Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42208
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFEITOSA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee2IDhttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral realizar um mapeamento dos recursos didáticos utilizados em duas escolas do campo, identificando sua importância, inserção e aplicação no contexto escolar a partir dos relatos de professores das escolas do campo: a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Firmo Santino da Silva, localizada no Quilombo Caiana dos Crioulos, município de Alagoa Grande-PB e a Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, município de Sumé-PB. Portanto, levantamos as seguintes perguntas: Quais recursos didáticos os professores das escolas do campo utilizam em sala de aula? Como esses recursos são utilizados na mediação das atividades docentes? De que forma esses recursos didáticos contribuem para o processo de ensino aprendizagem nas escolas do campo? Buscando responder essas indagações realizamos uma pesquisa qualitativa, no qual, foi elaborado e aplicado um questionário no Google Forms, sendo aplicado para cinco professores de forma online, contribuindo com suas experiências e concepções para a pesquisa. Análise das respostas dos participantes de ambas as escolas foi realizada de forma crítica e reflexiva, sobre a utilização de recursos didáticos em suas aulas, para tal, nos fundamentamos em alguns autores como: Denzin e Lincoln et al (2006), Minayo (2008), Rêgo (2006), Souza (2007), Silva (2023), foram fundamentais para fundamentação deste trabalho de pesquisa. Portanto, os recursos didáticos são utilizados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Percebe- se que a combinação de diferentes estratégias é essencial na construção dos recursos didáticos a serem utilizados em sala de aula para explicar determinadas temáticas. Diante de tudo que foi ressaltado durante essa pesquisa, é importante destacar que esses recursos didáticos são de suma importância, pois tornam as aulas mais dinâmicas e participativas incentivando o envolvimento dos alunos e seu desenvolvimento contínuo em determinados assuntos. Isso facilita a assimilação de grande parte do conteúdo proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleDiagnóstico dos recursos didáticos utilizados pelos professores nas escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.description.abstractThe general objective of this research is to investigate the importance of using teaching resources in rural schools a mediation in the teaching-learning process, based on the reports of teachers from two rural schools: the municipal school of early childhood and elementary education "Firminoo Santino da Silva", located in quilombo Caiana dos Crioulos, municipality of Alagoa Grande-PB and the school "José Bonifácio Barbosa de Andrade", municipality of Sumé-PB. Therefore, we raise the following questions: what teaching resources do teachers in rural schools use in the classroom? How are these resources used in the mediation of teaching activities? In what way do these teaching resources contribute to the teaching-learning process in rural schools? seeking to answer these questions, we conducted qualitative research, in which a questionnaire was prepared and applied in google forms, being applied to five teachers online, contributing with their experiences and conceptions to the research. The analysis of the responses of the participants from both schools was carried out in a critical and reflective manner, regarding the use of teaching resources in their classes. To this end, we based ourselves on some authors such as: Denzin and Lincoln et al (2006), Minayo (2008), Rêgo (2006), Souza (2007), Silva (2023), who were fundamental to the foundation of this research work. Therefore, teaching resources are used to facilitate the teaching and learning process of students. It is clear that the combination of different strategies is essential in the construction of teaching resources to be used in the classroom to explain certain topics. Given everything that was highlighted during this research, it is important to emphasize that these teaching resources are of utmost importance, as they make classes more dynamic and participatory, encouraging student involvement and their continuous development in certain subjects. This facilitates the assimilation of much of the proposed content.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42208-
dc.date.accessioned2025-06-11T17:53:23Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-11T17:53:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectQuilombo Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PBpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Caiana dos Crioulospt_BR
dc.subjectEscola Municipal Firmo Santino da Silva – Alagoa Grande-PBpt_BR
dc.subjectEscola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores de escolas do campo – recursos didáticospt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectQuilombo Caiana dos Crioulos – Alagoa Grande – PBpt_BR
dc.subjectQuilombola Community Caiana dos Crioulospt_BR
dc.subjectMunicipal School Firmo Santino da Silva – Alagoa Grande-PBpt_BR
dc.subjectMunicipal School José Bonifácio Barbosa de Andrade – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectTeachers of rural schools – teaching resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFEITOSA, Mônica Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis of teaching resources used by teachers in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationFEITOSA, Mônica Alves. Diagnóstico dos recursos didáticos utilizados pelos professores nas escolas do campo. 2025. 34f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42208pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONICA ALVES FEITOSA - TCC LIC. EDUCACAO DO CAMPO CDSA 2025.pdfMônica Alves Feitosa - TCC Lic. Educação do Campo CDSA 2025514.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.