Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40788
Title: | A temática do amor contrariado na literatura de Athayde, Suassuna e Resende: leituras e recepções em sala de aula. |
Other Titles: | The theme of contradicted love in the literature of Athayde, Suassuna and Resende: readings and receptions in the classroom. |
???metadata.dc.creator???: | ALVES, Weber Firmino. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALVES, José Hélder Pinheiro. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | RODRIGUES, Lílian de Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | LIMA, Stélio Torquato. |
Keywords: | Crítica e interpretação literária;Literatura nordestina – amor contrariado;Ensino de literatura;Formação do leitores - sala de aula - método recepcional;Estudos literários;Athayde, João Martins, 1880-1959;Suassuna, Ariano Vilar, 1929-2014;Resende, José Camelo de Melo, 1885-1964;Literary criticism and interpretation;Northeastern literature – contrary love;Teaching literature;Reader training - classroom - reception method;Literary studies |
Issue Date: | 18-Sep-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALVES, Weber Firmino. A temática do amor contrariado na literatura de Athayde, Suassuna e Resende: leituras e recepções em sala de aula. 2025. 369 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa estuda a formação de leitores a partir da mediação, em sala de aula, de obras da literatura nordestina escritas no século XX, por três autores paraibanos: João Martins Athayde, com o cordel Romance de Romeu e Julieta; Ariano Vilar Suassuna, com a peça A história de Amor de Romeu e Julieta; e José Camelo de Melo Resende, com o cordel Grandes aventuras de Armando e Rosa conhecidos por “Coco Verde” e “Melancia”. Essas obras dialogam interdiscursivamente a partir da temática do amor contrariado, compondo uma tradição cuja trama remonta às mais antigas manifestações literárias ocidentais. A pesquisa parte da convicção de que os discentes do ensino médio se interessam pelo tema do amor e de que conhecem diversos enredos de amor contrariado, na literatura, no cinema ou na tradição oral, aspecto que pode contribuir para a formação do leitor. As obras desses autores se constituem como um profícuo campo de pesquisas da literatura e da cultura regional, ao tempo em que tematizam as experiências humanas em diálogo com a realidade sociocultural. Assim sendo, a pesquisa objetivou investigar, na turma da 1ª série do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, do IFPB – Campus Campina Grande, a recepção desses textos literários nordestinos com a temática do amor contrariado, numa perspectiva de mediação para a formação leitora. Na fundamentação teórica, consideramos as contribuições de diversos autores, entre os quais destacamos: Lajolo (1985; 1993), Candido (1996; 2000; 2004), Machado (2002) e Rouxel (2013), para tratar da importância do ensino de literatura na escola para a formação do leitor; para discutir a literatura popular e os folhetos nordestinos, contamos com Xidieh (1976), Cascudo (1999; 2012), Wanderley (2014), Diégues Jr (1973), Abreu (1999; 2004), Lima (2024), Luyten (1988), Ribeiro (1987), Tavares (2007), Santini (2005), entre outros, e, sobre a necessidade da presença dessa literatura na escola, Pinheiro (2008), Alves (2013), Marinho e Pinheiro (2012), Lima (2013) e Haurélio (2013); Ingarden (1965), Jauss (1994), Iser (1999; 2002) e Zilberman (1989) ajudam-nos com a teoria da estética da recepção, bem como Bordini e Aguiar (1988), que nos apresentam o método recepcional, e Cosson (2006), o letramento literário; Petit (2009; 2019) nos esclarece sobre a mediação na formação do jovem leitor; devido à relação entre esses textos, a teoria da intertextualidade é estudada a partir de Kristeva (2005) e Samoyault (2008), com contribuições de Fiorin (2006) sobre a interdiscursividade, Genette (2006), sobre a literatura de segunda mão, e Hutcheon (2011), sobre a teoria da adaptação; discutimos a temática do amor a partir das ideias de Sócrates, em O Banquete, de Platão (1991), Rougemont (1988), Konder (2007), Lewis (2017), entre outros; para avaliar a performance dos alunos na leitura e dramatização da peça, seguimos Zumthor (2007) e Oliviera (2018). Como resultado da pesquisa, foi possível perceber as contribuições da literatura nordestina na formação destes jovens leitores por meio do método recepcional adaptado à sequência didática expandida. Consideramos que a experiência promoveu a ampliação dos horizontes de expectativas dos participantes, assim como o seu interesse pelo enredo do amor contrariado, mesmo que alguns tenham antecipadamente repudiado esse tipo de leitura. Os resultados do trabalho são ratificados a partir da análise dos seguintes instrumentos de coleta dados: duplo questionário, sendo um aplicado no início e outro no final do experimento; diário de leitura; produção textual de novo desfecho para o folheto de Athayde; e conversas em grupo de WhatsApp. Analisando esses dados, acreditamos que essa experiência com os folhetos e com a peça, ambos voltados para a temática do amor contrariado, através do método recepcional, proporcionou contribuições para a formação desses jovens leitores. |
