Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENEGON, Patrícia P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1172018188120055pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.advisor1IDNOBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011pt_BR
dc.contributor.referee1MILREU, Ísis.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Maria Angélica de.-
dc.contributor.referee3PEREIRA, Márcio Roberto.-
dc.contributor.referee4SANTOS, Naiara Sales Araújo.-
dc.description.resumoNesta pesquisa de tese apresentamos como objeto de investigação a representação, o protagonismo feminino negro e a escrita de autoria feminina. Como objetivo geral, buscamos analisar em uma perspectiva epistêmica decolonial a representação feminina negra a partir dos romances Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, e Sem Gentileza (2016), de Futhi Ntshingila, dando relevo à escrita de autoria feminina negra e ao protagonismo da mulher negra na literatura contemporânea negro-brasileira em diálogo com a literatura sul-africana pós-colonial. Como objetivos específicos temos: i) Descrever as contribuições dos postulados da Afrocentricidade para a compreensão dos ‘sangramentos’ socio-históricos aplicados aos sujeitos negros no Brasil e África do Sul; ii) Pontuar elementos que configuram uma poética de sangramento a partir de formas de resistência recorrentes na escrita de Conceição Evaristo e Futhi Ntshingila que não sucumbirem às violências e invisibilidade impostas pelo eurocentrismo; iii) Analisar, a partir de uma perspectiva decolonial, como as sequelas das violências sofridas e rememoradas pelas personagens-protagonistas dos dois romances tornam-se emblema de uma “poética do sangramento”. Assim, o protagonismo negro, a violência contra a mulher e a escrita de autoria feminina negra se configuram como categorias de análise consideradas nesta pesquisa. Em uma abordagem teórico-metodológica, esta é uma pesquisa básica, precedida de revisão bibliográfica analítica. Partindo de uma análise-crítica intrínseca com enfoque fenomenológico, pretendemos delinear, em uma perspectiva interseccional, os modos como Evaristo e Ntshingila descrevem, em suas obras, a violência contra a mulher negra em ambos os contextos negro-brasileiro e sul-africano. Nessa acepção, buscamos contribuir acadêmico-cientificamente com a proposição de uma categoria conceitual que denominamos “Poética do Sangramento” para compor as análises em uma estética decolonial. Com isso, ancoramos esta pesquisa às reflexões de teóricos e estudiosos, como: Asante (2009, 2014), Boahen (2010), Mazrui (2010), Bourdieu (2021), Bi ko ( 1 99 0 ) , Césaire (2020), Cuti (2010), Du Bois (1998), Fanon (2008; 2022), Hudson- Weems (2004), M’ Bokolo (2011), Memmi (2021), Pereira (2012), Saffiotti (2004; 2013), Spivak (2010), Collins (2019; 2020; 2022), Ngomane (2022), dentre outros. Assim, embasados nos romances Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, e Sem Gentileza (2016), de Futhi Ntshingila, concluímos que o referido corpus se assenta como instrumento de visibilidade de um cânone de matriz negro-literário e, sobretudo, ressignifica a representação e o protagonismo feminino negro, que insurge ‘agenciado’ (Asante, 2009) nas tessituras poéticas de autoria feminina, reiterando diálogos decoloniais numa coletividade interseccional de escritoras negras em contínuo devir-mulher negra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem e Ensino.pt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA poética do sangramento na representação feminina negra: diálogos decoloniais em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Sem Gentileza, de Futhi Ntshingila.pt_BR
dc.date.issued2024-09-20-
dc.description.abstractThe object of this thesis research is representation, black female protagonism and writing by female authors. Our general objective is to analyze black female representation from a decolonial epistemic perspective, based on the novels Ponciá Vicêncio (2003) by Conceição Evaristo and Sem Gentileza (2016) by Futhi Ntshingila, highlighting black female authorship and the protagonism of black women in contemporary black-Brazilian literature in dialogue with post-colonial South African literature. The specific objectives are i) Describe the contributions of the postulates of Afrocentricity to the understanding of the socio-historical bleedings applied to black subjects in Brazil and South Africa; ii) Point out elements that configure a poetics of bleeding from recurring forms of resistance in the writing of Conceição Evaristo and Futhi Ntshingila who do not succumb to the violence and invisibility imposed by Eurocentrism; iii) Analyze, from a decolonial perspective, how the after-effects of the violence suffered and remembered by the protagonists of the two novels become the emblem of a “poética do sangramento”. Then, black protagonism, violence against women and black female authorship are the categories of analysis considered in this research. From a theoretical- methodological point of view, this is basic research, preceded by an analytical literature review. Starting from an intrinsic-critical analysis with a phenomenological focus, we intend to outline, from an intersectional perspective, the ways in which Evaristo and Ntshingila describe violence against black women in their works in both the black-Brazilian and South African contexts. In this sense, we seek to make an academic-scientific contribution by proposing a conceptual category that we call “Poética do Sangramento” to compose the analyses in a decolonial aesthetic. With this, we anchor this research in the reflections of theorists and scholars such as: Asante (2009, 2014), Boahen (2010), Mazrui (2010), Bourdieu (2021), Biko (1990), Césaire (2020), Cuti (2010), Du Bois (1998), Fanon (2008; 2022), Hudson-Weems (2004), M' Bokolo (2011), Memmi (2021), Pereira (2012), Saffiotti (2004; 2013), Spivak (2010), Collins (2019; 2020; 2022), Ngomane (2022), among others. Thus, based on the novels Ponciá Vicêncio (2003), by Conceição Evaristo and Sem Gentileza (2016), by Futhi Ntshingila, we conclude that this corpus is an instrument for the visibility of a black-literary canon and, above all, re-signifies black female representation and protagonism, which emerges as 'agency' (Asante, 2009) in the poetic weavings of female authorship, reiterating decolonial dialogues in an intersectional collectivity of black women writers in continuous becoming-black women.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41229-
dc.date.accessioned2025-03-21T12:27:34Z-
dc.date.available2025-03-21-
dc.date.available2025-03-21T12:27:34Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectCrítica e interpretação literáriapt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura contemporânea negro-brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura sul-africana pós colonialpt_BR
dc.subjectAutoria feminina negra – representaçãopt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectPoética do sangramentopt_BR
dc.subjectEvaristo, Conceição, 1946-. 9pt_BR
dc.subjectNtshingila, Futhi, 1974pt_BR
dc.subjectLiterary criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectLiterary analysispt_BR
dc.subjectContemporary afro-brazilian literaturept_BR
dc.subjectPost-colonial south african literaturept_BR
dc.subjectBlack female authorship – representationpt_BR
dc.subjectViolence against womenpt_BR
dc.subjectPoetics of bleedingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINHEIRO-MENEGON, Patrícia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe poetics of bleeding in black female representation: decolonial dialogues in Ponciá Vicêncio, by Conceição Evaristo and Sem Gentileza, by Futhi Ntshingila.pt_BR
dc.relationFAPEMApt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO-MENEGON, Patrícia. A poética do sangramento na representação feminina negra: diálogos decoloniais em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo e Sem Gentileza, de Futhi Ntshingila. 2025. 152 f. Tese (doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguagem e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA PINHEIRO-MENEGON - TESE (PPGLE) 2024.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.