Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2364606495329634pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Fábio Marques de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, Fábio Marques de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1753039621977042pt_BR
dc.contributor.referee1MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva.-
dc.contributor.referee2MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes.-
dc.contributor.referee3MILREU, Isis.-
dc.contributor.referee4MARIZ, Josilene Pinheiro.-
dc.description.resumoEsta tese, filiada à Linguística Aplicada Suleada (Moita Lopes, 2006; Kleiman, 2013; Silva Júnior; Matos, 2019) e aos Estudos Decoloniais (Quijano, 2005; Mignolo, 2010; Walsh, 2005, 2010), tem como objetivo geral investigar se e de que forma as sessões de interação no Teletandem, realizadas a partir de Protótipos Didáticos Mediadores de Interações de Teletandem (PDMIT) suleados, podem promover o suleamento e o desenvolvimento de práticas interculturais e decoloniais na formação inicial de professores de espanhol com e a partir das Vozes do Sul latino-americanas. Com os objetivos específicos, pretende-se: a) evidenciar de que forma as Vozes do Sul latino-americanas foram abordadas, compreendidas e discutidas pelas participantes ao longo das interações de Teletandem; b) analisar os sentidos e as práticas linguísticos-interculturais e decoloniais desenvolvidas durante as interações de Teletandem com e a partir da Vozes do Sul latino-americanas; e c) verificar as contribuições e potencialidades dos Protótipos Didáticos Mediadores de Interações de Teletandem (PDMIT) suleados no desenvolvimento de práticas interculturais e decoloniais na formação inicial de professores de espanhol. Metodologicamente, trata-se de uma investigação alinhada ao paradigma interpretativista (Bortini-Ricardo, 2008; Moreira; Caleffe, 2008), de natureza qualitativa (André, 1995; Ludke; André, 1986; Bortini-Ricardo, 2008; André; Gatti, 2010) e de cunho netnográfico (Kozinets, 2014). Os dados do estudo foram gerados e coletados durante as práticas de Teletandem Institucional Integrado, realizadas no Componente Curricular eletivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultura via Teletandem”, no curso de Letras – Espanhol, da Universidade Estadual da Paraíba, campus 1. As participantes da pesquisa são três licenciandas, futuras professoras de espanhol, matriculadas no referido componente curricular que realizaram as sessões de Teletandem com estudantes mexicanos, da Universidad Nacional Autônoma de México (UNAM). Foram adotados os seguintes instrumentos de geração e coleta de dados: questionário inicial, gravações das sessões de interação e mediação no Teletandem, diários de bordo reflexivo, relatório final das atividades telecolaborativas e uma entrevista. Por meio da análise episódica (Kilomba, 2019), pude criar uma sequência de cenas temáticas que evidenciou como ocorreu o processo de suleamento da formação docente das futuras professoras de espanhol. Os episódios evidenciaram que os PDMITs desempenharam um papel estratégico ao longo das interações, proporcionando além da visibilidade das Vozes do Sul, o contato e a (re) descoberta dessas vozes pelas participantes. Isso contribuiu para as discussões entre os pares durante a prática telecolaborativa e para a compreensão das questões que atravessam esses sujeitos, historicamente silenciados, ocultados e subalternizados. As futuras professores de espanhol (des) construíram alguns sentidos e práticas (de) coloniais, rompendo algumas visões e conceitos formados através da ótica colonial. Elas passaram a compreender a existência e a necessidade de considerar outras formas de ver e pensar o mundo, desenvolvendo um olhar mais amplo e sensível em relação ao outro. Nesse sentido, percebe-se que nossos currículos, tanto universitário quanto escolar, ainda são concebidos a partir da ótica colonial, tornando-se urgente a realização do giro decolonial como um caminho possível para transformar nossa sociedade e sulear nossas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem e Ensino.pt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleSuleando a formação de professores de espanhol: práticas interculturais e decoloniais no Teletandem.pt_BR
dc.date.issued2024-11-22-