Abstract: | This research studies the formation of readers based on classroom mediation of works from Brazilian Northeast's literature written in the 20th century by three authors from Paraíba: João Martins Athayde, with the cordel Romance de Romeu e Julieta; Ariano Vilar Suassuna, with the theatrical play A história de Amor de Romeu e Julieta; and José Camelo de Melo Resende, with the cordel Grandes aventuras de Armando e Rosa, conhecidos por “Coco Verde” e “Melancia”. These works engage interdiscursively with the theme of thwarted love, composing a tradition whose plot dates back to the oldest Western literary manifestations. The research is based on the conviction that high school students are interested in the theme of love and that they know several plots of thwarted love, in literature, in cinema or in oral tradition, an aspect that can contribute to the formation of the reader. The literary works of these popular authors constitute a fruitful field of research within the regional literature and culture, while addressing human experiences in dialogue with sociocultural reality. The research aimed to investigate, in the freshmen year of the technical course integrated into high school, at IFPB – Campus Campina Grande, the reception of these popular texts from the Northeast of Brazil regarding the theme of thwarted love, from a perspective of mediation for reader formation. The theoretical basis of the research considered the contributions of several authors, among which we highlight: Lajolo (1985; 1993), Candido (1996; 2000; 2004), Machado (2002) and Rouxel (2013), to address the importance of teaching literature in schools for reader formation; to discuss Popular Literature, we have Xidieh (1976), Cascudo (1999; 2012), Wanderley (2014), Diégues Jr (1973), Abreu (1999; 2004), Luyten (1988), Ribeiro (1987), Tavares (2007), Santini (2005), among others, and, regarding the need for its presence in school, Pinheiro (2008), Alves (2013), Marinho and Pinheiro (2012), and Haurélio (2013); Ingarden (1965), Jauss (1994), Iser (1999; 2002) and Zilberman (1989) help us with the theory of reception aesthetics, as well as Bordini and Aguiar (1988) who present the reception method and Cosson (2006) with literary literacy; Petit (2009; 2019) helps us understand mediation in the formation of young readers; due to the relationship between these texts, the theory of intertextuality will be developed based on Kristeva (2005) and Samoyault (2008), with contributions from Fiorin (2006) on interdiscursivity, Genette (2006), on second-hand literature, and Hutcheon (2011), on the theory of adaptation; we classify the northeastern leaflets of thwarted love, according to Abreu (2004) and discuss the theme of love based on the ideas of Socrates, in O Banquete, by Platão (1991), Rougemont (1988), Konder (2007), Lewis (2017) among others; to evaluate the students' performance in reading and dramatizing the play, we follow Zumthor (2007) and Oliviera (2018). As a result of the experiment, we gathered conclusive data confirming the contributions of popular literature in the formation of these young readers through the reception method, which also speaks about the expansion of the horizons of expectations of these readers, as well as their interest in the plot of thwarted love, even though some had previously denied their interest in this type of reading. We argue that this experience with the reception method adapted to the expanded didactic sequence produced the expansion of the horizons of expectations of the students, as demonstrated by the following data collection instruments that were analyzed: photographs of the classes; a double questionnaire applied at the beginning and at the end of the experiment; a reading diary; textual production of a new ending for Athayde's leaflets; and conversations in a WhatsApp group. Analyzing these data, we believe that this experience with the cordel booklets and the theatrical play, both focused on the theme of thwarted love, through the reception method, left contributions to the formation of these young readers involved in the research. |
Keywords: | Crítica e interpretação literária Literatura nordestina – amor contrariado Ensino de literatura Formação do leitores - sala de aula - método recepcional Estudos literários Athayde, João Martins, 1880-1959 Suassuna, Ariano Vilar, 1929-2014 Resende, José Camelo de Melo, 1885-1964 Literary criticism and interpretation Northeastern literature – contrary love Teaching literature Reader training - classroom - reception method Literary studies |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguagem e Ensino. Letras. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40788 |
Appears in Collections: | Doutorado em Linguagem e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WEBER FIRMINO ALVES - TESE (PPGLE) 2024.pdf | 8.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.