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Title: Os impactos do “Novo” Ensino Médio na disciplina de Sociologia na ECI Serveliano de Caraúbas – PB: um processo de luta e resistência em tempo de crise do capitalismo.
Other Titles: The impacts of the “New” High School on the subject of Sociology at the Serveliano de Caraúbas Full-Time School – PB: a process of struggle and resistance in times of capitalism crisis.
???metadata.dc.creator???: ARRUDA, Izabele do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Sônia Maria Lira.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da
Keywords: Ensino de Sociologia;Reforma do Novo Ensino Médio;Crise do capitalismo;Educação em tempo integral – Cariri Paraibano;Escola Serveliano –Caraúbas-PB;Escolas estaduais de tempo integral -Paraíba;Sociologia – ensino médio;Teaching Sociology;Reform of the New High School;Crisis of capitalism;Full-time education – Cariri Paraibano;Serveliano School – Caraúbas-PB;Full-time state schools - Paraíba;Sociology – high school;Escola Cidadã Integral Serveliano de Farias Castro - Caraúbas - PB;Caraúbas - PB - Escola Serveliano de Farias Castro
Issue Date: 21-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARRUDA, Izabele do Nascimento. Os impactos do “Novo” Ensino Médio na disciplina de Sociologia na ECI Serveliano de Caraúbas – PB: um processo de luta e resistência em tempo de crise do capitalismo.. 2025. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42013
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação tem como foco: os impactos do “Novo” Ensino Médio na disciplina de Sociologia em um processo de luta e resistência em tempo de crise do capitalismo, considerando as experiências vivenciadas em uma escola do município de Caraúbas - município da microrregião do Cariri Oriental da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa que faz um recorte histórico desde a Bolha Imobiliária nos Estados Unidos até as reformas do “Novo” Ensino Médio em 2017, incluindo as reformas Trabalhistas, Previdenciária e a Emenda Constitucional nº 95. Nas discussões da pesquisa, abordamos o processo de intermitência da disciplina de Sociologia no Brasil, fazendo um resgate histórico dos últimos dois séculos, e com isso compreender o cenário atual após a reforma NEM. Problematiza-se a luz dessa pesquisa o processo de expansão de Ensino em Tempo Integral no Estado da Paraíba, com um olhar mais voltado ao Cariri paraibano, fazendo um levantamento de quantas escolas são Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas atualmente. Quanto aos encaminhamentos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa, por ser a mais adequada para compreender o problema em sua complexidade e responder a partir de um conjunto de relações dinâmicas possíveis óbices. Essa abordagem permite o uso de instrumentos capazes de captar a profundidade e a riqueza dos fenômenos sociais, adotando análises interpretativas com caráter exploratório. Esta pesquisa contempla uma análise bibliográfica e caracteriza-se como um estudo de campo documental. Com o foco em fornecer informações aos estudantes sobre os motivos da reforma, buscou-se traçar estratégias para enfrentar essa medida como um ato de resistência. Como resultado, foi possível observar o processo de precarização do ensino associado à reforma, bem como os desafios enfrentados por milhões de jovens, incluindo a evasão escolar. Dados do IBGE demonstram que a maioria (53,6%) dos jovens de 15 a 17 anos que abandonaram a escola não chegaram a concluir o ensino fundamental. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, 59,6% deixaram os estudos antes de finalizar o ensino médio. Por fim, ressaltamos a importância desse trabalho enquanto contribuição acadêmica, e nesse âmbito, que possamos lutar pelar a revogação do Ensino Médio e por uma educação pública e gratuita e de qualidade para todos.
Abstract: The dissertation focuses on: the impacts of the “New” High School Reform (Novo Ensino Médio) on the Sociology subject as part of a process of struggle and resistance in times of capitalist crisis, considering the lived experiences within a school located in the municipality of Caraúbas — a town in the eastern Cariri microregion of Paraíba, Brazil. This research presents a historical overview starting from the U.S. Housing Bubble to the implementation of the “New” High School Reform in 2017, including the Labor Reform, Pension Reform, and Constitutional Amendment No. 95. In the discussions, we address the intermittent history of Sociology as a school subject in Brazil, tracing it over the past two centuries to better understand the current scenario after the NEM reform. This study critically examines the expansion process of Full-Time Education in the state of Paraíba, with a particular focus on the Cariri region, mapping how many schools are currently classified as “Escolas Cidadãs Integrais” (Citizen Integral Schools) and “Escolas Cidadãs Integrais Técnicas” (Technical Citizen Integral Schools). Regarding methodological approaches, we opted for a qualitative approach, as it is the most suitable for understanding the complexity of the issue and responding through a set of dynamic relational perspectives and potential obstacles. This approach enables the use of tools capable of capturing the depth and richness of social phenomena, adopting interpretive and exploratory analyses. The research involves a bibliographic review and is characterized as a documentary field study. With a focus on informing students about the motives behind the reform, the study aims to outline strategies to confront this measure as an act of resistance. As a result, it was possible to observe the process of deterioration in education associated with the reform, as well as the challenges faced by millions of young people, including school dropout. Data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) show that the majority (53.6%) of youths aged 15 to 17 who dropped out of school did not complete elementary education. Among those aged 18 to 24, 59.6% left school before finishing high school. In conclusion, we emphasize the importance of this work as an academic contribution, and within this scope, advocate for the repeal of the reform of the High School Reform and for a free, public, and quality education for all.
Keywords: Ensino de Sociologia
Reforma do Novo Ensino Médio
Crise do capitalismo
Educação em tempo integral – Cariri Paraibano
Escola Serveliano –Caraúbas-PB
Escolas estaduais de tempo integral -Paraíba
Sociologia – ensino médio
Teaching Sociology
Reform of the New High School
Crisis of capitalism
Full-time education – Cariri Paraibano
Serveliano School – Caraúbas-PB
Full-time state schools - Paraíba
Sociology – high school
Escola Cidadã Integral Serveliano de Farias Castro - Caraúbas - PB
Caraúbas - PB - Escola Serveliano de Farias Castro
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42013
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

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