPlan de Desarrollo Institucional - PDIpt_BR
dc.subjectPlan Pedagógico Institucional - PPIpt_BR
dc.subjectTejido humano-ecológico - métodopt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectQuilombola female authorshippt_BR
dc.subjectQuilombola women in sciencept_BR
dc.subjectThesis - UFPA - quilombola womenpt_BR
dc.subjectAmazon - quilombolaspt_BR
dc.subjectEcoculturalitypt_BR
dc.subjectEcocultural educationpt_BR
dc.subjectPan-Amazonian EcoUniversitypt_BR
dc.subjectInstitute of Nature and Culture - UFAMpt_BR
dc.subjectAlto Solimões - educationpt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectPhilosophy of complexity - Morinpt_BR
dc.subjectInstitutional Development Plan - PDIpt_BR
dc.subjectInstitutional Pedagogical Plan - PPIpt_BR
dc.subjectHuman-ecological fabric - methodpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAULE, Gilvânia Plácido.-
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationBRAULE, Gilvânia Plácido. Ecouniversidade Pan-Amazônica: cartas ecoculturais e tessitura humano-ecológica no Alto Solimões/AM. 2024. 395f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação em Rede, Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEsta Carta-Tesis sobre Educación en la Amazonía se atreve a establecer como objetivo general: construir una teoría conceptual de la EcoUniversidade Pan-Amazônica como territorio socioeducativo y científico basada en la cultura, el medio ambiente y la sociedad en la que viven los egresados de pregrado (2010-2023) del Instituto de Naturaleza y Cultura (INC) de la Universidad Federal de Amazonas (Ufam), campus ubicado en la microrregión del Alto Solimões, en la frontera de Brasil, Perú y Colombia. Para lograrlo, logramos objetivos específicos: i) crear una epistemología enfocada a la luz de los conocimientos y experiencias cotidianas de los seres biohistórico-culturales en su entorno natural y cultural de interacción e integración social, ii) presentar una teoría de la educación que promueva bienestar indígena y buen vivir no indígena a partir de reflexiones sobre saberes experienciales y construidos en la región amazónica; iii) desarrollar un método de investigación considerando el sentimiento/cosmosentir, el conocimiento/cosmovisión y el vivir bien/bien vivir de los participantes; iv) verificar cómo se presenta la diversidad étnica y sociocultural en los documentos oficiales de la Universidad y el reconocimiento de los pueblos indígenas desde las políticas internacionales hasta las instituciones de educación superior; v) conocer el perfil personal, étnico, académico-profesional de los egresados de pregrado, y sus percepciones, impresiones y perspectivas respecto de la Educación Superior y la Universidad; vi) Conceptualizar la EcoUniversidad a partir de expresiones orales, escritas y visuales y sus posibles indicios de una institución ecouniversitaria. Este estudio de caso cualitativo trae consigo un contenido (objeto) transdisciplinario, con una base crítico-descolonial (Freire, 1969; Walsh, 2015), metaepistemológica contextual (Vargas, 2022), la filosofía de la complejidad (Morin, 2000), la filosofía del buen vivir (Acosta, 2016; Krenak, 2000) y la epistemología de la ecoculturalidad (Braule; Brasileiro, 2021). La Revisión Sistemática de Literatura analiza estudios sobre Universidad y Sociabilidad/Interculturalidad/Sostenibilidad y destaca avances y vacíos respecto de las premisas de la ecoculturalidad. El análisis del PDI (Plan de Desarrollo Institucional) y PPI (Plan Pedagógico Institucional) observa que la Universidad vivida por los egresados contempla la diversidad, el ser indígena y provenir de poblaciones tradicionales, sin embargo las premisas ecoculturales en los PPC (Proyectos de Cursos Pedagógicos) presentan poco evidencia y no constituyen pilares para la formación universitaria. El método de tejido humano-ecológico, creado en esta investigación educativa, guió el estudio empírico en que el participante, como colaborador y ser en posible transformación, se propone tejer sus saberes y acciones ecoculturales con otros (re)construyendo su sentir. /cosmossensación como ser de la naturaleza. El estudio de campo se desarrolló en dos fases: 1ª) aplicación del cuestionario encuesta I a la población de 1.321 egresados con 453 encuestados, generándose una muestra inicial; 2ª) aplicación de un cuestionario de encuesta II, círculos de conversación, entrevistas semiestructuradas y talleres denominados tapiris, ocas y canastas ecoculturales con un grupo muestra de 28 participantes de los encuestados, utilizando criterios de inclusión/exclusión, con equivalencia de cursos, indígenas y no indígenas. indígena-indígena y género. Perciben su Universidad como un campo de múltiples seres, saberes y culturas, sin embargo, resaltan la necesidad de maior escucha y valoración de los saberes locales; también conceptualizan la Ecouniversidad como una Universidad Ecocultural de multimundos en conexiones epistémicas, culturales y ambientales. Así, la Ecouniversidad Panazônica se conceptualiza como un campo de Educación Superior y Ciencias con la misión de cultivar conocimientos con premisas epistémicas y prácticas ecoculturales para el "vivir bien" y el "vivir bien" entre las personas que la constituyen.pt_BR
Appears in Collections:2 Região Norte do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILVÂNIA PLÁCIDO BRAULE - TESE NORTE UFPA 2 PPG EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA 2024 (1).pdfGilvânia Plácido Braule - Tese Norte UFPA 2 PPG Educação na Amazônia 20246.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.