Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0007-7321-8632pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4378410455387025pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641855432861816pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696253778298pt_BR
dc.contributor.referee2FERREIRA, Sônia Maria Lira.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7388-2735pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8440115552221893pt_BR
dc.contributor.referee3SILVA, Filipe Gervásio Pinto da-
dc.contributor.referee3IDSILVA, F. G. P.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem como foco: os impactos do “Novo” Ensino Médio na disciplina de Sociologia em um processo de luta e resistência em tempo de crise do capitalismo, considerando as experiências vivenciadas em uma escola do município de Caraúbas - município da microrregião do Cariri Oriental da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa que faz um recorte histórico desde a Bolha Imobiliária nos Estados Unidos até as reformas do “Novo” Ensino Médio em 2017, incluindo as reformas Trabalhistas, Previdenciária e a Emenda Constitucional nº 95. Nas discussões da pesquisa, abordamos o processo de intermitência da disciplina de Sociologia no Brasil, fazendo um resgate histórico dos últimos dois séculos, e com isso compreender o cenário atual após a reforma NEM. Problematiza-se a luz dessa pesquisa o processo de expansão de Ensino em Tempo Integral no Estado da Paraíba, com um olhar mais voltado ao Cariri paraibano, fazendo um levantamento de quantas escolas são Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas atualmente. Quanto aos encaminhamentos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa, por ser a mais adequada para compreender o problema em sua complexidade e responder a partir de um conjunto de relações dinâmicas possíveis óbices. Essa abordagem permite o uso de instrumentos capazes de captar a profundidade e a riqueza dos fenômenos sociais, adotando análises interpretativas com caráter exploratório. Esta pesquisa contempla uma análise bibliográfica e caracteriza-se como um estudo de campo documental. Com o foco em fornecer informações aos estudantes sobre os motivos da reforma, buscou-se traçar estratégias para enfrentar essa medida como um ato de resistência. Como resultado, foi possível observar o processo de precarização do ensino associado à reforma, bem como os desafios enfrentados por milhões de jovens, incluindo a evasão escolar. Dados do IBGE demonstram que a maioria (53,6%) dos jovens de 15 a 17 anos que abandonaram a escola não chegaram a concluir o ensino fundamental. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, 59,6% deixaram os estudos antes de finalizar o ensino médio. Por fim, ressaltamos a importância desse trabalho enquanto contribuição acadêmica, e nesse âmbito, que possamos lutar pelar a revogação do Ensino Médio e por uma educação pública e gratuita e de qualidade para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs impactos do “Novo” Ensino Médio na disciplina de Sociologia na ECI Serveliano de Caraúbas – PB: um processo de luta e resistência em tempo de crise do capitalismo.pt_BR
dc.date.issued2025-03-21-
dc.description.abstractThe dissertation focuses on: the impacts of the “New” High School Reform (Novo Ensino Médio) on the Sociology subject as part of a process of struggle and resistance in times of capitalist crisis, considering the lived experiences within a school located in the municipality of Caraúbas — a town in the eastern Cariri microregion of Paraíba, Brazil. This research presents a historical overview starting from the U.S. Housing Bubble to the implementation of the “New” High School Reform in 2017, including the Labor Reform, Pension Reform, and Constitutional Amendment No. 95. In the discussions, we address the intermittent history of Sociology as a school subject in Brazil, tracing it over the past two centuries to better understand the current scenario after the NEM reform. This study critically examines the expansion process of Full-Time Education in the state of Paraíba, with a particular focus on the Cariri region, mapping how many schools are currently classified as “Escolas Cidadãs Integrais” (Citizen Integral Schools) and “Escolas Cidadãs Integrais Técnicas” (Technical Citizen Integral Schools). Regarding methodological approaches, we opted for a qualitative approach, as it is the most suitable for understanding the complexity of the issue and responding through a set of dynamic relational perspectives and potential obstacles. This approach enables the use of tools capable of capturing the depth and richness of social phenomena, adopting interpretive and exploratory analyses. The research involves a bibliographic review and is characterized as a documentary field study. With a focus on informing students about the motives behind the reform, the study aims to outline strategies to confront this measure as an act of resistance. As a result, it was possible to observe the process of deterioration in education associated with the reform, as well as the challenges faced by millions of young people, including school dropout. Data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) show that the majority (53.6%) of youths aged 15 to 17 who dropped out of school did not complete elementary education. Among those aged 18 to 24, 59.6% left school before finishing high school. In conclusion, we emphasize the importance of this work as an academic contribution, and within this scope, advocate for the repeal of the reform of the High School Reform and for a free, public, and quality education for all.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42013-
dc.date.accessioned2025-05-24T18:46:48Z-
dc.date.available2025-05-24-
dc.date.available2025-05-24T18:46:48Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectReforma do Novo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectCrise do capitalismopt_BR
dc.subjectEducação em tempo integral – Cariri Paraibanopt_BR
dc.subjectEscola Serveliano –Caraúbas-PBpt_BR
dc.subjectEscolas estaduais de tempo integral -Paraíbapt_BR
dc.subjectSociologia – ensino médiopt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectReform of the New High Schoolpt_BR
dc.subjectCrisis of capitalismpt_BR
dc.subjectFull-time education – Cariri Paraibanopt_BR
dc.subjectServeliano School – Caraúbas-PBpt_BR
dc.subjectFull-time state schools - Paraíbapt_BR
dc.subjectSociology – high schoolpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Serveliano de Farias Castro - Caraúbas - PBpt_BR
dc.subjectCaraúbas - PB - Escola Serveliano de Farias Castropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARRUDA, Izabele do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe impacts of the “New” High School on the subject of Sociology at the Serveliano de Caraúbas Full-Time School – PB: a process of struggle and resistance in times of capitalism crisis.pt_BR
dc.identifier.citationARRUDA, Izabele do Nascimento. Os impactos do “Novo” Ensino Médio na disciplina de Sociologia na ECI Serveliano de Caraúbas – PB: um processo de luta e resistência em tempo de crise do capitalismo.. 2025. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42013pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IZABELE DO NASCIMENTO ARRUDA - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2025.pdfIzabele do Nascimento Arruda - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20252.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.