Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, S. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rozenval Almeida e.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2836968575468803pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA, Michele Guerreiro.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7394-1149pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8184765765618521pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4191-1292pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6727443660180408pt_BR
dc.description.resumoEste estudo propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Sociologia no nível médio, explorando a integração da literatura como uma ferramenta pedagógica eficaz. Reconhecendo a importância de métodos dinâmicos e engajadores no processo educacional, este trabalho se concentra na criação de um guia pedagógico que combina elementos da literatura com os conceitos e teorias sociológicas fundamentais. O objetivo é promover uma compreensão mais profunda dos temas sociológicos entre os alunos, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas. A pesquisa baseia-se em uma revisão abrangente da literatura sobre o ensino de Sociologia, métodos pedagógicos inovadores e o papel da literatura na educação. Além disso, são analisados exemplos práticos de como textos literários podem ser integrados ao currículo de Sociologia. O guia pedagógico resultante oferece uma estrutura flexível e adaptável para professores, incluindo sugestões de atividades, análises de textos e recursos complementares. Espera-se que este estudo contribua para aprimorar a qualidade do ensino de Sociologia no ensino médio, tornando-o mais dinâmico, relevante e cativante para os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleLima Barreto vai à escola: um guia pedagógico para o ensino de Sociologia na escola secundária.pt_BR
dc.date.issued2024-10-25-
dc.description.abstractThis study proposes an innovative approach to the teaching of Sociology at the secondary level, exploring the integration of literature as an effective pedagogical tool. Recognizing the importance of dynamic and engaging methods in the educational process, this work focuses on the creation of a pedagogical guide that combines elements of literature with fundamental sociological concepts and theories. The aim is to promote a deeper understanding of sociological topics among students, while stimulating the development of critical and analytical skills. The research is based on a comprehensive review of the literature on the teaching of sociology, innovative pedagogical methods, and the role of literature in education. In addition, practical examples of how literary texts can be integrated into the Sociology curriculum are analyzed. The resulting pedagogical guide offers a flexible and adaptable framework for teachers, including activity suggestions, text analyses.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41172-
dc.date.accessioned2025-03-19T16:23:21Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T16:23:21Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectGuia pedagógico.pt_BR
dc.subjectLiteratura e Sociologiapt_BR
dc.subjectLima Barreto – crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectNova Sociologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento poderoso – Michael Youngpt_BR
dc.subjectJeitinho brasileiropt_BR
dc.subjectRacismo – Lima Barretopt_BR
dc.subjectTriste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barretopt_BR
dc.subjectLilian Schwarcz – estudos Lima Barretopt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectPedagogical guidept_BR
dc.subjectLiterature and Sociologypt_BR
dc.subjectLima Barreto – criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectNew Sociology of Educationpt_BR
dc.subjectPowerful knowledge – Michael Youngpt_BR
dc.subjectBrazilian way. 8. Racism – Lima Barretopt_BR
dc.subjectSad end of Policarpo Quaresma – Lima Barretopt_BR
dc.subjectLilian Schwarcz – Lima Barreto studiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Simone Rodrigues dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLima Barreto goes to school: a pedagogical guide for teaching Sociology in secondary school.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Simone Rodrigues dos. Lima Barreto vai à escola: um guia pedagógico para o ensino de Sociologia na escola secundária. 2024. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41172pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE RODRIGUES DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdfSimone Rodrigues dos Santos. - Dissertação ProfSocio CDSA 202410.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.