Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41739
Title: Pensando o lugar de fala das mulheres no ensino de Filosofia.
Other Titles: Thinking about the place of women's speech in the teaching of Philosophy.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Lidiane Brito do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Flávio José de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Antonio Gomes da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: SCHNORR, Giselle Moura.
???metadata.dc.contributor.referee3???: RONDON, Roberto.
Keywords: Oficina filosófica;Gênero;Mulheres;Ensino de Filosofia;Philosophical Workshop;Gender;Women;Teaching Philosophy;Lugar de fala - mulheres na filosofia
Issue Date: 20-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Lidiane Brito do. Pensando o lugar de fala das mulheres no ensino de Filosofia. 2024. 202 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024
???metadata.dc.description.resumo???: Nossa pesquisa está estruturada em dois momentos didaticamente distintos, mas interligados. O primeiro momento, denominado conceitual, concentra-se na problematização do conceito de “mulher”, do ensino de filosofia e das questões de gênero, temas que compõem os dois primeiros capítulos da dissertação. O segundo momento, denominado prático, aborda a metodologia de pesquisa e a experiência vivida em sala de aula, destacando a vivência do pensamento no ambiente escolar ao refletir sobre o conceito de mulher e as questões de gênero, temas que integram os dois capítulos finais. Nosso estudo parte da problemática “o que é ser mulher?”, investigando a relação entre questões de gênero e o ensino de filosofia, problema observado em contexto de sala de aula. Na discussão sobre o ensino de filosofia em articulação com questões de gênero, sexualidade e corpo, estabelecemos um diálogo com Guacira Lopes Louro, visando compreender como esses dispositivos influenciam a subjetividade e de que maneira a escola pode interagir nesse contexto. Analisamos a compreensão do currículo no ensino de filosofia, buscando, por um lado, entender a ausência do lugar de fala enquanto lugar da anunciação das filósofas no Referencial Curricular do estado do Rio Grande do Norte/Potiguar, e, por outro, promover, por meio de oficinas filosóficas, a verificação do lugar de fala e do pensamento das mulheres. A metodologia de pesquisa baseia-se no referencial conceitual, na revisão bibliográfica e na prática sob a perspectiva da pesquisa-ação, fundamentada nos trabalhos de Antônio Carlos Gil e Michel Thiollent, assim como na metodologia desenvolvida em sala de aula, denominada oficina filosófica ou oficina de pensamento, inspirada por Walter Kohan. Essas oficinas filosóficas visam proporcionar a experiência do pensamento com e a partir de pensadoras como Simone de Beauvoir, Judith Butler, Nísia Floresta, bell hooks e do pensador Michel Foucault.
Abstract: Our research is structured into two didactically distinct but interconnected phases. The first phase, referred to as conceptual, focuses on problematizing the concept of "woman," the teaching of philosophy, and gender issues. These themes are addressed in the first two chapters of the dissertation. The second phase, called practical, discusses the research methodology and the classroom experience, emphasizing the process of reflecting on the concept of woman and gender issues within the school environment, which are explored in the final two chapters. Our study begins with the question, "What does it mean to be a woman?" It investigates the relationship between gender issues and the teaching of philosophy, a problem observed in the classroom context. In discussing the teaching of philosophy in conjunction with gender, sexuality, and the body, we engage in dialogue with Guacira Lopes Louro to understand how these factors influence subjectivity and how schools can interact within this context. Thus, we analyze the understanding of the philosophy curriculum, aiming, on the one hand, to examine the absence of a space for women's voices in the Curricular Reference of the state of Rio Grande do Norte/Potiguar, and, on the other hand, to promote, through philosophical workshops, the validation of women's voices and thoughts. The research methodology is based on conceptual frameworks, a bibliographic review, and actionresearch practices, drawing on the works of Antônio Carlos Gil and Michel Thiollent, as well as on the methodology developed in the classroom, known as philosophical workshops or thinking workshops, inspired by Walter Kohan. These workshops aim to provide an experience of philosophical thinking, drawing on thinkers such as Simone de Beauvoir, Judith Butler, Nísia Floresta, bell hooks, and Michel Foucault.
Keywords: Oficina filosófica
Gênero
Mulheres
Ensino de Filosofia
Philosophical Workshop
Gender
Women
Teaching Philosophy
Lugar de fala - mulheres na filosofia
???metadata.dc.subject.cnpq???: Filosofia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41739
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIDIANE BRITO DO NASCIMENTO - DISSERTAÇÃO - (PPGFILO) 2024.pdf5.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.