Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO Laboratório de Conforto Ambiental -LACA- da Faculdade de Engenharia Agrícola - UFPel vem trabalhando numa proposta de incentivo e inovação nas aulas de laboratório da disciplina de Conforto Ambiental para Edificações Agrícolas através da montagem de experimentos didáticos. O objetivo é proporcionar ao aluno uma prática pedagógica inovadora que complemente os conceitos apresentados, de forma teórica, em sala de aula, despertando seu interesse pelos estudos de conforto térmico. Neste trabalho, é relatado um experimento que consiste na montagem e avaliação de uma maquete que possibilita visualizar fluxos de ventilação através do movimento de bolinhas de isopor, registrado fotograficamente e, posteriormente, analisado. A ventilação foi um dos temas abordados devido à sua importância no ato de projetar, pois é através dela que se realizam trocas térmicas e higiênicas, influenciando as condições de conforto. A simulação do vento natural é feita por pequenos ventiladores acoplados a motores elétricos que permitem diferentes orientações em relação às fachadas. O conjunto de fotografias de cada simulação permitiu visualizar os fluxos de ventilação no interior da maquete, constatando-se, assim, que o objetivo didático foi atingido, no entanto, o modelo deve ser otimizado, possibilitando a mobilidade das divisões internas e o controle da velocidade do ar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Agrícola.pt_BR
dc.citation.issue35pt_BR
dc.titleUtilização de experimentos didáticos no ensino de conforto ambiental para construções agrícolas.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.description.abstractThe Environmental Comfort Laboratory – LACA - of the Agricultural Engineering Faculty – UFPEL - has been working on a proposal of incentive and innovation in the environmental comfort for Agricultural buildings in lab classes by assembling didactic experiments. The aim is to give the students access to an innovative educational practice that improve the presented concepts, in a theoretical way, in class, arousing their interest in thermic comfort studies. In this work is given an account of an experiment that consists of the assembly and evaluation of a model which makes possible to visualize ventilation flows based on polystyrene little balls movement , with photographic register, analyzed later. The flow was one of the approached themes due its importance for the act of projecting, since it is through this that thermic and hygienic exchanges happen, influencing the comfort conditions. The natural simulation is done through small fans attached to electric motors that permit different orientations in relation to the fronts. The collection of photos of each simulation permited a view of the ventilation flows inside the model. Based on this, we could see that, even though the didactic aim was reached , the model must be improved in order to make the mobility of internal compartments and the air speed control possible.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41690-
dc.date.accessioned2025-04-25T22:09:25Z-
dc.date.available2025-04-25-
dc.date.available2025-04-25T22:09:25Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectConstruções agrícolaspt_BR
dc.subjectConforto ambientalpt_BR
dc.subjectExperimentos didáticospt_BR
dc.subjectMaquetept_BR
dc.subjectFluxo de ventilaçãopt_BR
dc.subjectLaboratório de Conforto Ambiental - UFPelpt_BR
dc.subjectAgricultural buildingspt_BR
dc.subjectEnvironmental comfortpt_BR
dc.subjectEducational experimentspt_BR
dc.subjectModelpt_BR
dc.subjectVentilation flowpt_BR
dc.subjectEnvironmental Comfort Laboratory - UFPelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPOUEY, Maria Tereza.-
dc.creatorVIANNA, Humberto D.-
dc.creatorMADRUGA, Daniel F.-
dc.creatorREDU, Rodrigo N.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic experiments use in teaching environmental comfort for agricultural buildings.pt_BR
dc.identifier.citationPOUEY, Maria Tereza; VIANNA, Humberto D; MADRUGA, Daniel F; REDU, Rodrigo N. Utilização de experimentos didáticos no ensino de conforto ambiental para construções agrícolas. In: XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 35., 2006, João Pessoa - PB. Anais [...]. João Pessoa - PB: Universidade Federal da Paraíba, 2006. Simpósio Temático: Ensino, Pesquisa, Extensão e Política Profissional. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41690pt_BR
Appears in Collections:35º CONBEA 2006 - Simpósio Temático - Ensino, Pesquisa, Extensão e Política Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS - XXXV CONBEA UFCG 2006.pdfUtilização de experimentos didáticos no ensino de conforto ambiental para construções agrícolas. - XXXV CONBEA UFCG 2006819.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.