Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663
Title: Álgebra história representação.
Other Titles: Algebra history representation.
???metadata.dc.creator???: ARCAVI, Abraham.
Keywords: Educação matemática;História da matemática;Matemática formal;Funções lineares - representações paralelas;Mathematical education;History of mathematics;Formal mathematics;Linear functions - parallel representations
Issue Date: 1995
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARCAVI, Abraham. Álgebra história representação. s.n: s.l, 1995? (Série reflexão em educação matemática) Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663
???metadata.dc.description.resumo???: É com enorme prazer e com a certeza de estarmos contribuindo para o prosseguimento das discussões em Educação Matemática que trazemos para vocês o segundo volume de nossa Série Reflexões em Educação Matemática. Esta publicação nasce das reflexões e atividades propostas pelo Prof. Dr. Abraham Arcavi nos dois seminários oferecidos no Mestrado em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula, o primeiro foi “O Ensino/Aprendizagem de Álgebra” e o segundo foi “Issues of Representations”. Os Seminários do Prof. Arcavi trouxeram um a série de questionamentos sobre as diferentes formas de representação usadas na Matemática, suas particularidades, diferenças, e funcionalidade. Iniciou com uma série de exercícios tradicionais e inovadores, abordados de maneira completamente inovadora, desafiadora, estabelecendo relações entre as diferentes abordagens. Os Seminários do Prof. Arcavi se caracterizaram pela coerência do seu discurso com a sua práxis. Ele não é do tipo que nos diz “sejam construtivistas, inovadores, trabalhem em grupo, aprendam a ouvir seus alunos, a conversar, dialogar e aprender com seus alunos; criem uma com unidade intelectual cooperativa”, enquanto oferece um curso exatamente ao contrário. Ele adota a concepção construtivista e é um inovador. Criou um ambiente de sala de aula que favoreceu o trabalhar em grupo, cooperativamente, na construção do conhecimento; soube ouvir e parar para compreender todas as perguntas, todas as falas de seus alunos e mais do que isto as respeitou e as valorizou. Na opinião do aluno Paulo, “Arcavi é um professor que está além do intra e do interdisciplinar, ele é transdisciplinar” e na opinião dos outros participantes “Arcavi é uma pessoa simples, carinhosa, e apaixonante”. Por isso, não é possível reduzir os cursos a estes poucos artigos. O que pretendemos com esta publicação é divulgar e criar oportunidades para que as pessoas que participaram do curso e outras que queiram interagir conosco possam dar continuidade aos estudos ou iniciá-los por aqui.
Keywords: Educação matemática
História da matemática
Matemática formal
Funções lineares - representações paralelas
Mathematical education
History of mathematics
Formal mathematics
Linear functions - parallel representations
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663
Appears in Collections:Livros, E-books e Cartilhas Diversos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁLGEBRA HISTÓRIA REPRESENTAÇÃO - LIVRO DIVERSOS CDSApdf.pdfÁlgebra história representação. - Livro Diversos CDSA 30.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.