Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42262
Title: | A Sociologia de Roberto Damatta na literatura de Machado de Assis e Lima Barreto: uma guia pedagógico para professores do ensino médio. |
Other Titles: | The Sociology of Roberto Damatta in the literature of Machado de Assis and Lima Barreto: a pedagogical guide for high school teachers. |
???metadata.dc.creator???: | LAFAYETTE, Carla Simone de Souza Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Rozenval de Almeida e. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MONTEIRO, José Marciano. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de. |
Keywords: | Ensino de Sociologia;Sociologia e literatura;Guia pedagógico;Ensino médio;Machado de Assis – crítica e interpretação;Lima Barreto – crítica e interpretação;Roberto Damatta – crítica e interpretação;Professores de sociologia;Teaching Sociology;Sociology and literature;Pedagogical guide;High school;Machado de Assis – criticism and interpretation;Lima Barreto – criticism and interpretation;Roberto Damatta – criticism and interpretation;Sociology teachers |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LAFAYETTE, Carla Simone de Souza Silva. A Sociologia de Roberto Damatta na literatura de Machado de Assis e Lima Barreto: uma guia pedagógico para professores do ensino médio. 2025. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42262 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho apresenta como produto final um guia pedagógico que tem como objetivo principal colaborar com os professores de todo o país que lecionam o componente curricular de Sociologia sem a formação superior ou continuada em Ciências Sociais. O trabalho é divido em duas partes: referencial teórico e o guia pedagógico. No referencial teórico, utilizamos a definição de conhecimento poderoso de Young (2011) e as 05 (cinco) funções universais para o ensino de Sociologia difundidas por Florestan Fernandes. A teoria de Fernandes (1954) defendia a inclusão social e o desenvolvimento das classes mais pobres da sociedade, especialmente na área da educação; consideramos a influência de Karl Mannheim nas ideias de Fernandes (1954), ao tornar-se um dos maiores defensores da ideia de que a ciência, sobretudo a Sociologia, é um instrumento privilegiado para orientar a mudança social. Por fim, utilizamos dos documentos da legislação brasileira que rege a Educação Básica no que se refere ao ensino de Sociologia no Brasil. Produzimos o guia pedagógico com 05 (cinco) lições que oportunizam aos professores a utilização de recursos metodológicos e abordagens que ofereçam aos estudantes do Ensino Médio condições para apropriar-se de conceitos e teorias sociológicas. O guia tem como base para as lições o livro O que faz o brasil, Brasil de Roberto DaMatta e as representações das relações sociais na literatura brasileira. Esperamos que as lições sirvam de arrimo para o planejamento de outras aulas. |
Abstract: | This work presents, as its final product, a didactic guide aimed at supporting Sociology teachers across Brazil4especially those teaching the Sociology curriculum component without formal higher education or continuing training in Social Sciences. The work is divided into two main sections: the theoretical framework and the teaching guide. In the theoretical framework, we draw on Young’s (2010) concept of "powerful knowledge" and Florestan Fernandes' five universal functions for Sociology teaching. Fernandes' theory (1954) advocated for social inclusion and the educational development of Brazil’s poorest social classes. We also consider the influence of Karl Mannheim on Fernandes’ ideas, recognizing Fernandes as one of the foremost proponents of Sociology as a scientific tool for guiding social change. Additionally, we discuss the Brazilian educational legislation that regulates the teaching of Sociology in basic education. The didactic guide consists of five lessons, providing teachers with methodological resources and approaches designed to help high school students engage with key sociological concepts and theories. The guide draws on Roberto DaMatta’s book O que faz brasil, Brasil and explores representations of social relations in Brazilian literature, particularly through the works of Machado de Assis and Lima Barreto. We hope these lessons will serve as a foundation and inspiration for the planning of further Sociology classes. |
Keywords: | Ensino de Sociologia Sociologia e literatura Guia pedagógico Ensino médio Machado de Assis – crítica e interpretação Lima Barreto – crítica e interpretação Roberto Damatta – crítica e interpretação Professores de sociologia Teaching Sociology Sociology and literature Pedagogical guide High school Machado de Assis – criticism and interpretation Lima Barreto – criticism and interpretation Roberto Damatta – criticism and interpretation Sociology teachers |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Sociologia. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42262 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARLA SIMONE DE SOUZA SILVA LAFAYETTE - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2025.pdf | Carla Simone de Souza Silva Lafayette. - Dissertação ProfSocio CDSA 2025 | 3.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.