Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41583
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. G. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0565807948463360pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane Da Silva.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSouza, Glageane S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA.pt_BR
dc.contributor.referee1IDTATIANNA SANTOS DA COSTA, NAYARA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Josevandro Barros.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, Josevandro Barros.pt_BR
dc.contributor.referee2IDNascimento, Josevandro Barros.pt_BR
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, JOSEVANDRO.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729489608618628pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades na aprendizagem de equações do 1o grau no ensino fundamental, um tema relevante no contexto educacional brasileiro. O estudo confirma que o ensino de Matemática enfrenta obstáculos significativos que afetam a compreensão e a habilidade dos estudantes. Os dados mostram que a falta de formação contínua e valorização dos professores, somados a uma abordagem pedagógica inadequada, e antiquada, contribuem para a baixa performance dos estudantes. Além disso, a correlação entre o nível socioeconômico e o desempenho dos alunos em Matemática demonstra diferenças significativas que dificultam o aprendizado. A pesquisa aborda também as implicações da visão popular sobre Matemática, que muitas vezes desestimula os alunos, e propõe estratégias de ensino que podem facilitar a compreensão das equações do 1o grau, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleDificuldade na aprendizagem em equações do primeiro grau no ensino fundamental: uma investigação bibliográfica.pt_BR
dc.date.issued2024-10-10-
dc.description.abstractThis study investigates the difficulties in learning first-degree equations in elementary education, a topic of significant relevance in the Brazilian educational context. The research highlights that the teaching of Mathematics faces structural challenges that impact students' understanding and proficiency. Data show that the lack of ongoing training and appreciation for teachers, combined with inadequate pedagogical approaches, contribute to students' poor performance. Furthermore, the relationship between socioeconomic status and performance in Mathematics reveals inequalities that hinder learning. The research also addresses the implications of popular perceptions about Mathematics, which often discourage students, and proposes teaching strategies that can facilitate understanding of first-degree equations, promoting a more inclusive and effective education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41583-
dc.date.accessioned2025-04-11T12:05:47Z-
dc.date.available2025-04-11-
dc.date.available2025-04-11T12:05:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectEquação de primeiro graupt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática – ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática – formação de professorespt_BR
dc.subjectMatemática – alunos – aprendizagempt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúdept_BR
dc.subjectMathematics - teachingpt_BR
dc.subjectFirst-degree equationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - elementary educationpt_BR
dc.subjectMathematics - teacher trainingpt_BR
dc.subjectMathematics - students - learningpt_BR
dc.subjectCenter for Education and Healthpt_BR
dc.subjectMatemáticas - enseñanzapt_BR
dc.subjectEcuación de primer gradopt_BR
dc.subjectEnseñanza de matemáticaspt_BR
dc.subjectMatemáticas – escuela primariapt_BR
dc.subjectMatemáticas – formación de profesorespt_BR
dc.subjectMatemáticas – estudiantes – aprendizajept_BR
dc.subjectCentro de Educación y Saludpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Alex Graciliano Nunes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDifficulty in learning first-degree equations in elementary education: a bibliographical investigation.pt_BR
dc.title.alternativeDificultad en el aprendizaje de ecuaciones de primer grado en educación fundamental: una investigación bibliográfica.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Alex Graciliano Nunes da. Dificuldade na aprendizagem em equações do primeiro grau no ensino fundamental: uma investigação bibliográfica. 2024. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024.pt_BR
dc.description.resumenEl presente estudio tiene como objetivo analizar las dificultades en el aprendizaje de ecuaciones de 1er año de la educación fundamental, un tema relevante en el contexto educativo brasileño. el estudio confirma que la enseñanza de las Matemáticas enfrenta obstáculos importantes que afectan la comprensión y capacidad de los estudiantes. Los datos muestran que la falta de formación continua y la valoración del profesorado, sumada a un enfoque pedagógico inadecuado y obsoleto, Contribuyen al bajo rendimiento de los estudiantes. Además, la correlación entre el nivel El rendimiento socioeconómico y estudiantil en matemáticas muestra diferencias significativos que dificultan el aprendizaje. La investigación también aborda las implicaciones de la visión. popular sobre las Matemáticas, que a menudo desalienta a los estudiantes, y propone estrategias para enseñanza que pueda facilitar la comprensión de ecuaciones de primer grado, promoviendo una educación Más inclusiva y eficaz.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEX GRACILIANO NUNES DA SILVA - TCC MATEMÁTICA CES 2024.pdfAlex Graciliano Nunes da Silva - TCC Matemática CES 2024316.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.