dc.description.abstractEsta tesis, afiliada a la Linguística Aplicada Sureada (Moita Lopes, 2006; Kleiman, 2013; Silva Júnior; Matos, 2019) y a los Edudios Decoloniales (Quijano, 2005; Mignolo, 2010; Walsh, 2005, 2010), tiene como objetivo general investigar si y de qué manera las sesiones de interacción en Teletándem, realizadas a partir de Prototipos Didácticos Mediadores de Interacciones de Teletándem (PDMIT) sureados, pueden promover el sureamiento y el desarrollo de prácticas interculturales y decoloniales en la formación inicial de profesores de español con y a partir de las Vces del Sur latinoamericanas. Con los objetivos específicos, se busca: a) evidenciar de qué manera las Voces del Sur latinoamericanas fueron abordadas, comprendidas y discutidas por las participantes a lo largo de las interacciones en Teletándem; b) analizar los sentidos y las prácticas lingüísticos-interculturales y decoloniales desarrolladas durante las interacciones en Teletándem con y a partir de las Voces del Sur latinoamericanas; y c) verificar las contribuciones y potencialidades de los Prototipos Didácticos Mediadores de Interacciones de Teletándem (PDMIT) sureados en el desarrollo de prácticas interculturales y decoloniales en la formación inicial de profesores de español. Metodológicamente, se trata de una investigación alineada al paradigma interpretativista (Bortini-Ricardo, 2008; Moreira; Caleffe, 2008), de naturaliza cualitativa (André, 1995; Ludke; André, 1986; Bortini-Ricardo, 2008; André; Gatti, 2010) y de carácter netnográfico (Kozinets, 2014). Los datos del estudio fueron generados y recopilados durante las prácticas de Teletándem Institucional Integrado, realizadas en el Componente Curricular electivo “Práticas de intercâmbio linguístico-cultura via Teletandem”, en el curso de Letras – Español, de la Universidad Estatal de Paraíba, Campus 1. Las participantes de la investigación son trés licenciandas, futuras profesoras e español, matriculadas en el componente curricular mencionado, que realizaon las sesiones de Teletándem con estudiantes mexicanos de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Fueron adoptados los siguientes instrumentos de generación y recopilación de datos: cuestionario inicial, grabaciones de las sesiones de interacción y mediación en Teletándem, diarios de a bordo reflexivos, informe final de las actividades telecolaborativas y una entrevista. A través del análisis episódico (Kilomba, 2019), pude crear una secuencia de escenas temáticas que evidenció cómo ocurrió el proceso de sureamiento de la formación docente de las futuras profesoras de español. Los episódios evidenciaron que los PDMITs desempeñaron un papel estratégico a lo largo de las interacciones, proporcionando, además de la visibilidad de las Voces del Sur, el contacto y la (re) descubrimiento de estas voces por parte de las participantes. Esto contribuyó a las discusiones entre pares durante la práctica telecolaborativa y para la comprensión de cuestiones que atraviesan a estos sujetos, históricamente silenciados, ocultados y subalternados. Las futuras profesora de español (des) construyeron algunos sentidos y prácticas (de) coloniales, rompiendo algunas visiones y conceptos formados a través de la óptica colonial. Ellas pasaron a comprender la existencia y la necesidad de considerar otras formas de ver y pensar el mundo, desarrollando una mirada más amplia y sensible hacia el otro. En este sentido, se percibe que nuestro currículos, tanto universitario cuanto escolar, aún son pensados desde la óptica colonial, convirtiéndose en urgente la realización del giro decolonial como un camino posible para transformar nuestra sociedad y surear nuestras prácticas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41224-
dc.date.accessioned2025-03-21T11:47:18Z-
dc.date.available2025-03-21-
dc.date.available2025-03-21T11:47:18Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectFormação de professores – espanholpt_BR
dc.subjectTeletandempt_BR
dc.subjectSuleamentopt_BR
dc.subjectVozes do Sulpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectTeacher training – spanishpt_BR
dc.subjectSouthernizationpt_BR
dc.subjectVoices from the southpt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rickison Cristiano de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGoverning Spanish teacher training: intercultural and decolonial practices in Teletandem.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rickison Cristiano de Araújo. Suleando a formação de professores de espanhol: práticas interculturais e decoloniais no Teletandem. 2025. 326 f. Tese (doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguagem e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICKISON CRISTIANO DE ARAÚJO SILVA - TESE (PPGLE) 2024.pdf5.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.