Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41226
Title: | Militância feminina e ditadura: uma experiência de leitura no ensino médio com o corpo interminável, de Claudia Lage. |
Other Titles: | Female activism and dictatorship: a reading experience in high school with the endless body, by Claudia Lage. |
???metadata.dc.creator???: | ABRANTES, Francisca Luana Rolim. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMORIM, José Edilson de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MILREU, Isis. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALVES, José Hélder Pinheiro. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | ARAGÃO, Patrícia Cristina de. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | WELTER, Juliane Vargas. |
Keywords: | Literatura e ditadura militar no (Brasil);Militância feminina;Obra O Corpo Interminável;Claudia Lage;Formação do leitor;Literature and military dictatorship in (Brazil);Female activism;Work The Endless Body;Claudia Lage;Reader formation |
Issue Date: | 20-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ABRANTES, Francisca Luana Rolim. Militância feminina e ditadura: uma experiência de leitura no ensino médio com o corpo interminável, de Claudia Lage. 2025. 247 f. Tese (doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho partiu da problemática de que há uma visibilidade secundarizada, nas narrativas ficcionais, da participação ativa das militantes e das suas experiências corporais, vivenciadas no contexto da Ditadura Militar. Considera-se que as mulheres desempenharam papel ativo nos movimentos estudantis, partidos, sindicatos e organizações clandestinas, rompendo com as funções que lhes estavam propostas pela cultura patriarcal, porém essas atividades não são apontadas como fatores relevantes nas discussões sobre esse período histórico, nem figuradas nessa perspectiva de militância na estética literária. Tendo em vista isso, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar, no romance O corpo interminável, de Claudia Lage, os modos de representação da mulher militante no período da ditadura no Brasil com alunos do 2° ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, localizada numa comunidade cigana, da cidade de Sousa-PB, a partir do método recepcional, desenvolvido por Bordini e Aguiar (1988). O nosso estudo deu-se a partir dos seguintes questionamentos: a) O romance O corpo interminável, de Claudia Lage pode levar o aluno a ter uma visão crítica e significativa acerca da relação da mulher com a Ditadura Militar? b) Como os atos de torturas ao corpo feminino são retratados na obra dessa escritora? c) De que maneira os conflitos das personagens militantes são configurados nesse romance? A fim de responder a essas perguntas e atender ao objetivo principal, traçamos como objetivos específicos: a) Descrever, a partir da Autobiografia de leitor, desenvolvida por Anne Rouxel (2013), o conhecimento dos discentes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz, acerca de obras que configuram o período da ditadura militar no Brasil; b)Trabalhar o romance O corpo interminável, de Cláudia Lage a partir do Método Recepcional, em sala de aula, focalizando, assim, tanto a participação das guerrilheiras na luta contra o regime quanto a violência imposta ao gênero; c) Refletir acerca do modo como os alunos compreendem não só a relação da mulher com a ditadura, bem como os traumas ocasionados pelo autoritarismo brasileiro a partir dos personagens principais configurados na narrativa de Claudia Lage. A presente pesquisa faz parte de um estudo qualitativo, de caráter crítico-interpretativista, uma vez que está centrada tanto nos posicionamentos subjetivos dos educandos em relação ao romance estudado quanto no olhar subjetivo do pesquisador acerca do objeto de estudo. A fim de alcançar os objetivos estabelecidos, percorremos alguns caminhos: a) estudo bibliográfico sobre o tema pesquisado; b) intervenção de leitura com a obra O corpo Interminável, de Claudia Lage, em sala de aula. Como embasamento teórico, nós nos apoiamos nas reflexões de Colling (1997), Eurídice Figueiredo (2017-2024), Regina Dalcastagnè (1996- 2020), Rosa (2013), Tânia Pellegrini (1996) sobre Literatura, Ditadura e Militância Feminina; e as concepções de Ensino e Formação Leitora de: Bordini e Aguiar (1988), Bajour (2012), Lígia Cademartori (2009), Michèle Petit (2008), Dalvi (2021), entre outros. Como resultado, constatamos que os alunos conseguiram ter uma visão crítica e reflexiva acerca da relação da mulher com a ditadura, bem como protagonismo dos sujeitos femininos na luta contra o regime. |
Abstract: | This work started from the problem that there is a secondary visibility, in fictional narratives, of the active participation of militants and their bodily experiences, experienced in the context of the Military Dictatorship. It is considered that women played an active role in student movements, parties, unions and clandestine organizations, breaking with the roles proposed to them by patriarchal culture, but these activities are not highlighted as relevant factors in discussions about this historical period, nor are they included in this perspective of militancy in literary aesthetics. In view of this, the main objective of this research was to analyze, in the novel O corpo interminável, by Claudia Lage, the ways of representing militant women during the dictatorship period in Brazil with second year high school students from the Celso Mariz State Elementary and Middle School, located in a gypsy community in the city of Sousa-PB, using the reception method developed by Bordini and Aguiar (1988). Our study was based on the following questions: a) Can the novel O corpo interminável, by Claudia Lage, lead the student to have a critical and meaningful view of the relationship between women and the Military Dictatorship? b) How are acts of torture of the female body portrayed in this writer's work? c) How are the conflicts of the militant characters configured in this novel? In order to answer these questions and meet the main objective, we set the following specific objectives: a) To describe, based on Anne Rouxel's Autobiography of a Reader (2013), the knowledge of students at the Celso Mariz State Elementary and High School regarding works that characterize the period of the military dictatorship in Brazil. b) To work on the novel O corpo interminável, Cláudia Lage using the Receptive Method in the classroom, thus focusing on both the participation of female guerrillas in the fight against the regime and the violence imposed on gender. c) To reflect on how students understand not only the relationship between women and the dictatorship, but also the traumas caused by Brazilian authoritarianism based on the main characters portrayed in Claudia Lage's narrative. This research is part of a qualitative study, of a critical-interpretative nature, since it is centered both on the subjective positions of the students in relation to the novel studied and on the subjective view of the researcher regarding the object of study. In order to achieve the established objectives, we followed some paths: a) bibliographical study on the researched topic; b) reading intervention with the work O corpo interminável, by Claudia Lage, in the classroom. As a theoretical basis, we relied on the reflections of Colling (1997), Eurídice Figueiredo (2017-2024), Regina Dalcastagnè (1996- 2020), Rosa (2013), Tânia Pellegrini (1996) on Literature, Dictatorship and Female Activism; and the conceptions of Teaching and Reading Formation of: Bordini and Aguiar (1988), Bajour (2012), Lígia Cademartori (2009), Michèle Petit (2008), Dalvi (2021), among others. As a result, we found that the students were able to have a critical and reflective view of the relationship between women and the dictatorship, as well as the leading role of female subjects in the fight against the regime. |
Keywords: | Literatura e ditadura militar no (Brasil) Militância feminina Obra O Corpo Interminável Claudia Lage Formação do leitor Literature and military dictatorship in (Brazil) Female activism Work The Endless Body Claudia Lage Reader formation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguagem e Ensino. Letras. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41226 |
Appears in Collections: | Doutorado em Linguagem e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES - TESE (PPGLE) 2024.pdf | 16.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.