Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA harmonia do binômio Ser Humano - Meio Ambiente gera bem estar e promove equilíbrio social, ecológico, econômico e outros valores considerados invisíveis ou intangíveis para garantir os serviços ecossistêmicos. Para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estabelecer a melhoria na qualidade de vida e no bem estar humano, é fundamental disseminar orientações que promovam a sensibilização das pessoas para garantir uma relação de equilíbrio com o meio natural. Conhecer e adotar posturas sustentáveis, regeneradoras, conservacionistas e protetivas da Natureza é o grande desafio da atualidade. Dos componentes da Natureza o solo pode ser considerado como o grande organismo que sustenta e mantém a vida no planeta Terra, por sua multiplicidade de funções e serviços ambientais, apesar disso, em função de seu mau uso e manejo, da exploração insustentável, da falta de governança e de desconhecimento de seu valor, as perdas de solo se fazem cada vez mais expressivas. A erosão, a salinização, a degradação e a desertificação avançam aceleradas no mundo inteiro. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU), mais de 35% dos solos do mundo estão em processo de degradação de moderada a severa. Exaurido em sua fertilidade o solo não consegue responder com a produtividade agrícola e a consequência é a perda da biodiversidade, o aumento da miséria, a extinção de espécies e a morte. Por isso é urgente trabalhar para popularizar seus conceitos e disseminar as práticas conservacionistas, começando nas escolas, desde as primeiras séries. Conhecer é o pressuposto fundamental para que se promovam a renovação de posturas e atitudes de enfrentamento aos problemas vivenciados pelas diversas comunidades. A educação será, pois, sempre base para a melhoria da qualidade de vida e o despertar da consciência ambiental. Considerando a relevância do solo, como recurso natural, complexo, dinâmico, finito, de cuja qualidade depende a vida de todos percebe-se a necessidade de se disseminar conhecimentos desde os primeiros anos escolares, até as comunidades rurais, que tem o solo como base de sua sustentação na lida diária. Nesse contexto o Programa de Educação em Solos nas Escolas – EDUCASOLOS, vem desenvolvendo estratégias para estimular o diálogo sobre a popularização do ensino de solos e a socialização de saberes sobre este recursos junto às escolas da cidade e do campo, públicas e privadas, incentivanjdo a prática extensionista dos acadêmicos do CDSA. As diversas atividades dos projetos que compõem o EDUCASOLOS objetivaram contribuir com a discussão para a conservação dos solos e transição agroecológica, por meio de metodologias dialógicas, participativas e lúdicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Agrárias.pt_BR
dc.titlePrograma de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades.pt_BR
dc.date.issued2025-02-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41240-
dc.date.accessioned2025-03-21T20:10:02Z-
dc.date.available2025-03-21-
dc.date.available2025-03-21T20:10:02Z-
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectPrograma de Educação em Solo nas Escolas - EDUCASOLOSpt_BR
dc.subjectProjeto Geotintapt_BR
dc.subjectSolos e educaçãopt_BR
dc.subjectProjetos de extensão universária - CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectRelatório de extensão universitáriapt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectSoil Education Program in Schools - EDUCASOLOSpt_BR
dc.subjectGeotinta Projectpt_BR
dc.subjectSoils and educationpt_BR
dc.subjectUniversity extension projects - CDSA UFCGpt_BR
dc.subjectUniversity extension reportpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.creatorSANTOS, Rivaldo Vital dos.-
dc.creatorALMEIDA, Dayanne Sthefany Marques.-
dc.creatorSOUSA, Vitória Raiany do Nascimento-
dc.creatorNÓBREGA, Jarlean Lopes.-
dc.creatorARAÚJO, Edson da Silva.-
dc.creatorSILVA, Danilson Correia da.-
dc.creatorBARBOSA, Ivson de Sousa.-
dc.creatorEMÍDIO, Rogério Andrade.-
dc.creatorALVES, José Ilton Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSoil Education Program in Schools - Educasolos: Final activity report.pt_BR
dc.identifier.citationVITAL, Adriana de Fátima Meira et al. Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades. 2025. Relatório PROEXT. Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Relatórios de Extensão Universitária - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROGRAMA DE EDUCACAO EM SOLO NAS ESCOLAS - RELATÓRIO DE EXTENSÃO CDSA 2025.pdfPrograma de Educação em Solos nas Escolas - Relatório de Extensão CDSA 20253.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.