Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42075
Title: | “A gente consegue ir ao livro já vendo coisas que antes não percebia”: formação docente continuada e novos modos de pensar e ler o livro infantil ilustrado |
Other Titles: | "We are able to go to the book already seeing things that we didn’t notice before": continued teacher training and new ways of thinking and reading illustrated children's books. |
???metadata.dc.creator???: | VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, Márcia Tavares. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RAMOS, Fabiana. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUZA, Renata Junqueira de. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | ALVES, Hélder Pinheiro. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
Keywords: | Formação de leitores;Professor leitor;Leitura;Formação docente continuada;Livro infantil ilustrado;Reader formation;Teacher as reader;Reading;Continuing teacher education;Picturebook;Formación de lectores;Lectura; profesor lector;Formación docente continua;Libro álbum infantil |
Issue Date: | 13-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. “A gente consegue ir ao livro já vendo coisas que antes não percebia”: formação docente continuada e novos modos de pensar e ler o livro infantil ilustrado. 2025. 270 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Considerando as peculiaridades do livro infantil ilustrado, caracterizado pela integração das linguagens verbal e visual no âmbito de um suporte material em que múltiplos elementos expressam sentidos, trazendo implicações à leitura e à mediação da leitura, bem como a relevância da formação docente continuada para fomentar o saber e o saber-fazer que o envolvem, a pesquisa teve como objetivo principal investigar, em iniciativa de formação continuada de professores, a constituição de capacidades docentes para compreender o objeto livro infantil ilustrado e lê-lo com proficiência. Fundamentou-se em contribuições teóricas advindas, principalmente, dos estudos da teoria crítica do livro infantil ilustrado (Nikolajeva e Scott, 2011; Colomer, 2017; Ramos, 2017, 2020; Linden, 2011; Salisbury e Styles, 2013) e da perspectiva crítico-reflexiva da formação docente (Gatti, 2008, 2017; Dalvi, 2021; Oliveira-Formosinho, 2009; Freire, 2001; Imbernón, 2009). Da investigação, que ocorreu em meio virtual e incluiu quatro etapas de produção de dados, participaram doze professoras atuantes em diferentes anos da primeira fase do Ensino Fundamental, em oito redes públicas de ensino. Inicialmente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas sobre as suas compreensões acerca do livro infantil ilustrado e os modos de o abordarem na prática pedagógica, que revelaram o desconhecimento acerca do que o particulariza e de elementos materiais e paratextuais que o compõem e contribuem ao narrar. Esse diagnóstico embasou o planejamento e a realização de onze encontros de formação que, fundados na análise de diferentes obras, centraram-se na abordagem das características do livro infantil ilustrado, com foco nas relações entre seus aspectos materiais e narrativos, e em sua leitura. Pautados no diálogo, nas trocas intersubjetivas e na eficácia de variadas estratégias de mediação da construção do conhecimento, tais encontros promoveram a compreensão da especificidade do livro ilustrado e a percepção de que os diferentes elementos que o integram materialmente contribuem para narrar. A partir da formação, com três duplas de professoras, realizaram-se conversas sobre a composição formal e a leitura de um título definido pela pesquisadora, nas quais se constatou a apropriação de saberes que lhes permitiram atentar a relevantes aspectos da constituição material e narrativa da obra e, consequentemente, lê-la com aprofundamento e proficiência. Na última etapa, a escolha e a apresentação de títulos, pelas professoras, evidenciaram capacidades tanto para selecionar livros infantis ilustrados qualificados, quanto para lê-los considerando os múltiplos elementos de sua materialidade que contribuem à manifestação dos significados. A experiência formativa comprovou a relevância da formação docente continuada para que as professoras construíssem modos mais amplos de compreender as peculiaridades dessa modalidade de livro, os quais alicerçaram a ampliação das suas possibilidades de atribuir-lhe sentidos e de refletir sobre maneiras efetivas de conduzir sua leitura na prática pedagógica. Reforçando a necessidade de, no contexto da formação permanente, as mediadoras de leitura terem acesso a conhecimentos e informações capazes de ampliar suas compreensões e fazeres sobre/com o livro infantil ilustrado, o estudo ressaltou a importância dessa formação como espaço propício ao pensar crítico sobre a prática pedagógica, pressuposto fundamental à possibilidade de construção de novas formas de realizá-la. Dessa maneira, demonstrou que uma compreensão mais ampla desse livro passou a fundamentar suas reflexões sobre os modos de selecioná-lo e utilizá-lo no propósito da formação leitora das crianças, requisito importante e necessário ao incremento de sua abordagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental. |
Abstract: | Considering the peculiarities of the illustrated children's book, characterized by the integration of verbal and visual languages within a material medium in which multiple elements convey meaning, bringing implications for reading and reading mediation, as well as the relevance of continuous teacher education to foster the knowledge and know-how involved, this research aimed to investigate, through a continuing teacher education initiative, the development of teachers’ abilities to understand the illustrated children's book and read it proficiently. The study was grounded in theoretical contributions mainly from the field of critical theory on the illustrated children's book (Nikolajeva & Scott, 2011; Colomer, 2017; Ramos, 2017, 2020; Linden, 2011; Salisbury & Styles, 2013) and the critical-reflective perspective on teacher education (Gatti, 2008, 2017; Dalvi, 2021; Oliveira-Formosinho, 2009; Freire, 2001; Imbernón, 2009). The research, conducted in a virtual environment and structured in four stages of data production, involved twelve female teachers working in various grades of the first stage of elementary education across eight public school systems. Initially, semi-structured interviews were conducted to explore their understanding of the illustrated children's book and how they approached it in pedagogical practice. These interviews revealed a lack of awareness regarding the book’s specificities and the material and paratextual elements that compose it and contribute to its storytelling. This diagnostic informed the planning and implementation of eleven training sessions. Based on the analysis of various