Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41662
Title: A política pública de primeira infância: um estudo sobre a implementação do Programa Criança Feliz em Serra Branca-PB
Other Titles: Early childhood public policy: a study on the implementation of the Happy Child Program in Serra Branca-PB
???metadata.dc.creator???: COSTA, Mabel Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Débora Bruna Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORCINO, Kevin Ferreira.
Keywords: Programa Criança Feliz – Serra Branca-PB;Política pública de primeira infância;Crianças – políticas públicas;Análise de política pública;Happy Child Program – Serra Branca-PB;Early childhood public policy;hildren – public policies;Public policy analysis
Issue Date: 3-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Mabel Silva. A política pública de primeira infância: um estudo sobre a implementação do Programa Criança Feliz em Serra Branca-PB. 2025. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41662
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo buscou analisar como o Programa Criança Feliz auxiliou no desenvolvimento das crianças participantes do programa. Para alcançar o objetivo supracitado, definiu-se os seguintes objetivos específicos: evidenciar o impacto do Programa Criança Feliz na rotina e na qualidade de vida das famílias participantes; identificar os benefícios trazidos aos participantes do Programa Criança Feliz; e investigar a percepção dos usuários acerca da implementação do Programa. A metodologia utilizou uma abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e levantamento de campo para coletar dados primários e secundários. O questionário estruturado foi aplicado online às famílias participantes do Programa Criança Feliz em Serra Branca-PB, e os dados foram analisados quantitativamente. Os resultados mostram que a maioria dos participantes está há mais de 2 anos no Programa Criança Feliz, avaliando-o como muito positivo para a rotina familiar, com destaque para o aumento de atividades lúdicas, visitas domiciliares de alta qualidade e melhorias no desenvolvimento motor e social das crianças. O estudo concluiu que o Programa Criança Feliz tem contribuído positivamente para o desenvolvimento infantil e a qualidade de vida das famílias em Serra Branca-PB, apesar de dificuldades como falta de capacitação e recursos. Recomenda-se ampliar a pesquisa para outras regiões e aprofundar o estudo sobre os desafios enfrentados.
Abstract: This study aimed to analyze how the Criança Feliz Program helped the development of children participating in the program. To achieve the aforementioned objective, we defined the following specific objectives: to highlight the impact of the Criança Feliz Program on the routine and quality of life of participating families; to identify the benefits brought to participants of the Criança Feliz Program; and to investigate the perception of users regarding the implementation of the Program. The methodology used a descriptive approach, with bibliographic research and field survey to collect primary and secondary data. The structured questionnaire was applied online to families participating in the Criança Feliz Program in Serra Branca-PB, and the data were analyzed quantitatively. The results show that most participants have been in the Criança Feliz Program for more than 2 years, evaluating it as very positive for the family routine, with emphasis on the increase in playful activities, high-quality home visits, and improvements in the motor and social development of children. The study concluded that the Criança Feliz Program contributed positively to child development and the quality of life of families in Serra Branca-PB, despite difficulties such as lack of training and resources. It is recommended to expand the research to other regions and to deepen the study of the challenges faced.
Keywords: Programa Criança Feliz – Serra Branca-PB
Política pública de primeira infância
Crianças – políticas públicas
Análise de política pública
Happy Child Program – Serra Branca-PB
Early childhood public policy
hildren – public policies
Public policy analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pública.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41662
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MABEL SILVA COSTA - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2025.pdf861.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.