Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41366
Title: Noite veloz na periferia do capitalismo: “modernização nacional-popular abortada” e superacumulação autocrática de capital na poesia de Ferreira Gullar em “Dentro da noite veloz” (1962 –1975).
Other Titles: Fast night on the periphery of capitalism: “aborted national-popular modernization” and autocratic overaccumulation of capital in Ferreira Gullar’s poetry in “Dentro da noite veloz” (1962–1975).
???metadata.dc.creator???: MORAIS, João Pedro Henriques de Castro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Luciano Mendonça de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEITE, Jonathan Vilar dos Santos.
Keywords: Poesia;Análise Literária;Estruturação Literária;Processo Social;Modernização Nacional-Popular – Partido de Esqueda;Ditadura Militar;Obra Literária – Dentro da Noite Veloz;Gullar, Ferreira, 1930-2016;Poetry;Literary Analysis;Literary Structure;Social Process;National-Popular Modernization – Left-Wing Party;Military Dictatorship;Literary Work – Within the Swift Night
Issue Date: 14-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MORAIS, João Pedro Henriques de Castro. Noite veloz na periferia do capitalismo: “modernização nacional-popular abortada” e superacumulação autocrática de capital na poesia de Ferreira Gullar em “Dentro da noite veloz” (1962 –1975). 2024. 177 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41366
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho analisa historicamente a literatura de Ferreira Gullar entre os anos de 1962 e 1975, a partir de seu livro “Dentro da Noite Veloz”, buscando evidenciar como o poeta estruturou literariamente certos aspectos do processo social relacionado ao fracasso da modernização nacional-popular de esquerda e a consolidação do capitalismo periférico no Brasil a partir do Golpe empresarial-militar de 1964. Nesse sentido, partimos da relação entre historiografia (a partir de René Dreifuss, Florestan Fernandes, e Chico de Oliveira) e teoria crítico-literária marxista (inserindo-se na tradição de Antonio Candido e Roberto Schwarz, mas também partindo da reflexão de autores como Theodor Adorno e Gyorgy Lukács). Portanto, buscamos demonstrar que, na medida em que o golpe empresarial-militar consolidara um capitalismo periférico no Brasil, a partir de um processo de superacumulação de capital, e o projeto de modernização nacional-popular fracassara, a literatura de Ferreira Gullar também se modificou, estruturando estas contradições sociais e políticas em suas obras. Podemos observar, portanto, como, na poesia de Ferreira Gullar, a estética nacional-popular e a estrutura de sentimentos caracterizada por Marcelo Ridenti como “Brasilidade Revolucionária”, com seus temas e formas triunfalistas, dualistas e panfletários dos poemas escritos no pré-golpe se modifica após 1964, surgindo em seu lugar poemas contraditórios/dialéticos, existenciais e melancólicos. Propomos a hipótese de que essa mudança se deu pelo fracasso da modernização nacional-popular, e, por conseguinte, da existência de estruturas históricas relacionadas ao processo social recortado que foram mimetizadas pela poesia de Ferreira Gullar, tornando-se princípio formal literário, que buscamos denominar de vertigem. Este teria como resultado, do ponto de vista da sociologia da arte, uma estética diferente da “Brasilidade Revolucionária” que procuraremos nomeá-la de “Existencialismo Melancólico-Revolucionário”.
Abstract: This paper historically analyzes Ferreira Gullar's literature between 1962 and 1975, based on his book “Dentro da Noite Veloz”, seeking to highlight how the poet literarily structured certain aspects of the social process related to the failure of the left-wing national-popular modernization and the consolidation of peripheral capitalism in Brazil after the 1964 military-business coup. In this sense, we start from the relationship between historiography (based on René Dreifuss, Florestan Fernandes, and Chico de Oliveira) and Marxist critical-literary theory (inserting itself in the tradition of Antonio Candido and Roberto Schwarz, but also based on the reflection of authors such as Theodor Adorno and Gyorgy Lukács). Therefore, we seek to demonstrate that, to the extent that the corporate-military coup had consolidated a peripheral capitalism in Brazil, based on a process of overaccumulation of capital, and the project of national-popular modernization had failed, Ferreira Gullar's literature also changed, structuring these social and political contradictions in his works. We can therefore observe how, in Ferreira Gullar's poetry, the national-popular aesthetic and the structure of feelings characterized by Marcelo Ridenti as “Revolutionary Brazilianness”, with its triumphalist, dualist and pamphleteering themes and forms of the poems written before the coup, changed after 1964, giving rise to contradictory/dialectical, existential and melancholic poems. We propose the hypothesis that this change was caused by the failure of national-popular modernization and, consequently, by the existence of historical structures related to the fragmented social process that were mimicked by Ferreira Gullar's poetry, becoming a formal literary principle, which we seek to call vertigo. This would result, from the point of view of the sociology of art, in an aesthetic different from the “Revolutionary Brazilianness” that we seek to name “Melancholic-Revolutionary Existentialism”.
Keywords: Poesia
Análise Literária
Estruturação Literária
Processo Social
Modernização Nacional-Popular – Partido de Esqueda
Ditadura Militar
Obra Literária – Dentro da Noite Veloz
Gullar, Ferreira, 1930-2016
Poetry
Literary Analysis
Literary Structure
Social Process
National-Popular Modernization – Left-Wing Party
Military Dictatorship
Literary Work – Within the Swift Night
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41366
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PEDRO HENRIQUES DE CASTRO MORAIS-MONOGRAFIA-CH-LICENCIATURA EM HISTÓRIA (2024).pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.