Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714
Title: Educação inclusiva: sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE)nas escolas municipais de Sumé-PB.
Other Titles: Inclusive education: Specialized Educational Assistance (AEE) room in municipal schools in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Camilly Lorrane Feitosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORCINO, Kevin Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Thales Fabrício da Costa e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe.
Keywords: Educação inclusiva;Atendimento Educacional Especializado;Educação especial;Sumé-PB – sala de atendimento educacional especializado;Inclusive education;Specialized educational support;Special education;Sumé-PB – specialized educational support room
Issue Date: 7-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Camilly Lorrane Feitosa da. Educação inclusiva: sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais de Sumé-PB. 2025. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Inclusiva está inserida em um contexto que visa eliminar discriminações contra alunos com necessidades especiais, os quais frequentemente enfrentam barreiras no acesso ao sistema público de ensino. Nesse sentido, torna-se fundamental o reconhecimento, tanto pelo setor público quanto pela sociedade como um todo, da importância do atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, distúrbios graves de aprendizagem e/ou de comportamento, além daqueles com altas habilidades ou superdotação. Esse reconhecimento é essencial para garantir o desenvolvimento intelectual e social desses indivíduos. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo evidenciar a relevância da Educação Inclusiva por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais de Sumé, na Paraíba, bem como analisar os desafios enfrentados para sua efetiva implementação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa explicativa, com abordagem qualitativa, na qual se adotou a técnica de entrevistas semiestruturadas. Esse procedimento metodológico possibilitou a identificação dos principais obstáculos na implementação do AEE nas escolas da rede municipal de ensino, contribuindo para uma reflexão mais aprofundada sobre a temática.
Abstract: Inclusive Education is part of a context that aims to eliminate discrimination against students with special needs, who often face barriers in accessing the public education system. In this sense, it is essential that both the public sector and society as a whole recognize the importance of specialized educational services for students with disabilities, severe learning and/or behavioral disorders, as well as those with high abilities or giftedness. This recognition is essential to ensure the intellectual and social development of these individuals. Given this scenario, this study aimed to highlight the relevance of Inclusive Education through Specialized Educational Services (AEE) in municipal schools in Sumé, Paraíba, as well as to analyze the challenges faced for its effective implementation. To this end, explanatory research was conducted, with a qualitative approach, in which the technique of semi-structured interviews was adopted. This methodological procedure made it possible to identify the main obstacles in the implementation of AEE in schools in the municipal education system, contributing to a more in-depth reflection on the subject.
Keywords: Educação inclusiva
Atendimento Educacional Especializado
Educação especial
Sumé-PB – sala de atendimento educacional especializado
Inclusive education
Specialized educational support
Special education
Sumé-PB – specialized educational support room
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pública.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILLY LORRANE FEITOSA DA SILVA - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2025.pdfCamilly Lorrane Feitosa da Silva - TCC Gestão Pública CDSA 20251.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.