Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41247
Title: | Inovação no setor público: o caso do curso de letramento digital em Campina Grande- PB. |
Other Titles: | Innovation in the public sector: the case of the digital literacy course in Campina Grande- PB. |
???metadata.dc.creator???: | MAIA, Nathália Costa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | EMMENDOERFER, Magnus Luiz. |
Keywords: | Gestão pública;Inovação no setor público;Letramento digital;Public management;Innovation in the public sector;Digital literacy |
Issue Date: | 12-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MAIA, Nathália Costa. Inovação no setor público: o caso do curso de letramento digital em Campina Grande- PB. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa se insere no contexto que desafios inerentes ao inovar na esfera pública desencadeia nos governos a necessidade de se reinventarem continuamente. Portanto, os fatores que antecedem o processo da inovação precisam ser mais compreendidos nas pesquisas, uma vez incluido os contextos particulares que o setor possui. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar os principais antecedentes à inovação ocorridas na implantação do curso de Letramento Digital, elaborado e oferecido pela Secretaria de Ciência,Tecnologia e Inovação em Campina Grande-PB na percepção de seus formuladores e gestores.Trata-se de estudo qualitativo, em que se emprega o método indutivo, realizando um estudo decaso. Os dados foram coletados por meio de fontes bibliográficas, análise documental e entrevistas com os 04 gestores atuantes. O perfil da equipe da gestão e formuladores da inovação foi amplamente citado como o maior indutor entre as categorias em análise. No tocante à falta de infrestrutura, considerada como a maior barreira à inovação, relacionada, inicialmente à falta de recursos, é compreendido pelo modelo enraizado de controles rígidos dos processos e recursos dentro da administração pública brasileira. No caso da SECTI-CG, esta barreira foi ultrapassada através do engajamento dos gestores. Como sugestão propositiva,direciona-se mensurar o impacto das iniciativas inovadoras dentro da Secretaria e sua continuidade, no que concerne os desafio de gestão da inovação e de perpetuação dos resultados. |
Abstract: | This research is part of the context in which challenges inherent to innovation in the public sphere trigger governments to continually reinvent themselves. Therefore, the factors that precede the innovation process need to be better understood in research, once the particular contexts of the sector are included. In this sense, the general objective of this research is to analyze the main antecedents to innovation that occurred in the implementation of the Digital Literacy course, developed and offered by the Secretariat of Science, Technology and Innovation in Campina Grande-PB, in the perception of its formulators and managers. This is a qualitative study, in which the inductive method is used, carrying out a case study. Data were collected through bibliographic sources, documentary analysis and interviews with managers. The profile of the management team and formulators of innovation was widely cited as the greatest inducer among the categories under analysis. Regarding the lack of infrastructure, considered as the greatest barrier to innovation, initially related to the lack of resources, it is understood by the rooted model of rigid controls of processes and resources within the Brazilian public administration. In the case of SECTI-CG, this barrier was overcome through the engagement of four managers. As a proposal, the aim is to measure the impact of innovative initiatives within the Secretariat and their continuity, with regard to the challenges of managing innovation and perpetuating results. |
Keywords: | Gestão pública Inovação no setor público Letramento digital Public management Innovation in the public sector Digital literacy |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Administração. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41247 |
Appears in Collections: | Mestrado em Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NATHÁLIA COSTA MAIA - DISSERTAÇÃO (PPGA) 2024.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.