Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCALÚ, A. C. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4619014536030905pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806134985702314pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Kátia Ramos.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, K. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425924217515123pt_BR
dc.contributor.referee2MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1385-6671pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee3SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.-
dc.contributor.referee3IDSANTA CRUZ, C. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113071813441768pt_BR
dc.description.resumoA representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia é uma questão de grande importância, uma vez que essas publicações desempenham um papel fundamental na formação das percepções dos estudantes e no entendimento das complexas dinâmicas sociais. A forma como os conceitos sociológicos são apresentados, juntamente com quem são os principais protagonistas nas narrativas sociológicas, influencia significativamente a visão dos estudantes sobre o mundo e as relações humanas. O objetivo deste estudo é investigar e analisar a representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia, com o propósito de promover uma representação mais equitativa e crítica. Isso implica em examinar como as mulheres são retratadas em termos de seus papéis na sociedade, suas contribuições para a disciplina sociológica e a abordagem de questões de gênero nos materiais didáticos. A metodologia adotada para este estudo baseou-se em uma revisão bibliográfica abrangente. Foi realizada uma análise crítica da literatura existente sobre o tema da representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia, incorporando contribuições de diversos autores e pesquisadores. A revisão bibliográfica permitiu uma avaliação aprofundada das tendências, desafios e oportunidades relacionados a essa representação. Além disso, foi feita uma análise de conteúdo do livro didático de sociologia. A partir disso, percebeu-se, nessa pesquisa, a necessidade de ampliar a atenção dada às contribuições das mulheres para a disciplina sociológica, bem como a abordagem de questões de gênero de maneira mais abrangente nos materiais didáticos. Promover uma representação mais equitativa e crítica das mulheres nesses materiais é essencial para construir uma educação mais inclusiva e enriquecedora. Essa representação mais equitativa pode levar a uma compreensão mais completa das complexas dinâmicas sociais e à promoção da igualdade de gênero na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleA representação das mulheres nos livros didáticos Sociologia do Ensino Médio.pt_BR
dc.date.issued2025-05-15-
dc.description.abstractThe representation of women in Sociology textbooks is a matter of significant importance, as these publications play a fundamental role in shaping students' perceptions and understanding of complex social dynamics. How sociological concepts are presented, along with who the key protagonists are in sociological narratives, significantly influences students' perspectives on the world and human relationships. The aim of this study is to investigate and analyze the representation of women in Sociology textbooks, with the purpose of promoting a more equitable and critical representation. This entails examining how women are portrayed in terms of their roles in society, their contributions to the sociological discipline, and the approach to gender-related issues in instructional materials. The methodology employed in this study is based on a comprehensive literature review. A critical analysis of existing literature on the topic of women's representation in Sociology textbooks was conducted, incorporating contributions from various authors and researchers. The literature review allowed for an in-depth assessment of the trends, challenges, and opportunities related to this representation. The representation of women in Sociology textbooks is an unquestionably relevant subject. Promoting a more equitable and critical representation of women in these materials is essential for building a more inclusive and enriching education. The literature review conducted in this study highlighted the need to expand attention to women's contributions to the sociological discipline, as well as to address gender-related issues more comprehensively in instructional materials. This more equitable representation can lead to a more comprehensive understanding of complex social dynamics and the promotion of gender equality in society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061-
dc.date.accessioned2025-06-02T21:36:14Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-06-02T21:36:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSociologia – Ensino Médiopt_BR
dc.subjectLivros didáticos de sociologiapt_BR
dc.subjectMulheres - representaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectEquidade de gêneropt_BR
dc.subjectSociology – High Schoolpt_BR
dc.subjectSociology textbookspt_BR
dc.subjectWomen - representationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.subjectGender equitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCALÚ, Ana Caroline Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe representation of women in textbooks High School Sociology.pt_BR
dc.identifier.citationCALÚ, Ana Caroline Batista. A representação das mulheres nos livros didáticos Sociologia do Ensino Médio. 2025. 51f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CAROLINA BATISTA CALU - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2025.pdfAna Caroline Batista Calú - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 2025856.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.