works, the sessions focused on the features of the illustrated children's book, particularly the relationship between its material and narrative aspects, and on its reading. Guided by dialogue, intersubjective exchanges, and effective strategies for mediating knowledge construction, the sessions promoted an understanding of the specificity of the illustrated book and an awareness that its different material elements contribute to storytelling. Following the training, discussions were held with three pairs of teachers about the formal composition and reading of a title selected by the researcher. These discussions demonstrated the acquisition of knowledge that enabled the teachers to attend to important aspects of the book’s material and narrative structure, thus allowing for a deeper and more proficient reading. In the final stage, the teachers selected and presented titles, demonstrating both the ability to choose high-quality illustrated children's books and to read them with attention to the multiple material elements that contribute to meaning-making. The training experience confirmed the relevance of continuous teacher education in helping teachers develop broader ways of understanding the peculiarities of this type of book. This foundation expanded their ability to assign meaning to it and to reflect on effective ways to guide its reading in pedagogical practice. By reinforcing the need for reading mediators in ongoing education contexts to have access to knowledge and information that can broaden their understanding and practices regarding the illustrated children’s book, the study emphasized the importance of such training as a space conducive to critical thinking about pedagogical practice—a fundamental condition for the construction of new ways to carry it out. Thus, the study demonstrated that a broader understanding of this type of book began to inform teachers' reflections on how to select and use it for the purpose of fostering children’s reading development, an essential and necessary requirement for enhancing its use in the early years of elementary education. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Considerando las particularidades del libro álbum infantil, caracterizado por la integración de los lenguajes verbal y visual dentro de un soporte material en el que múltiples elementos expresan significados, lo que tiene implicaciones para la lectura y la mediación lectora, así como la relevancia de la formación docente continua para fomentar el saber y el saber hacer relacionados con él, la investigación tuvo como objetivo principal investigar, en el marco de una iniciativa de formación continua de profesores, la constitución de capacidades docentes para comprender el objeto libro álbum infantil y leerlo con competencia. La investigación se fundamentó en aportes teóricos provenientes, principalmente, de los estudios de la teoría crítica del libro álbum infantil (Nikolajeva y Scott, 2011; Colomer, 2017; Ramos, 2017, 2020; Linden, 2011; Salisbury y Styles, 2013) y de la perspectiva crítico-reflexiva de la formación docente (Gatti, 2008, 2017; Dalvi, 2021; Oliveira-Formosinho, 2009; Freire, 2001; Imbernón, 2009). El estudio se llevó a cabo en un entorno virtual y constó de cuatro etapas de producción de datos, en las que participaron doce profesoras que trabajaban en distintos años del primer ciclo de la educación primaria, en ocho redes públicas de enseñanza. Inicialmente, se realizaron entrevistas semiestructuradas sobre sus comprensiones respecto al libro álbum infantil y las formas de abordarlo en la práctica pedagógica. Las respuestas revelaron el desconocimiento acerca de lo que lo caracteriza, así como de los elementos materiales y paratextuales que lo componen y contribuyen a la narración. Este diagnóstico sirvió de base para la planificación y realización de once encuentros formativos que, basados en el análisis de diferentes obras, se centraron en el abordaje de las características del libro álbum infantil, con énfasis en las relaciones entre sus aspectos materiales y narrativos, y en su lectura. Sustentados en el diálogo, en los intercambios intersubjetivos y en la eficacia de diversas estrategias de mediación para la construcción del conocimiento, estos encuentros promovieron la comprensión de la especificidad del libro álbum y la percepción de que los diferentes elementos que lo integran materialmente contribuyen a la narración. Tras la formación, se llevaron a cabo conversaciones con tres parejas de profesoras sobre la composición formal y la lectura de un título definido por la investigadora, en las que se constató la apropiación de saberes que les permitieron prestar atención a aspectos relevantes de la constitución material y narrativa de la obra y, en consecuencia, leerla con profundidad y competencia. En la última etapa, la elección y presentación de títulos por parte de las profesoras evidenciaron capacidades tanto para seleccionar libros álbum infantiles de calidad, como para leerlos considerando los múltiples elementos de su materialidad que contribuyen a la manifestación de los significados. La experiencia formativa confirmó la relevancia de la formación docente continua para que las profesoras construyeran formas más amplias de comprender las peculiaridades de este tipo de libro, lo que amplió sus posibilidades de atribuirle significados y de reflexionar sobre maneras eficaces de conducir su lectura en la práctica pedagógica. Reforzando la necesidad de que, en el contexto de la formación permanente, las mediadoras de lectura tengan acceso a conocimientos e informaciones capaces de ampliar sus comprensiones y prácticas sobre/con el libro álbum infantil, el estudio destacó la importancia de esta formación como un espacio propicio para el pensamiento crítico sobre la práctica pedagógica, premisa fundamental para la posibilidad de construir nuevas formas de llevarla a cabo. De esta manera, se demostró que una comprensión más amplia de este libro pasó a fundamentar sus reflexiones sobre los modos de seleccionarlo y utilizarlo con el propósito de formar lectores infantiles, requisito importante y necesario para potenciar su abordaje en los primeros años de la educación primaria. |
Keywords: | Formação de leitores Professor leitor Leitura Formação docente continuada Livro infantil ilustrado Reader formation Teacher as reader Reading Continuing teacher education Picturebook Formación de lectores Lectura; profesor lector Formación docente continua Libro álbum infantil |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguagem e Ensino |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42075 |
Appears in Collections: | Doutorado em Linguagem e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABIOLA CORDEIRO DE VASCONCELOS - TESE - (PPGLE) 2025.pdf | 3.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.