Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41240
Title: Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades.
Other Titles: Soil Education Program in Schools - Educasolos: Final activity report.
???metadata.dc.creator???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
SANTOS, Rivaldo Vital dos.
ALMEIDA, Dayanne Sthefany Marques.
SOUSA, Vitória Raiany do Nascimento
NÓBREGA, Jarlean Lopes.
ARAÚJO, Edson da Silva.
SILVA, Danilson Correia da.
BARBOSA, Ivson de Sousa.
EMÍDIO, Rogério Andrade.
ALVES, José Ilton Pereira.
Keywords: Extensão universitária;Programa de Educação em Solo nas Escolas - EDUCASOLOS;Projeto Geotinta;Solos e educação;Projetos de extensão universária - CDSA UFCG;Relatório de extensão universitária;University extension;Soil Education Program in Schools - EDUCASOLOS;Geotinta Project;Soils and education;University extension projects - CDSA UFCG;University extension report
Issue Date: Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VITAL, Adriana de Fátima Meira et al. Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades. 2025. Relatório PROEXT. Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: A harmonia do binômio Ser Humano - Meio Ambiente gera bem estar e promove equilíbrio social, ecológico, econômico e outros valores considerados invisíveis ou intangíveis para garantir os serviços ecossistêmicos. Para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estabelecer a melhoria na qualidade de vida e no bem estar humano, é fundamental disseminar orientações que promovam a sensibilização das pessoas para garantir uma relação de equilíbrio com o meio natural. Conhecer e adotar posturas sustentáveis, regeneradoras, conservacionistas e protetivas da Natureza é o grande desafio da atualidade. Dos componentes da Natureza o solo pode ser considerado como o grande organismo que sustenta e mantém a vida no planeta Terra, por sua multiplicidade de funções e serviços ambientais, apesar disso, em função de seu mau uso e manejo, da exploração insustentável, da falta de governança e de desconhecimento de seu valor, as perdas de solo se fazem cada vez mais expressivas. A erosão, a salinização, a degradação e a desertificação avançam aceleradas no mundo inteiro. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU), mais de 35% dos solos do mundo estão em processo de degradação de moderada a severa. Exaurido em sua fertilidade o solo não consegue responder com a produtividade agrícola e a consequência é a perda da biodiversidade, o aumento da miséria, a extinção de espécies e a morte. Por isso é urgente trabalhar para popularizar seus conceitos e disseminar as práticas conservacionistas, começando nas escolas, desde as primeiras séries. Conhecer é o pressuposto fundamental para que se promovam a renovação de posturas e atitudes de enfrentamento aos problemas vivenciados pelas diversas comunidades. A educação será, pois, sempre base para a melhoria da qualidade de vida e o despertar da consciência ambiental. Considerando a relevância do solo, como recurso natural, complexo, dinâmico, finito, de cuja qualidade depende a vida de todos percebe-se a necessidade de se disseminar conhecimentos desde os primeiros anos escolares, até as comunidades rurais, que tem o solo como base de sua sustentação na lida diária. Nesse contexto o Programa de Educação em Solos nas Escolas – EDUCASOLOS, vem desenvolvendo estratégias para estimular o diálogo sobre a popularização do ensino de solos e a socialização de saberes sobre este recursos junto às escolas da cidade e do campo, públicas e privadas, incentivanjdo a prática extensionista dos acadêmicos do CDSA. As diversas atividades dos projetos que compõem o EDUCASOLOS objetivaram contribuir com a discussão para a conservação dos solos e transição agroecológica, por meio de metodologias dialógicas, participativas e lúdicas.
Keywords: Extensão universitária
Programa de Educação em Solo nas Escolas - EDUCASOLOS
Projeto Geotinta
Solos e educação
Projetos de extensão universária - CDSA UFCG
Relatório de extensão universitária
University extension
Soil Education Program in Schools - EDUCASOLOS
Geotinta Project
Soils and education
University extension projects - CDSA UFCG
University extension report
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Ciências Agrárias.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41240
Appears in Collections:Relatórios de Extensão Universitária - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROGRAMA DE EDUCACAO EM SOLO NAS ESCOLAS - RELATÓRIO DE EXTENSÃO CDSA 2025.pdfPrograma de Educação em Solos nas Escolas - Relatório de Extensão CDSA 20253.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.