Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41583
Title: Dificuldade na aprendizagem em equações do primeiro grau no ensino fundamental: uma investigação bibliográfica.
Other Titles: Difficulty in learning first-degree equations in elementary education: a bibliographical investigation.
Dificultad en el aprendizaje de ecuaciones de primer grado en educación fundamental: una investigación bibliográfica.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Alex Graciliano Nunes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Glageane da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Josevandro Barros.
Keywords: Matemática - ensino;Equação de primeiro grau;Ensino de matemática;Matemática – ensino fundamental;Matemática – formação de professores;Matemática – alunos – aprendizagem;Centro de Educação e Saúde;Mathematics - teaching;First-degree equation;Mathematics teaching;Mathematics - elementary education;Mathematics - teacher training;Mathematics - students - learning;Center for Education and Health;Matemáticas - enseñanza;Ecuación de primer grado;Enseñanza de matemáticas;Matemáticas – escuela primaria;Matemáticas – formación de profesores;Matemáticas – estudiantes – aprendizaje;Centro de Educación y Salud
Issue Date: 10-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Alex Graciliano Nunes da. Dificuldade na aprendizagem em equações do primeiro grau no ensino fundamental: uma investigação bibliográfica. 2024. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades na aprendizagem de equações do 1o grau no ensino fundamental, um tema relevante no contexto educacional brasileiro. O estudo confirma que o ensino de Matemática enfrenta obstáculos significativos que afetam a compreensão e a habilidade dos estudantes. Os dados mostram que a falta de formação contínua e valorização dos professores, somados a uma abordagem pedagógica inadequada, e antiquada, contribuem para a baixa performance dos estudantes. Além disso, a correlação entre o nível socioeconômico e o desempenho dos alunos em Matemática demonstra diferenças significativas que dificultam o aprendizado. A pesquisa aborda também as implicações da visão popular sobre Matemática, que muitas vezes desestimula os alunos, e propõe estratégias de ensino que podem facilitar a compreensão das equações do 1o grau, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.
Abstract: This study investigates the difficulties in learning first-degree equations in elementary education, a topic of significant relevance in the Brazilian educational context. The research highlights that the teaching of Mathematics faces structural challenges that impact students' understanding and proficiency. Data show that the lack of ongoing training and appreciation for teachers, combined with inadequate pedagogical approaches, contribute to students' poor performance. Furthermore, the relationship between socioeconomic status and performance in Mathematics reveals inequalities that hinder learning. The research also addresses the implications of popular perceptions about Mathematics, which often discourage students, and proposes teaching strategies that can facilitate understanding of first-degree equations, promoting a more inclusive and effective education.
???metadata.dc.description.resumen???: El presente estudio tiene como objetivo analizar las dificultades en el aprendizaje de ecuaciones de 1er año de la educación fundamental, un tema relevante en el contexto educativo brasileño. el estudio confirma que la enseñanza de las Matemáticas enfrenta obstáculos importantes que afectan la comprensión y capacidad de los estudiantes. Los datos muestran que la falta de formación continua y la valoración del profesorado, sumada a un enfoque pedagógico inadecuado y obsoleto, Contribuyen al bajo rendimiento de los estudiantes. Además, la correlación entre el nivel El rendimiento socioeconómico y estudiantil en matemáticas muestra diferencias significativos que dificultan el aprendizaje. La investigación también aborda las implicaciones de la visión. popular sobre las Matemáticas, que a menudo desalienta a los estudiantes, y propone estrategias para enseñanza que pueda facilitar la comprensión de ecuaciones de primer grado, promoviendo una educación Más inclusiva y eficaz.
Keywords: Matemática - ensino
Equação de primeiro grau
Ensino de matemática
Matemática – ensino fundamental
Matemática – formação de professores
Matemática – alunos – aprendizagem
Centro de Educação e Saúde
Mathematics - teaching
First-degree equation
Mathematics teaching
Mathematics - elementary education
Mathematics - teacher training
Mathematics - students - learning
Center for Education and Health
Matemáticas - enseñanza
Ecuación de primer grado
Enseñanza de matemáticas
Matemáticas – escuela primaria
Matemáticas – formación de profesores
Matemáticas – estudiantes – aprendizaje
Centro de Educación y Salud
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41583
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEX GRACILIANO NUNES DA SILVA - TCC MATEMÁTICA CES 2024.pdfAlex Graciliano Nunes da Silva - TCC Matemática CES 2024316.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.