Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoÉ com enorme prazer e com a certeza de estarmos contribuindo para o prosseguimento das discussões em Educação Matemática que trazemos para vocês o segundo volume de nossa Série Reflexões em Educação Matemática. Esta publicação nasce das reflexões e atividades propostas pelo Prof. Dr. Abraham Arcavi nos dois seminários oferecidos no Mestrado em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula, o primeiro foi “O Ensino/Aprendizagem de Álgebra” e o segundo foi “Issues of Representations”. Os Seminários do Prof. Arcavi trouxeram um a série de questionamentos sobre as diferentes formas de representação usadas na Matemática, suas particularidades, diferenças, e funcionalidade. Iniciou com uma série de exercícios tradicionais e inovadores, abordados de maneira completamente inovadora, desafiadora, estabelecendo relações entre as diferentes abordagens. Os Seminários do Prof. Arcavi se caracterizaram pela coerência do seu discurso com a sua práxis. Ele não é do tipo que nos diz “sejam construtivistas, inovadores, trabalhem em grupo, aprendam a ouvir seus alunos, a conversar, dialogar e aprender com seus alunos; criem uma com unidade intelectual cooperativa”, enquanto oferece um curso exatamente ao contrário. Ele adota a concepção construtivista e é um inovador. Criou um ambiente de sala de aula que favoreceu o trabalhar em grupo, cooperativamente, na construção do conhecimento; soube ouvir e parar para compreender todas as perguntas, todas as falas de seus alunos e mais do que isto as respeitou e as valorizou. Na opinião do aluno Paulo, “Arcavi é um professor que está além do intra e do interdisciplinar, ele é transdisciplinar” e na opinião dos outros participantes “Arcavi é uma pessoa simples, carinhosa, e apaixonante”. Por isso, não é possível reduzir os cursos a estes poucos artigos. O que pretendemos com esta publicação é divulgar e criar oportunidades para que as pessoas que participaram do curso e outras que queiram interagir conosco possam dar continuidade aos estudos ou iniciá-los por aqui.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleÁlgebra história representação.pt_BR
dc.date.issued1995-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663-
dc.date.accessioned2025-04-24T21:49:49Z-
dc.date.available2025-04-24-
dc.date.available2025-04-24T21:49:49Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática formalpt_BR
dc.subjectFunções lineares - representações paralelaspt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectHistory of mathematicspt_BR
dc.subjectFormal mathematicspt_BR
dc.subjectLinear functions - parallel representationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARCAVI, Abraham.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAlgebra history representation.pt_BR
dc.identifier.citationARCAVI, Abraham. Álgebra história representação. s.n: s.l, 1995? (Série reflexão em educação matemática) Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663pt_BR
Appears in Collections:Livros, E-books e Cartilhas Diversos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁLGEBRA HISTÓRIA REPRESENTAÇÃO - LIVRO DIVERSOS CDSApdf.pdfÁlgebra história representação. - Livro Diversos CDSA 30.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.