Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4740914709215537pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, Sergio Murilo Santos dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693832655779279pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2RAMALHO, Laise do Nascimento Cabral.
dc.description.resumoO processo de desertificação é uma adversidade que atinge diversas partes do globo terrestre, demandando medidas de prevenção e combate, nas quais a educação escolar desempenha um papel importante. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar como o fenômeno da desertificação é abordado nos conteúdos dos livros didáticos de Geografia das escolas de ensino básico da rede pública estadual e municipal de Picuí3PB. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico sobre a temática; análise de três (03) livros didáticos do PNLD 202032024 da coleção Moderna Plus, utilizados no ensino médio, e de quatro (04) livros do ensino fundamental (anos finais) da editora Scipione do PNLD 202432027 da rede municipal de Picuí3PB, além da produção de uma cartilha educativa sobre desertificação e suas vulnerabilidades ambientais. Os resultados indicam que os livros didáticos tratam o tema da desertificação de forma superficial, sem um aprofundamento adequado da problemática, e não abordam a realidade regional dos estudantes, que convivem com o processo de desertificação em seu cotidiano. A cartilha destacou as principais atividades que impulsionam o processo de desertificação no município, ressaltando que as práticas de extrativismo vegetal, agropecuária e mineração são os principais fatores responsáveis pelo avanço desse fenômeno. Conclui-se que os livros didáticos não abordam a temática da desertificação de maneira satisfatória e que as atividades humanas são os principais impulsionadores do processo de desertificação em Picuí3 PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPROFGEOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA desertificação e suas vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas no livro didático de geografia nas escolas de Picuí-PBpt_BR
dc.date.issued2025-02-27
dc.description.abstractThe desertification process is an adversity that affects different parts of the globe, demanding prevention and combat measures, in which school education plays an important role. Therefore, the objective of this research was to analyze how the phenomenon of desertification is addressed in the contents of Geography textbooks of elementary schools in the state and municipal public schools of Picuí-PB. The research was carried out through a bibliographic survey on the subject; analysis of three (03) textbooks from the PNLD 202032024 of the Moderna Plus collection, used in high school, and four (04) elementary school books (final years) from the Scipione publisher from the PNLD 202432027 of the municipal network of Picuí-PB, in addition to the production of an educational booklet on desertification and its environmental vulnerabilities. The results indicate that textbooks treat the issue of desertification superficially, without adequately delving into the problem, and do not address the regional reality of students, who live with the desertification process in their daily lives. The booklet highlighted the main activities that drive the desertification process in the municipality, emphasizing that plant extraction, agriculture and mining practices are the main factors responsible for the advancement of this phenomenon. It is concluded that textbooks do not address the issue of desertification in a satisfactory manner and that human activities are the main drivers of the desertification process in Picuí-PB.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41646
dc.date.accessioned2025-04-23T12:37:22Z
dc.date.available2025-04-23
dc.date.available2025-04-23T12:37:22Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEspaço vividopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCartilhapt_BR
dc.subjectDesertificaçãopt_BR
dc.subjectLived spacept_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectPrimerpt_BR
dc.subjectDesertificationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Anselmo de Araújo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDesertification and its environmental vulnerabilities and socioeconomic in the geography textbook in schools in Picuí-PBpt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Anselmo de Araújo. A desertificação e suas vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas no livro didático de geografia nas escolas de Picuí-PB. 2025. 81 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANSELMO DE ARAÚJO BARBOSA - DISSERTAÇÃO - (PPGG) 2025.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.