Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | É com enorme prazer e com a certeza de estarmos contribuindo para o prosseguimento das discussões em Educação Matemática que trazemos para vocês o segundo volume de nossa Série Reflexões em Educação Matemática. Esta publicação nasce das reflexões e atividades propostas pelo Prof. Dr. Abraham Arcavi nos dois seminários oferecidos no Mestrado em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula, o primeiro foi “O Ensino/Aprendizagem de Álgebra” e o segundo foi “Issues of Representations”. Os Seminários do Prof. Arcavi trouxeram um a série de questionamentos sobre as diferentes formas de representação usadas na Matemática, suas particularidades, diferenças, e funcionalidade. Iniciou com uma série de exercícios tradicionais e inovadores, abordados de maneira completamente inovadora, desafiadora, estabelecendo relações entre as diferentes abordagens. Os Seminários do Prof. Arcavi se caracterizaram pela coerência do seu discurso com a sua práxis. Ele não é do tipo que nos diz “sejam construtivistas, inovadores, trabalhem em grupo, aprendam a ouvir seus alunos, a conversar, dialogar e aprender com seus alunos; criem uma com unidade intelectual cooperativa”, enquanto oferece um curso exatamente ao contrário. Ele adota a concepção construtivista e é um inovador. Criou um ambiente de sala de aula que favoreceu o trabalhar em grupo, cooperativamente, na construção do conhecimento; soube ouvir e parar para compreender todas as perguntas, todas as falas de seus alunos e mais do que isto as respeitou e as valorizou. Na opinião do aluno Paulo, “Arcavi é um professor que está além do intra e do interdisciplinar, ele é transdisciplinar” e na opinião dos outros participantes “Arcavi é uma pessoa simples, carinhosa, e apaixonante”. Por isso, não é possível reduzir os cursos a estes poucos artigos. O que pretendemos com esta publicação é divulgar e criar oportunidades para que as pessoas que participaram do curso e outras que queiram interagir conosco possam dar continuidade aos estudos ou iniciá-los por aqui. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Álgebra história representação. | pt_BR |
dc.date.issued | 1995 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663 | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T21:49:49Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24 | - |
dc.date.available | 2025-04-24T21:49:49Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática formal | pt_BR |
dc.subject | Funções lineares - representações paralelas | pt_BR |
dc.subject | Mathematical education | pt_BR |
dc.subject | History of mathematics | pt_BR |
dc.subject | Formal mathematics | pt_BR |
dc.subject | Linear functions - parallel representations | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ARCAVI, Abraham. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Algebra history representation. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ARCAVI, Abraham. Álgebra história representação. s.n: s.l, 1995? (Série reflexão em educação matemática) Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros, E-books e Cartilhas Diversos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÁLGEBRA HISTÓRIA REPRESENTAÇÃO - LIVRO DIVERSOS CDSApdf.pdf | Álgebra história representação. - Livro Diversos CDSA | 30.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.