Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42262
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLAFAYETTE, c. s. s. s.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9075958295094617pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rozenval de Almeida e.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803pt_BR
dc.contributor.referee1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1385-6671pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.-
dc.contributor.referee2IDLIMA, J. M. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9994199425868630pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como produto final um guia pedagógico que tem como objetivo principal colaborar com os professores de todo o país que lecionam o componente curricular de Sociologia sem a formação superior ou continuada em Ciências Sociais. O trabalho é divido em duas partes: referencial teórico e o guia pedagógico. No referencial teórico, utilizamos a definição de conhecimento poderoso de Young (2011) e as 05 (cinco) funções universais para o ensino de Sociologia difundidas por Florestan Fernandes. A teoria de Fernandes (1954) defendia a inclusão social e o desenvolvimento das classes mais pobres da sociedade, especialmente na área da educação; consideramos a influência de Karl Mannheim nas ideias de Fernandes (1954), ao tornar-se um dos maiores defensores da ideia de que a ciência, sobretudo a Sociologia, é um instrumento privilegiado para orientar a mudança social. Por fim, utilizamos dos documentos da legislação brasileira que rege a Educação Básica no que se refere ao ensino de Sociologia no Brasil. Produzimos o guia pedagógico com 05 (cinco) lições que oportunizam aos professores a utilização de recursos metodológicos e abordagens que ofereçam aos estudantes do Ensino Médio condições para apropriar-se de conceitos e teorias sociológicas. O guia tem como base para as lições o livro O que faz o brasil, Brasil de Roberto DaMatta e as representações das relações sociais na literatura brasileira. Esperamos que as lições sirvam de arrimo para o planejamento de outras aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia. Educação.pt_BR
dc.titleA Sociologia de Roberto Damatta na literatura de Machado de Assis e Lima Barreto: uma guia pedagógico para professores do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.description.abstractThis work presents, as its final product, a didactic guide aimed at supporting Sociology teachers across Brazil4especially those teaching the Sociology curriculum component without formal higher education or continuing training in Social Sciences. The work is divided into two main sections: the theoretical framework and the teaching guide. In the theoretical framework, we draw on Young’s (2010) concept of "powerful knowledge" and Florestan Fernandes' five universal functions for Sociology teaching. Fernandes' theory (1954) advocated for social inclusion and the educational development of Brazil’s poorest social classes. We also consider the influence of Karl Mannheim on Fernandes’ ideas, recognizing Fernandes as one of the foremost proponents of Sociology as a scientific tool for guiding social change. Additionally, we discuss the Brazilian educational legislation that regulates the teaching of Sociology in basic education. The didactic guide consists of five lessons, providing teachers with methodological resources and approaches designed to help high school students engage with key sociological concepts and theories. The guide draws on Roberto DaMatta’s book O que faz brasil, Brasil and explores representations of social relations in Brazilian literature, particularly through the works of Machado de Assis and Lima Barreto. We hope these lessons will serve as a foundation and inspiration for the planning of further Sociology classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42262-
dc.date.accessioned2025-06-25T21:18:27Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-06-25T21:18:27Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectSociologia e literaturapt_BR
dc.subjectGuia pedagógicopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMachado de Assis – crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLima Barreto – crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRoberto Damatta – crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de sociologiapt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectSociology and literaturept_BR
dc.subjectPedagogical guidept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectMachado de Assis – criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectLima Barreto – criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectRoberto Damatta – criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSociology teacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLAFAYETTE, Carla Simone de Souza Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Sociology of Roberto Damatta in the literature of Machado de Assis and Lima Barreto: a pedagogical guide for high school teachers.pt_BR
dc.identifier.citationLAFAYETTE, Carla Simone de Souza Silva. A Sociologia de Roberto Damatta na literatura de Machado de Assis e Lima Barreto: uma guia pedagógico para professores do ensino médio. 2025. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42262pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA SIMONE DE SOUZA SILVA LAFAYETTE - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2025.pdfCarla Simone de Souza Silva Lafayette. - Dissertação ProfSocio CDSA 20253.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.