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Title: Ensino de filosofia e os mitos Afro-Brasileiros: uma estratégia de combate à intolerância religiosa.
Other Titles: Teaching philosophy and Afro-Brazilian myths: a strategy to combat religious intolerance.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Jório Mágno Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Valmir.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Luciano da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NEGREIROS, Regina Coeli Araújo Trindade.
Keywords: Ensino de filosofia;Mitologia africana;Epistemicídio;Afroperspectivismo;Teaching philosophy;African mythology;Epistemicide;Afroperspectivism;Intolerância religiosa
Issue Date: 28-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Jório Mágno Oliveira de. Ensino de filosofia e os mitos Afro-Brasileiros: uma estratégia de combate à intolerância religiosa. 2025. 155 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa intitulada Ensino de filosofia como estratégia de combate a intolerância religiosa, desenvolvida na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio João Fagundes de Oliveira, na cidade de Itabaiana, agreste paraibano, oferece um ensino de filosofia que valoriza as diferentes e diversas perspectivas de pensamentos como racionalidade legitimas para o ato de filosofar. Essa proposta para o ensino de filosofia surge a partir da análise de um problema verificado nas aulas desse componente curricular, a respeito da resistência e do preconceito dos estudantes aos mitos afro-brasileiros nas aulas de Filosofia. Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar as causas dessa resistência e preconceito, verificando os motivos a partir da compreensão da origem das ideias que as sustentam, bem como elaborar e propor uma intervenção pedagógica através de uma sequência didática que apresente os mitos afro brasileiros como autênticas manifestações do pensamento deste território. Partimos da hipótese de que a causa da resistência e do preconceito dos estudantes aos mitos afro-brasileiros resulta do contexto cultural que foi legado pelo eurocentrismo aos povos colonizados e às culturas não europeias. Essa colonização empenhou-se em silenciar e apagar os conhecimentos e saberes dos povos não europeus, em particular o dos povos africanos e afro-brasileiros, até hoje percebida no ensino de filosofia pela marginalização desses conhecimentos e saberes africanos. Para isso, o presente estudo ao assumir o compromisso de promover um ensino de filosofia relevante e capaz de contribuir com a formação crítica, cidadã, plural e ética, desenvolverá uma Sequência Didática, como produto educacional, onde serão trabalhados dois mitos afro brasileiros: A transformação da Conquén (Vanda Machado) e Nanã, que fornece a lama para a modelagem do homem (Reginaldo Prandi). A abordagem metodológica da pesquisa apoia-se no afroperspectivismo como alternativa metodológica e epistemológica que promove o diálogo filosófico com diferentes culturas por considerá-las iguais, contribuindo para resistência ao domínio da racionalidade eurocêntrica, bem como na pesquisa participante que permite a construção colaborativa do conhecimentos entre professor e estudantes, a fim de realizar no espaço pedagógico da sala de aula a experiência de um saber alternativo às definições culturais, sociais e epistemológicas dominantes tão presentes nos currículos e livros didáticos de filosofia.
Abstract: La investigación titulada Enseñanza de la filosofía como estrategia de combate a la intolerancia religiosa, desarrollada en la Escuela Estatal de Educación Primaria y Secundaria João Fagundes de Oliveira, en la ciudad de Itabaiana, rural de Paraíba, ofrece una enseñanza de la filosofía que valora diferentes y diversas perspectivas de pensamiento como racionalidad legítima para el acto de filosofar. Esta propuesta para la enseñanza de la filosofía surge del análisis de un problema observado en las clases del componente curricular: la resistencia y el prejuicio de los estudiantes hacia los mitos afrobrasileños en las clases de mitología. Así, la investigación pretende analizar las causas de esta resistencia y prejuicio, verificando los motivos de esta resistencia y prejuicio a partir de comprender el origen de las ideas que la sustentan, así como desarrollar y proponer una intervención pedagógica a través de una secuencia didáctica que presenta los mitos afrobrasileños como auténticas manifestaciones del pensamiento africano y afrobrasileño. Se supone que la causa de la resistencia y el prejuicio de los estudiantes hacia los mitos afrobrasileños resulta del contexto cultural que fue legado por el eurocentrismo a los pueblos y culturas colonizados no europeos. Esta colonización se comprometió a silenciar y borrar los saberes y saberes de los pueblos no europeos, en particular el de los pueblos africanos y afrobrasileños, lo que todavía hoy se percibe en la enseñanza de la filosofía como la marginación de estos saberes y saberes africanos. Para ello, este estudio, asumiendo el compromiso de promover una enseñanza filosófica relevante capaz de contribuir a la formación crítica, cívica, plural y ética, la investigación desarrollará una Secuencia Didáctica, como producto educativo, donde se expondrán dos mitos afrobrasileños. brasileños: La transformación de Conquén (Vanda Machado) y Nanã proporciona el barro para el modelado del hombre (Reginaldo Prandi). El enfoque metodológico de la investigación se fundamenta en el afroperspectivismo como una alternativa metodológica y epistemológica que promueve el diálogo filosófico con diferentes culturas al considerarlas iguales, contribuyendo a la resistencia al predominio de la racionalidad eurocéntrica, así como la investigación participativa que permite la construcción colaborativa de conocimientos entre docente y estudiantes, con el fin de llevar a cabo en el espacio pedagógico del aula la experiencia de un conocimiento alternativo a las definiciones culturales, sociales y epistemológicas dominantes tan presentes en los currículos y libros de texto de filosofía.
Keywords: Ensino de filosofia
Mitologia africana
Epistemicídio
Afroperspectivismo
Teaching philosophy
African mythology
Epistemicide
Afroperspectivism
Intolerância religiosa
???metadata.dc.subject.cnpq???: Filosofia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42113
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

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