Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41643
Title: A cibercultura: a educação na era digital.
Other Titles: Cyberculture: education in the digital age.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Clara Gomes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luciano da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARNÉ, Pedro Henrique Passos.
Keywords: Ensino de Filosofia;Cibercultura;Educação;Meios Tecnológicos;Tecnologia Digital;Philosophy Teaching;Cyberculture;Education;Technological Media;Digital Technology
Issue Date: 9-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Clara Gomes dos. A cibercultura: a educação na era digital. 2025. 38 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: A Cibercultura se desenvolve por meio do uso das tecnologias digitais, como por exemplo os smartphones, tablets e computadores, através dos quais podemos nos conectar com o mundo. Os meios tecnológicos surgiram como forma de modernizar e inovar, trazendo praticidade e comodidade a seus usuários. Basta um click e podemos acessar o mundo inteiro sem sair da nossa casa. Mas, devemos usá-lo com responsabilidade, consciência e equilíbrio, para que possamos extrair o melhor dessas tecnologias. A cibercultura é um conjunto de técnicas, práticas e modos de pensamento que se desenvolvem com o ciberespaço, que tem a intenção de impulsionar a inteligência coletiva, e também a forma de se socializar. Assim, no presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), objetivamos demonstrar como a cibercultura pode contribuir com o ensino de filosofia no ensino médio. Por uma estratégia metodológica, realizamos uma abordagem qualitativa, buscando evidenciar os aspectos da realidade que não podem ser quantificados. Como procedimento, adotamos a pesquisa participante, a partir das observações realizadas no campo de estágio. O resultado alcançado demonstra que os avanços tecnológicos poderiam ser melhor aproveitados em benefício do ensino de filosofia no ensino médio.
Abstract: In this work, I intend to argue how internet culture can support teachers in teaching philosophy at the high school level. Briefly stated, internet culture refers to a set of techniques, practices, and ways of thinking developed within the interconnected digital environment of cyberspace. We can observe this type of culture emerging through digital devices (such as smartphones, tablets, and computers), which allow users to connect with people around the world and foster a form of collective intelligence. It is important to note that digital devices offer users both practicality and convenience, while also encouraging them to act more responsibly. We believe that by promoting responsible behavior, we can help internet culture develop in its most positive aspects. The methodological approach of this work is qualitative research, based on a survey I conducted during my internship at a high school.
Keywords: Ensino de Filosofia
Cibercultura
Educação
Meios Tecnológicos
Tecnologia Digital
Philosophy Teaching
Cyberculture
Education
Technological Media
Digital Technology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Filosofia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41643
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Filosofia - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLARA GOMES DOS SANTOS-MONOGRAFIA-CH-LICENCIATURA EM FILOSOFIA (2025).pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.