Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061
Title: A representação das mulheres nos livros didáticos Sociologia do Ensino Médio.
Other Titles: The representation of women in textbooks High School Sociology.
???metadata.dc.creator???: CALÚ, Ana Caroline Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Kátia Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTEIRO, José Marciano.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
Keywords: Sociologia – Ensino Médio;Livros didáticos de sociologia;Mulheres - representação;Gênero;Representações;Equidade de gênero;Sociology – High School;Sociology textbooks;Women - representation;Gender;Representations;Gender equity
Issue Date: 15-May-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CALÚ, Ana Caroline Batista. A representação das mulheres nos livros didáticos Sociologia do Ensino Médio. 2025. 51f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061
???metadata.dc.description.resumo???: A representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia é uma questão de grande importância, uma vez que essas publicações desempenham um papel fundamental na formação das percepções dos estudantes e no entendimento das complexas dinâmicas sociais. A forma como os conceitos sociológicos são apresentados, juntamente com quem são os principais protagonistas nas narrativas sociológicas, influencia significativamente a visão dos estudantes sobre o mundo e as relações humanas. O objetivo deste estudo é investigar e analisar a representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia, com o propósito de promover uma representação mais equitativa e crítica. Isso implica em examinar como as mulheres são retratadas em termos de seus papéis na sociedade, suas contribuições para a disciplina sociológica e a abordagem de questões de gênero nos materiais didáticos. A metodologia adotada para este estudo baseou-se em uma revisão bibliográfica abrangente. Foi realizada uma análise crítica da literatura existente sobre o tema da representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia, incorporando contribuições de diversos autores e pesquisadores. A revisão bibliográfica permitiu uma avaliação aprofundada das tendências, desafios e oportunidades relacionados a essa representação. Além disso, foi feita uma análise de conteúdo do livro didático de sociologia. A partir disso, percebeu-se, nessa pesquisa, a necessidade de ampliar a atenção dada às contribuições das mulheres para a disciplina sociológica, bem como a abordagem de questões de gênero de maneira mais abrangente nos materiais didáticos. Promover uma representação mais equitativa e crítica das mulheres nesses materiais é essencial para construir uma educação mais inclusiva e enriquecedora. Essa representação mais equitativa pode levar a uma compreensão mais completa das complexas dinâmicas sociais e à promoção da igualdade de gênero na sociedade.
Abstract: The representation of women in Sociology textbooks is a matter of significant importance, as these publications play a fundamental role in shaping students' perceptions and understanding of complex social dynamics. How sociological concepts are presented, along with who the key protagonists are in sociological narratives, significantly influences students' perspectives on the world and human relationships. The aim of this study is to investigate and analyze the representation of women in Sociology textbooks, with the purpose of promoting a more equitable and critical representation. This entails examining how women are portrayed in terms of their roles in society, their contributions to the sociological discipline, and the approach to gender-related issues in instructional materials. The methodology employed in this study is based on a comprehensive literature review. A critical analysis of existing literature on the topic of women's representation in Sociology textbooks was conducted, incorporating contributions from various authors and researchers. The literature review allowed for an in-depth assessment of the trends, challenges, and opportunities related to this representation. The representation of women in Sociology textbooks is an unquestionably relevant subject. Promoting a more equitable and critical representation of women in these materials is essential for building a more inclusive and enriching education. The literature review conducted in this study highlighted the need to expand attention to women's contributions to the sociological discipline, as well as to address gender-related issues more comprehensively in instructional materials. This more equitable representation can lead to a more comprehensive understanding of complex social dynamics and the promotion of gender equality in society.
Keywords: Sociologia – Ensino Médio
Livros didáticos de sociologia
Mulheres - representação
Gênero
Representações
Equidade de gênero
Sociology – High School
Sociology textbooks
Women - representation
Gender
Representations
Gender equity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CAROLINA BATISTA CALU - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2025.pdfAna Caroline Batista Calú - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 2025856.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.