Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41172
Title: | Lima Barreto vai à escola: um guia pedagógico para o ensino de Sociologia na escola secundária. |
Other Titles: | Lima Barreto goes to school: a pedagogical guide for teaching Sociology in secondary school. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Simone Rodrigues dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Rozenval Almeida e. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | FERREIRA, Michele Guerreiro. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de. |
Keywords: | Ensino de Sociologia;Guia pedagógico.;Literatura e Sociologia;Lima Barreto – crítica e interpretação;Nova Sociologia da Educação;Conhecimento poderoso – Michael Young;Jeitinho brasileiro;Racismo – Lima Barreto;Triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto;Lilian Schwarcz – estudos Lima Barreto;Teaching Sociology;Pedagogical guide;Literature and Sociology;Lima Barreto – criticism and interpretation;New Sociology of Education;Powerful knowledge – Michael Young;Brazilian way. 8. Racism – Lima Barreto;Sad end of Policarpo Quaresma – Lima Barreto;Lilian Schwarcz – Lima Barreto studies |
Issue Date: | 25-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Simone Rodrigues dos. Lima Barreto vai à escola: um guia pedagógico para o ensino de Sociologia na escola secundária. 2024. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41172 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Sociologia no nível médio, explorando a integração da literatura como uma ferramenta pedagógica eficaz. Reconhecendo a importância de métodos dinâmicos e engajadores no processo educacional, este trabalho se concentra na criação de um guia pedagógico que combina elementos da literatura com os conceitos e teorias sociológicas fundamentais. O objetivo é promover uma compreensão mais profunda dos temas sociológicos entre os alunos, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas. A pesquisa baseia-se em uma revisão abrangente da literatura sobre o ensino de Sociologia, métodos pedagógicos inovadores e o papel da literatura na educação. Além disso, são analisados exemplos práticos de como textos literários podem ser integrados ao currículo de Sociologia. O guia pedagógico resultante oferece uma estrutura flexível e adaptável para professores, incluindo sugestões de atividades, análises de textos e recursos complementares. Espera-se que este estudo contribua para aprimorar a qualidade do ensino de Sociologia no ensino médio, tornando-o mais dinâmico, relevante e cativante para os alunos. |
Abstract: | This study proposes an innovative approach to the teaching of Sociology at the secondary level, exploring the integration of literature as an effective pedagogical tool. Recognizing the importance of dynamic and engaging methods in the educational process, this work focuses on the creation of a pedagogical guide that combines elements of literature with fundamental sociological concepts and theories. The aim is to promote a deeper understanding of sociological topics among students, while stimulating the development of critical and analytical skills. The research is based on a comprehensive review of the literature on the teaching of sociology, innovative pedagogical methods, and the role of literature in education. In addition, practical examples of how literary texts can be integrated into the Sociology curriculum are analyzed. The resulting pedagogical guide offers a flexible and adaptable framework for teachers, including activity suggestions, text analyses. |
Keywords: | Ensino de Sociologia Guia pedagógico. Literatura e Sociologia Lima Barreto – crítica e interpretação Nova Sociologia da Educação Conhecimento poderoso – Michael Young Jeitinho brasileiro Racismo – Lima Barreto Triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto Lilian Schwarcz – estudos Lima Barreto Teaching Sociology Pedagogical guide Literature and Sociology Lima Barreto – criticism and interpretation New Sociology of Education Powerful knowledge – Michael Young Brazilian way. 8. Racism – Lima Barreto Sad end of Policarpo Quaresma – Lima Barreto Lilian Schwarcz – Lima Barreto studies |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Sociologia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41172 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SIMONE RODRIGUES DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdf | Simone Rodrigues dos Santos. - Dissertação ProfSocio CDSA 2024 | 10.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.