Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1CORCINO, Kevin Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5185-061Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0340119374299202pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Thales Fabrício da Costa e.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1828-3259pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1451673264440003pt_BR
dc.contributor.referee2PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6911-5485pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0598322092154820pt_BR
dc.description.resumoA Educação Inclusiva está inserida em um contexto que visa eliminar discriminações contra alunos com necessidades especiais, os quais frequentemente enfrentam barreiras no acesso ao sistema público de ensino. Nesse sentido, torna-se fundamental o reconhecimento, tanto pelo setor público quanto pela sociedade como um todo, da importância do atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, distúrbios graves de aprendizagem e/ou de comportamento, além daqueles com altas habilidades ou superdotação. Esse reconhecimento é essencial para garantir o desenvolvimento intelectual e social desses indivíduos. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo evidenciar a relevância da Educação Inclusiva por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais de Sumé, na Paraíba, bem como analisar os desafios enfrentados para sua efetiva implementação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa explicativa, com abordagem qualitativa, na qual se adotou a técnica de entrevistas semiestruturadas. Esse procedimento metodológico possibilitou a identificação dos principais obstáculos na implementação do AEE nas escolas da rede municipal de ensino, contribuindo para uma reflexão mais aprofundada sobre a temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública.pt_BR
dc.titleEducação inclusiva: sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE)nas escolas municipais de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2025-04-07-
dc.description.abstractInclusive Education is part of a context that aims to eliminate discrimination against students with special needs, who often face barriers in accessing the public education system. In this sense, it is essential that both the public sector and society as a whole recognize the importance of specialized educational services for students with disabilities, severe learning and/or behavioral disorders, as well as those with high abilities or giftedness. This recognition is essential to ensure the intellectual and social development of these individuals. Given this scenario, this study aimed to highlight the relevance of Inclusive Education through Specialized Educational Services (AEE) in municipal schools in Sumé, Paraíba, as well as to analyze the challenges faced for its effective implementation. To this end, explanatory research was conducted, with a qualitative approach, in which the technique of semi-structured interviews was adopted. This methodological procedure made it possible to identify the main obstacles in the implementation of AEE in schools in the municipal education system, contributing to a more in-depth reflection on the subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714-
dc.date.accessioned2025-04-28T14:46:16Z-
dc.date.available2025-04-28-
dc.date.available2025-04-28T14:46:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSumé-PB – sala de atendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecialized educational supportpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectSumé-PB – specialized educational support roompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Camilly Lorrane Feitosa da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: Specialized Educational Assistance (AEE) room in municipal schools in Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Camilly Lorrane Feitosa da. Educação inclusiva: sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais de Sumé-PB. 2025. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILLY LORRANE FEITOSA DA SILVA - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2025.pdfCamilly Lorrane Feitosa da Silva - TCC Gestão Pública CDSA 20251.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.