Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41649
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | GÓIS, A. P. O. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6230926798364104 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SALUSTINO, Dorivaldo Alves. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7402127637978502 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. | - |
dc.contributor.referee2 | ONOFRE, Eduardo Gomes | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd), na Linha de Pesquisa 2 - Práticas Educativas e Diversidade. Objetivou investigar a percepção de discentes com deficiência do curso de Pedagogia do Campus Central da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), acerca das práticas de inclusão e exclusão no contexto da sala de aula. A investigação, de natureza qualitativa, se fundamentou em referenciais teórico-metodológicos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e em seu respaldo legal e normativo, assim como em estudos sobre inclusão educacional no ensino superior. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com seis discentes com deficiência que cursavam licenciatura em Pedagogia no Campus Central da UERN, categorizados com apoio do software de análise qualitativa Atlas.ti e analisados com base na técnica de análise de conteúdo. As análises evidenciaram que, segundo a percepção dos sujeitos, houve significativos avanços no processo de inclusão de pessoas com deficiência no curso, como demostram os casos em que parte dos docentes mostraram-se atentos às necessidades específicas dos alunos e promoveram adaptações curriculares e metodológicas. A criação, pela UERN, de uma política de cotas que viabilizou o ingresso dos discentes no referido e a criação de uma Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) também foram apontadas como ações inclusivas. Por outro lado, a falta de flexibilidade metodológica e curricular demonstrada por alguns docentes, a ausência de componentes curriculares obrigatórios sobre educação inclusiva e a carência de conhecimentos específicos sobre como lidar com diferenças manifestados por alguns docentes foram indicados como causa de ações pedagógicas excludentes. Conclui-se que a persistência de barreiras arquitetônicas, a insuficiência da formação docente e a inexistência de componentes curriculares obrigatórios sobre educação especial contribuem para a coexistência de práticas pedagógicas inclusivas e excludentes, evidenciando que a efetividade da inclusão educacional no ensino superior depende tanto do desenvolvimento de políticas públicas de financiamento, formação docente e acessibilidade arquitetônica quanto da adesão de docentes e discentes à práticas pedagógicas inclusivas no contexto da sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Práticas inclusivas no ensino superior : a inclusão de alunos com deficiência no curso de pedagogia, Campus Central da UERN | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.description.abstract | This research was developed in conjunction with the Graduate Program in Education at the Universidade Federal de Campina Grande (GPEUFCG), in Research Line 2 - Educational Practices and Diversity. It aimed to investigate the perception of students with disabilities in the Pedagogy course at the Central Campus of the Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN), regarding inclusion and exclusion practices in the classroom context. The investigation, of a qualitative nature, was based on theoretical and methodological references of special education from the perspective of inclusive education and its legal and normative support, as well as on studies on educational inclusion in higher education. The data were produced through semistructured interviews conducted with six students with disabilities who were studying for a degree in Pedagogy at the Central Campus of UERN, categorized with the support of the qualitative analysis software Atlas.TI and analyzed based on the content analysis technique. The analyses showed that, according to the subjects' perception, there were significant advances in the process of including people with disabilities in the course, as demonstrated by the cases in which some of the teachers showed themselves to be attentive to the specific needs of the students and promoted curricular and methodological adaptations. The creation, by UERN, of a quota policy that made it possible for students to enter the aforementioned course and the creation of a Directorate of Inclusive Policies and Actions (DIPA) were also indicated as inclusive actions. On the other hand, the lack of methodological and curricular flexibility demonstrated by some teachers, the absence of mandatory curricular components on inclusive education and the lack of specific knowledge on how to deal with differences manifested by some teachers were indicated as causes of exclusionary pedagogical actions. It is concluded that the persistence of architectural barriers, insufficient teacher training and the lack of mandatory curricular components on special education contribute to the coexistence of inclusive and exclusionary pedagogical practices, showing that the effectiveness of educational inclusion in higher education depends both on the development of public policies for financing, teacher training and architectural accessibility and on the adherence of teachers and students to inclusive pedagogical practices in the classroom context. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41649 | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T17:48:01Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23 | - |
dc.date.available | 2025-04-23T17:48:01Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão de alunos com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas excludentes | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação especial inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusion of students with disabilities | pt_BR |
dc.subject | Exclusionary pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Inclusive pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive special education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOIS, Ana Paula de Oliveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive practices in higher education: the inclusion of students with disabilities in the pedagogy course, UERN Central Campus | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOIS, Ana Paula de Oliveira. Práticas inclusivas no ensino superior : a inclusão de alunos com deficiência no curso de pedagogia, Campus Central da UERN. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA DE OLIVEIRA GOIS - DISSERTAÇÃO - (PPGE) 2025.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.