Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41136
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7695559373181850pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Ricardo Leon.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, R. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1187815852022965pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Antônio Gomes da.-
dc.contributor.referee2LUCENA, Francisco Almeida de-
dc.description.resumoO mito é definido como uma narrativa simbólica que busca explicar a realidade e transmitir ensinamentos morais, culturais e religiosos. Neste contexto, a presente pesquisa objetiva analisar a possibilidade de a mitologia grega se tornar um recurso pedagógico para o aprendizado da filosofia na ECI Maria de Lourdes Araújo, no bairro de Tibiri 2, em Santa Rita 3 PB. Para dar sustentação a nossa pesquisa, a análise começa com a discussão sobre a natureza dos mitos, questionando se são verdades ou falsidades. A crítica positivista de Auguste Comte é abordada, uma vez que ele considera os mitos como formas primitivas de pensamento que pertencem a um estágio inicial do desenvolvimento humano, contrastando com a definição de Mircea Eliade, que vê os mitos como verdades fundamentais que revelam as estruturas profundas da realidade da existência humana. Destaca-se também as contribuições de Claude Lévi-Strauss e Georges Gusdorf para o estudo e a valorização dos mitos, à medida que aquele vê os mitos como construções estruturadas que revelam padrões universais de pensamento, enquanto este os ver como construções da consciência coletiva e individual, oferecendo uma base para a compreensão do mundo e do lugar do ser humano nele. A nossa dissertação também examina os mitos Olimpianos de Homero e os mitos originários de Hesíodo, explorando como essas narrativas influenciaram a cultura e a filosofia grega. A tragédia grega é outro foco importante, com a análise das obras de os três grandes tragediógrafos: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Nas tragédias desses autores foram exploradas questões existenciais, morais e sociais, vividas pelos gregos. Acrescenta-se a estes estudos, a contribuição de Jean-Pierre Vernant sobre os mitos da Grécia antiga, discutidos, especialmente na sua obra "Mito e Sociedade na Grécia Antiga", com destaque para a transição da cosmovisão mítica para o logos grego. Neste sentido, refletindo a influência dos mitos no pensamento filosófico, quando do seu surgimento entre os pré-socráticos, seja sendo utilizados ou negados por estes. O uso de mitos como recurso pedagógico promove o pensamento crítico ao desafiar os estudantes a refletir, analisar e questionar. Neste sentido, a pesquisa feita com os discentes do 1º ano do ensino médio caracterizou-se numa abordagem qualitativa/descritiva. Como procedimento, a pesquisa foi configurada como uma pesquisa-ação, um tipo de investigação participativa que envolve colaboração ativa entre pesquisadores e participantes. O estudo incluiu a aplicação de questionários de pesquisa, inicialmente preenchidos por 20 discentes e, posteriormente, por 16. A análise dos dados coletados forneceu resultados valiosos sobre a eficácia do uso dos mitos nas aulas de filosofia, permitindo avaliar seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Finalmente, após intervenções em sala de aula sobre mitologia grega e filosofia, a elaboração de um produto educacional, uma cartilha filosófica, acreditando ser uma iniciativa relevante, na medida em que é um material propedêutico sobre os estudos do mito e da filosofia, que pode trazer inúmeros benefícios educacionais não só para os discentes, mas também para os docentes de filosofia e pesquisadores de áreas afins.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.titleO mito grego como recurso pedagógico para aprender filosofia: um estudo de caso a partir da Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Araújo em Santa Rita-PBpt_BR
dc.date.issued2024-09-17-
dc.description.abstractMyth is defined as a symbolic narrative that trys to explain reality and transmit moral, cultural and religious teachings. In this context, this research aims to analyze the possibility of Greek mythology becoming a pedagogical resource for the learning of philosophy at ECI Maria de Lourdes Araújo, in the district of Tibiri 2, in Santa Rita 3 PB. To support our research, the analysis begins with a discussion on the nature of myths, questioning whether they are truths or falsehoods. Auguste Comte's positivist critique is approached, since he considers myths to be a primitive forms of thinking that belong to an early stage of human development, in contrast to Mircea Eliade's definition, which sees myths as fundamental truths that reveal the deep structures of the reality of human existence. We also highlight the contributions of Claude Lévi-Strauss and Georges Gusdorf to the study and valorization of myths, as the first one sees myths as structured constructions that reveal universal patterns of thought, while the second sees them as constructions of collective and individual consciousness, offering a basis for understanding the world and the place of human beings in it. Our dissertation also investigates Homer's Olympian myths and Hesiod's origin myths, exploring how these narratives influenced Greek culture and philosophy. Greek tragedy is another important focus, with the analysis of the works of the three great tragediographers: Aeschylus, Sophocles and Euripides. On tragedies by these authors, were explored, existential, moral and social issues experienced by the Greeks. In addition to these studies, the contribution of Jean-Pierre Vernant on the myths of ancient Greece is discussed, especially in his work <Myth and Society in Ancient Greece=, with emphasis on the transition from the mythical cosmovision to the Greek logos. In this sense, reflecting the influence of myths on philosophical thinking, when they emerged among the pre-Socratics, whether they were used or denied by them. The use of myths as a teaching resource promotes critical thinking by challenging students to reflect, analyze and question. In this way, the research carried out with first-year high school students was characterized by a qualitative/descriptive approach. As a procedure, the research was configured as research-action, a type of participative investigation that involves active collaboration between researchers and participants. The study included the application of survey questionnaires, initially completed by 20 students and subsequently by 16. The analysis of the data collected provided valuable results on the effectiveness of the use of myths in philosophy classes, making it possible to assess their impact on the teaching-learning process. Finally, after classroom interventions on Greek mythology and philosophy, the development of an educational product, a philosophical primer guide, we believe to be a relevant initiative, insofar as it is a propaedeutic material on the study of myth and philosophy, which can bring numerous educational benefits not only to students, but also to philosophy teachers and researchers in related areas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41136-
dc.date.accessioned2025-03-18T12:05:50Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-03-18T12:05:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCartilha Filosóficapt_BR
dc.subjectFilosofia Gregapt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectMitologia gregapt_BR
dc.subjectPhilosophical primerpt_BR
dc.subjectGreek philosophypt_BR
dc.subjectTragedypt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectGreek mythologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, José Aércio dos Santos Oliveira-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Greek myth as a pedagogical resource for learning philosophy: a case study from the Integral Citizen School Maria de Lourdes Araújo in Santa Rita-PBpt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Aércio dos Santos. O mito grego como recurso pedagógico para aprender filosofia: um estudo de caso a partir da Escola Cidadã Integral Maria de Lourdes Araújo em Santa Rita-PB. 2024. 433 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ AÉRCIO DOS SANTOS OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO (PROFILO) 2024.pdf29.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.