Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41240
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A harmonia do binômio Ser Humano - Meio Ambiente gera bem estar e promove equilíbrio social, ecológico, econômico e outros valores considerados invisíveis ou intangíveis para garantir os serviços ecossistêmicos. Para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estabelecer a melhoria na qualidade de vida e no bem estar humano, é fundamental disseminar orientações que promovam a sensibilização das pessoas para garantir uma relação de equilíbrio com o meio natural. Conhecer e adotar posturas sustentáveis, regeneradoras, conservacionistas e protetivas da Natureza é o grande desafio da atualidade. Dos componentes da Natureza o solo pode ser considerado como o grande organismo que sustenta e mantém a vida no planeta Terra, por sua multiplicidade de funções e serviços ambientais, apesar disso, em função de seu mau uso e manejo, da exploração insustentável, da falta de governança e de desconhecimento de seu valor, as perdas de solo se fazem cada vez mais expressivas. A erosão, a salinização, a degradação e a desertificação avançam aceleradas no mundo inteiro. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU), mais de 35% dos solos do mundo estão em processo de degradação de moderada a severa. Exaurido em sua fertilidade o solo não consegue responder com a produtividade agrícola e a consequência é a perda da biodiversidade, o aumento da miséria, a extinção de espécies e a morte. Por isso é urgente trabalhar para popularizar seus conceitos e disseminar as práticas conservacionistas, começando nas escolas, desde as primeiras séries. Conhecer é o pressuposto fundamental para que se promovam a renovação de posturas e atitudes de enfrentamento aos problemas vivenciados pelas diversas comunidades. A educação será, pois, sempre base para a melhoria da qualidade de vida e o despertar da consciência ambiental. Considerando a relevância do solo, como recurso natural, complexo, dinâmico, finito, de cuja qualidade depende a vida de todos percebe-se a necessidade de se disseminar conhecimentos desde os primeiros anos escolares, até as comunidades rurais, que tem o solo como base de sua sustentação na lida diária. Nesse contexto o Programa de Educação em Solos nas Escolas – EDUCASOLOS, vem desenvolvendo estratégias para estimular o diálogo sobre a popularização do ensino de solos e a socialização de saberes sobre este recursos junto às escolas da cidade e do campo, públicas e privadas, incentivanjdo a prática extensionista dos acadêmicos do CDSA. As diversas atividades dos projetos que compõem o EDUCASOLOS objetivaram contribuir com a discussão para a conservação dos solos e transição agroecológica, por meio de metodologias dialógicas, participativas e lúdicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Agrárias. | pt_BR |
dc.title | Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades. | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-02 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41240 | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T20:10:02Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21 | - |
dc.date.available | 2025-03-21T20:10:02Z | - |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Programa de Educação em Solo nas Escolas - EDUCASOLOS | pt_BR |
dc.subject | Projeto Geotinta | pt_BR |
dc.subject | Solos e educação | pt_BR |
dc.subject | Projetos de extensão universária - CDSA UFCG | pt_BR |
dc.subject | Relatório de extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | University extension | pt_BR |
dc.subject | Soil Education Program in Schools - EDUCASOLOS | pt_BR |
dc.subject | Geotinta Project | pt_BR |
dc.subject | Soils and education | pt_BR |
dc.subject | University extension projects - CDSA UFCG | pt_BR |
dc.subject | University extension report | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | VITAL, Adriana de Fátima Meira. | - |
dc.creator | SANTOS, Rivaldo Vital dos. | - |
dc.creator | ALMEIDA, Dayanne Sthefany Marques. | - |
dc.creator | SOUSA, Vitória Raiany do Nascimento | - |
dc.creator | NÓBREGA, Jarlean Lopes. | - |
dc.creator | ARAÚJO, Edson da Silva. | - |
dc.creator | SILVA, Danilson Correia da. | - |
dc.creator | BARBOSA, Ivson de Sousa. | - |
dc.creator | EMÍDIO, Rogério Andrade. | - |
dc.creator | ALVES, José Ilton Pereira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Soil Education Program in Schools - Educasolos: Final activity report. | pt_BR |
dc.identifier.citation | VITAL, Adriana de Fátima Meira et al. Programa de Educação em Solos nas Escolas - Educasolos: Relatório final de atividades. 2025. Relatório PROEXT. Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: | pt_BR |
Appears in Collections: | Relatórios de Extensão Universitária - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROGRAMA DE EDUCACAO EM SOLO NAS ESCOLAS - RELATÓRIO DE EXTENSÃO CDSA 2025.pdf | Programa de Educação em Solos nas Escolas - Relatório de Extensão CDSA 2025 | 3.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.