Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, Joice Élida Alves.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5874617505230164pt_BR
dc.contributor.advisor1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDRAFAEL, Edmilson L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629616354978358pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Denise Lino de.-
dc.contributor.referee2BUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos.-
dc.contributor.referee3RIBEIRO, Pollyanne Bicalho.-
dc.contributor.referee4ARAGÃO, Patrícia Cristina de.-
dc.description.resumoO Pensamento Complexo representa, contemporaneamente, uma tendência epistemológica, sobretudo na história das ciências, a tomar todo e qualquer conhecimento humano em seu caráter sistêmico, já que a fragmentação do conhecimento nem sempre consegue contemplar aspectos importantes na análise de um fenômeno. Assim, buscar apontar e registrar elementos do Pensamento Complexo, também no ensino de língua portuguesa na educação básica, justifica a pertinência desta tese e fortalece o sentimento de que diversos fatores, como a vivência no período de ensino remoto de 2020/21, além da autocrítica e reflexão sobre a prática docente incentivada por tantos estudiosos, atualmente, podem ter permitido ao professor aguçar seu olhar para a natureza sistêmica do ensino. A partir da vivência docente no ensino médio, ao lecionar língua portuguesa no interior cearense, especialmente, mediante o período de ensino remoto devido à pandemia do COVID-19 e, paralelamente, tendo contato com estudos da Complexidade no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da UFCG, foi possível refletir sobre como os professores do mesmo entorno situacional e territorial estavam encarando o ensino de maneira multifacetada e complexa para tentar assimilar os diversos fatores que envolveram (ou envolvem) a prática docente com o uso da tecnologia digital. Desse modo, esta tese tem como objetivo geral investigar a presença de elementos da Complexidade no ensino e o uso de tecnologias digitais a partir do período emergencial remoto, por meio de posicionamentos de professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento de Educação, interior do Ceará. Os objetivos específicos são identificar, por meio dos posicionamentos docentes, aproximações com a perspectiva Complexa no ensino de língua portuguesa e o uso de tecnologias digitais antes do ensino remoto de 2020/21 no ensino médio do interior cearense; analisar a presença de elementos da Complexidade no ensino de língua portuguesa e o uso de tecnologias digitais, ponderando os posicionamentos de professores de Português do ensino médio da 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação do Estado do Ceará (CREDE 17), interior cearense, a partir do ensino remoto de 2020/2021; e explicitar possibilidades de utilização das tecnologias digitais para o ensino de língua portuguesa em uma perspectiva complexa com base nos resultados encontrados por meio dos objetivos 1 e 2. Para isso, dialoga-se com estudos do Pensamento Complexo (Morin, 2015), da Educação (Morin, 2011, 2021), do Pensamento Sistêmico (Vasconcellos, 2002), e do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2002). A expressão “elementos da complexidade” relaciona-se a conceitos presentes nos escritos sobre o Pensamento Complexo/sistêmico, como: sistema aberto, imprevisibilidade, recursividade, autonomia, multidimensionalidade, entre outros. O procedimento metodológico é o estudo de caso. O corpus é formado por entrevistas com nove professores de municípios da CREDE 17. Como principais resultados, aponta-se que a partir do período pandêmico, os professores colaboradores lançaram mão de diversos elementos da Complexidade em sua prática docente envolvendo o uso da tecnologia digital, a qual é encarada como um sistema de natureza múltipla, contemplando a subjetividade dos sujeitos, além da assunção de postura aberta, com ações recursivas, autônomas, estratégicas, contextualizadas, presumindo imprevisibilidades e desordens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem e Ensino.pt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleElementos da complexidade no ensino de língua portuguesa e o uso de tecnologias digitais a partir do período emergencial remoto no interior cearense.pt_BR
dc.date.issued2024-12-16-
dc.description.abstractComplex Thinking represents, at the present time, an epistemological tendency, especially in the history of science, to consider all and any human knowledge in its systemic character, since the fragmentation of knowledge does not always manage to contemplate important aspects in the analysis of a phenomenon. Thus, seeking to point out and record elements of Complex Thinking, also in the teaching of Portuguese in basic education, justifies the relevance of this thesis and strengthens the feeling that several factors, such as the experience in the remote teaching period of 2020/21, in addition to the self-criticism and reflection on teaching practice encouraged by so many scholars, currently, may have allowed teachers to sharpen their view of the systemic nature of teaching. Based on the teaching experience in high school, when teaching Portuguese in the interior of Ceará, especially during the period of remote teaching due to the COVID-19 pandemic and, at the same time, having contact with studies of Complexity in the Postgraduate Program in Language and Teaching at UFCG, it was possible to reflect on how teachers from the same situational and territorial environment were facing teaching in a multifaceted and complex way to try to assimilate the various factors that involved (or involve) teaching practice with the use of digital technology. Thus, this thesis has the general objective of investigating the presence of elements of Complexity in teaching and the use of digital technologies from the remote emergency period, through the positions of high school Portuguese teachers from the 17th Regional Coordination for Education Development, in the interior of Ceará. The specific objectives are to identify, through the teaching positions, approximations with the Complex perspective in the teaching of Portuguese and the use of digital technologies before the 2020/21 remote teaching in high school in the interior of Ceará; to analyze the presence of elements of Complexity in the teaching of Portuguese and the use of digital technologies, considering the positions of high school Portuguese teachers from the 17th Regional Coordination for the Development of Education of the State of Ceará (CREDE 17), in the interior of Ceará, based on remote teaching in 2020/2021; and to explain the possibilities of using digital technologies for teaching Portuguese from a complex perspective based on the results found through objectives 1 and 2. To this end, we draw on studies of Complex Thinking (Morin, 2015), Education (Morin, 2011, 2021), Systems Thinking (Vasconcellos, 2002), and Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 2002). The expression “elements of complexity” relates to concepts present in writings on Complex/systemic Thinking, such as: open system, unpredictability, recursion, autonomy, multidimensionality, among others. The methodological procedure is the case study. The corpus is formed by interviews with nine teachers from CREDE 17 municipalities. As main results, it is pointed out that since the pandemic period, the collaborating teachers have used several elements of Complexity in their teaching practice involving the use of digital technology, which is seen as a system of multiple nature, contemplating the subjectivity of the subjects, in addition to the assumption of an open posture, with recursive, autonomous, strategic, contextualized actions, assuming unpredictability and disorders.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41222-
dc.date.accessioned2025-03-21T11:08:13Z-
dc.date.available2025-03-21-
dc.date.available2025-03-21T11:08:13Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa - complexidadept_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencial – pandemia de COVID-19pt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPortuguese language teaching – complexitypt_BR
dc.subjectEmergency remote teaching - COVID-19 pandemicpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Joice Élida Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeElements of complexity in Portuguese language teaching and the use of digital technologies from the remote emergency period in the interior of Ceará.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Joice Élida Alves. Elementos da complexidade no ensino de língua portuguesa e o uso de tecnologias digitais a partir do período emergencial remoto no interior cearense. 2025. 186 f. Tese (doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguagem e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOICE ÉLIDA ALVES GONÇALVES - TESE (PPGLE) 2024.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.