Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663
Title: | Álgebra história representação. |
Other Titles: | Algebra history representation. |
???metadata.dc.creator???: | ARCAVI, Abraham. |
Keywords: | Educação matemática;História da matemática;Matemática formal;Funções lineares - representações paralelas;Mathematical education;History of mathematics;Formal mathematics;Linear functions - parallel representations |
Issue Date: | 1995 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARCAVI, Abraham. Álgebra história representação. s.n: s.l, 1995? (Série reflexão em educação matemática) Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663 |
???metadata.dc.description.resumo???: | É com enorme prazer e com a certeza de estarmos contribuindo para o prosseguimento das discussões em Educação Matemática que trazemos para vocês o segundo volume de nossa Série Reflexões em Educação Matemática. Esta publicação nasce das reflexões e atividades propostas pelo Prof. Dr. Abraham Arcavi nos dois seminários oferecidos no Mestrado em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula, o primeiro foi “O Ensino/Aprendizagem de Álgebra” e o segundo foi “Issues of Representations”. Os Seminários do Prof. Arcavi trouxeram um a série de questionamentos sobre as diferentes formas de representação usadas na Matemática, suas particularidades, diferenças, e funcionalidade. Iniciou com uma série de exercícios tradicionais e inovadores, abordados de maneira completamente inovadora, desafiadora, estabelecendo relações entre as diferentes abordagens. Os Seminários do Prof. Arcavi se caracterizaram pela coerência do seu discurso com a sua práxis. Ele não é do tipo que nos diz “sejam construtivistas, inovadores, trabalhem em grupo, aprendam a ouvir seus alunos, a conversar, dialogar e aprender com seus alunos; criem uma com unidade intelectual cooperativa”, enquanto oferece um curso exatamente ao contrário. Ele adota a concepção construtivista e é um inovador. Criou um ambiente de sala de aula que favoreceu o trabalhar em grupo, cooperativamente, na construção do conhecimento; soube ouvir e parar para compreender todas as perguntas, todas as falas de seus alunos e mais do que isto as respeitou e as valorizou. Na opinião do aluno Paulo, “Arcavi é um professor que está além do intra e do interdisciplinar, ele é transdisciplinar” e na opinião dos outros participantes “Arcavi é uma pessoa simples, carinhosa, e apaixonante”. Por isso, não é possível reduzir os cursos a estes poucos artigos. O que pretendemos com esta publicação é divulgar e criar oportunidades para que as pessoas que participaram do curso e outras que queiram interagir conosco possam dar continuidade aos estudos ou iniciá-los por aqui. |
Keywords: | Educação matemática História da matemática Matemática formal Funções lineares - representações paralelas Mathematical education History of mathematics Formal mathematics Linear functions - parallel representations |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Matemática Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663 |
Appears in Collections: | Livros, E-books e Cartilhas Diversos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÁLGEBRA HISTÓRIA REPRESENTAÇÃO - LIVRO DIVERSOS CDSApdf.pdf | Álgebra história representação. - Livro Diversos CDSA | 30.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.